noticias141 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Inaugurada a EMEI Maria de Lourdes Pimentel no bairro Gaúcha

Escola Municipal tem capacidade para 120 alunos

Publicada em 22/12/20 às 17:40h

Leonardo Reis


Compartilhe
Compartilhar a noticia Inaugurada a EMEI Maria de Lourdes Pimentel no bairro Gaúcha  Compartilhar a noticia Inaugurada a EMEI Maria de Lourdes Pimentel no bairro Gaúcha  Compartilhar a noticia Inaugurada a EMEI Maria de Lourdes Pimentel no bairro Gaúcha

Link da Notícia:

Inaugurada a EMEI Maria de Lourdes Pimentel no bairro Gaúcha
Após entraves e problemas com a empresa responsável pela obra, Prefeitura inaugura escola referência.  (Foto: Leticia Mendes.)


Na manhã desta terça-feira, 22, na Rua Chiquinha de Azevedo, 451, bairro Gaúcha, ocorreu a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Almeida Pimentel – modalidade creche e pré-escola –, que leva o nome de educadora de enorme relevância na história de Tupanciretã. A conclusão da obra, no valor de cerca de 1 milhão e 500 mil reais, vai na direção de atingir a meta do Plano Municipal de Educação.


Foto: Leticia Mendes - Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza ao lado de Lelia Pimentel, filha da professora Maria de Lourdes Pimentel. 


Localizada no endereço da antiga Escola Dom Pedro - também conhecida como corte e costura -, a nova escola conta com seis salas de aula, sala multiuso, sala dos professores, cozinha equipada, banheiros adaptados à faixa etária e a pessoas com necessidade especial, e pátio coberto. Abarcando berçário, maternal e pré-escola, a EMEI Maria de Lourdes Almeida Pimentel irá atender 120 alunos na faixa etária de 0 até 5 anos. “A construção dessa escola é uma das obras de maior importância da gestão administrativa. A comunidade merece uma escola bem estruturada, com o objetivo de transformar a vida das pessoas.”, disse a secretária de Educação Rosane Didone.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Carlos Augusto; do presidente da Câmara Milvo José Vendruscolo; dos familiares da Profª Maria de Lourdes; do comandante da BM em Tupanciretã Heleno Alexandro Silva da Costa; da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação; da secretária municipal de Educação Rosane Didone; de Mara Mardini Paz, arquiteta que projetou e fiscalizou a obra; do secretário de Administração Giovane Dalmás; da secretaria de Cultura Juliana; de Evando Pinto da Silveira, diretor da Câmara Municipal; secretário adjunto de Educação Bladimir Pereira dos Santos; Benezer José Cancian e Ronaldo Salles, vereadores.



Em um discurso emocionado, Célia Pimentel, filha da professora que dá nome à escola, relembrou da dedicação de Maria de Lourdes em relação à educação do município. Lecionando a partir da década de 50, dava aulas por conta própria em uma sala alugada; também atuava na conscientização dos pais dos alunos em relação à importância da educação. “Conseguia tudo com sua alma e seu coração que transbordavam de amor e a impulsionava a ser a mulher guerreira, obstinada e corajosa, no papel de mãe de todos os alunos que passaram por sua vida.” disse a filha Célia. Responsável pela alfabetização de tupanciretanenses de várias gerações, Maria de Lourdes atuou também no ensino de adultos e na mobilização em apoio à construção de escolas. “Esta escola é da comunidade. Contamos que as pessoas possam contar com uma equipe de profissionais comprometidos. Pois mais importante que a obra física é o retorno que ela dará aos moradores.”, finalizou.

A obra, feita em parceria do administrativo municipal com o governo federal via Fundo Nacional da Educação, iniciou em 2016 e passou por dificuldades burocráticas e de logística até que fosse concluída. O prefeito Carlos Augusto fez breve comentário a respeito do histórico da construção: “Satisfação muito grande, porque tivemos vários problemas. A empresa construtora trouxe dificuldades, até que decidimos por uma alteração no sistema de construção. Junto ao governo federal, aderimos a um outro programa, que permitiu o término da obra.”, explicou.

O JM Digital transmitiu a cerimônia de inauguração ao vivo, via página do Facebook.


Apoio: Secretaria Municipal de Educação.










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.