Na manhã desta segunda-feira, 28/12, ocorreu a última sessão legislativa do ano de 2020. Além de ter sido o último encontro conduzido pela atual presidência da casa, liderada por Milvo José Vendruscolo, foi também a sessão de despedida de alguns parlamentares: Nenê, Zé do Povo, Almir Rebelo, e o próprio Milvo José Vendruscolo.
A sessão foi marcada por longos discursos de diversos parlamentares, que realizaram uma retrospectiva do ano de 2020 e também dos seus mandatos nos últimos 12 meses. Antes, porém, a mesa diretora reforçou um convite para a comunidade: no dia 1/1/21, a partir das 10hrs, haverá sessão solene para instalação da nova presidência e dos candidatos eleitos. O JM Digital transmite o evento via facebook.
O primeiro vereador a fazer uso da palavra foi Ronaldo Salles. Após, mais uma vez, valorizar os resultados do PSDB nas eleições, Ronaldo parabenizou o executivo pela inauguração da EMEI Maria de Lourdes Pimentel: “Conseguimos a construção de uma creche de primeiro mundo que beneficiará três bairros: Gaúcha, Elizabeth e Beck. Além disso, a escolha do nome foi mais que merecida. Foi uma professora que lutou muito em prol da educação.”, afirmou.
O vereador Nenê, em sua última sessão, também ressaltou seus três principais
projetos: o desenvolvimento da bacia leiteira; a isenção de IPTU para pessoas
com câncer; o projeto da piscicultura. “São os três projetos que ficarão
marcados, por mudarem a vida das pessoas”, disse.
Atuante junto ao MST, o vereador comentou sobre sua atuação em prol da garantia de moradia e terra para os que delas necessitam: “Sempre trabalhei em prol dos assentados. Acompanhei passo a passo as famílias que chegaram no município. Hoje, essas famílias movimentam o comércio local e são também produtores.”, disse. Falando da importância dos produtores rurais para o desenvolvimento da cidade, citou ainda atuações em municípios vizinhos: “No Luz para Todos, estive em Jari, em Quevedos, articulando com outros vereadores para que a energia chegasse ao maior número de pessoas. Também houve a Casa Popular, que alcançou até o Espinilho Grande.”, finalizou.
Após, foi a vez de Zé do Povo: “Finalizo meu mandato com sensação de dever cumprido. A vida é feita de ciclos.”, disse o parlamentar; que fez questão de ressaltar seu viés democrático: “Sempre levei as discussões pro lado político e não pro lado pessoal.”, disse.
Catite destacou sua boa relação com o prefeito Guga, que possibilitou agilidade no desenvolvimento e aprovação de projetos: “O prefeito sempre esteve à disposição quando solicitei. Parabenizo a bela administração, que realizou ampliação de escolas e pavimentação de ruas. A comunidade de Tupanciretã foi privilegiada.”. Também fez menção ao método de trabalho junto do novo prefeito: “Vamos estar lado a lado do prefeito Gustavo Terra. Serão 4 anos de muito trabalho, pois há um projeto a ser seguido.”
Benezer também ressaltou o caráter democrático das discussões da Câmara: “Apesar das divergências com alguns vereadores, não construí nenhum inimigo pessoal. Somos simplesmente adversários de sigla.”. Além disso, o parlamentar parabenizou o prefeito Guga pela administração: “Em 8 anos de administração, demonstraram uma capacidade de trabalho transparente e dedicado que se estendeu a toda a comunidade tupanciretanense. Tenho a certeza que a administração com a cabeça erguida pelo dever cumprido.”
Carlos Augusto destacou sua votação expressiva, interpretada como um sinal de que o município reconhece seu trabalho: “A comunidade reconhece meu trabalho, que é feito com muito respeito e humildade.” Além disso, relembrou de sua atuação em prol de Tupanciretã: “Trouxe quase 5 milhões de recursos em variadas áreas: calçamento, postos de saúde.”.
Almir Rebelo ressaltou sua proximidade com Bolsonaro e defendeu os medicamentos promovidos pelo presidente, que fizeram do Brasil um dos países com maior número de recuperados da covid. “A receita ‘bolsonaro’ é mais segura que a vacina.” Ademais, relembrou de sua passagem no administrativo da Cooperativa Agropan, que completará 50 anos esta semana: “Fui diretor da Agropan e lutei bastante pelo plantio direto no município. “Passamos e 25 sacos por hectare para 60 sacos por hectare. “Uma das cooperativas de destaque nacional na produtividade”, revelou. Com uma atuação no plenário que sempre defendeu o produtor rural, Almir relembrou atuações tanto na esfera pública como privada em favor dos agricultores: “Vim para essa casa para defender o desenvolvimento de Tupanciretã. Lutamos e conseguimos a vinda de mais de 1bi de reais, via crédito rural.”, falou o vereador.
Milvo José Vendruscolo, que também está em final de mandato, comentou sobre sua atuação como parlamentar e como presidente da Câmara, ressaltando o trabalho em equipe: “Agradeço aos vereadores e a cada funcionário pelo bom serviço prestado para o bom andamento da Câmara Legislativa. Tenho a certeza que saio com o dever cumprido tanto como vereador como presidente do legislativo.”
“Trabalho para saber que tudo que tenha feito serviu para que as pessoas pudessem ter vida digna. Sempre a vida em primeiro lugar, não o interesse pessoal e nem o bolso. Quando sairmos da vida pública, as pessoas irão nos cobrar.”