Terapia Ocupacional Infantil, procura ensinar a criança a realizar as atividades básicas que compõem o seu dia-a-dia: alimentação, higiene pessoal e o vestir/despir são algumas dessas atividades. O brincar é a principal ferramenta.
Promover o máximo de independência e autonomia nas atividades de vida de modo que possa desenvolver o máximo de autonomia na vida pessoal e social da criança. Antes da intervenção terapêutica, são realizadas avaliações específicas, a fim de identificar disfunções ocupacionais que a criança apresenta, tendo como enfoque os componentes sensório-motores, cognitivos e psicossociais.
São identificadas as limitações presentes nas áreas de desempenho de Atividades de Vida Diárias, escolar e de lazer.
Exemplo: Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento.
Estas são algumas das habilidades que a terapia ocupacional pode promover:
• Habilidades da vida diária, tais como o treinamento do toalete, vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos, calçar sapatos, e outras habilidades de preparação;
• Habilidades motoras finas necessárias para a realização de caligrafia ou cortar com uma tesoura;
• Habilidades motoras utilizadas para andar de bicicleta;
• O sentar adequado, percepção de competências, tais como dizer as diferenças entre cores, formas e tamanhos;
• Consciência corporal e sua relação com os outros;
• Habilidades visuais para leitura e escrita;
• Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais;
• Integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias.