O Jornal Manchete Digital começa a apresentar a retrospectiva do
singular ano de 2020 no município de Tupanciretã. Acompanhe os fatos que
mais marcaram a comunidade nos últimos doze meses nas áreas de
política, polícia, esportes, variedades e agro.
JANEIRO - 2020
Primeiro
mês do ano traz eleições e posses do legislativo e executivo municipais
e a escolha das rainhas do carnaval. No agro, a conclusão virtual do
plantio da soja de verão e Tupanciretã no topo dos produtores
brasileiros dessa oleaginosa.
POLÍTICA
O ano de 2020 começou em Tupanciretã com a tradicional eleição da mesa diretora do legislativo municipal para a gestão de 2020. Em 1º de janeiro, foram empossados o novo presidente da Câmara Milvo José Vendruscolo (PP); o vice Luiz Valmor da Silva França (PRB); o 1º secretário Benezer José Cancian (PP); o 2º secretário Ronaldo Salles (PSDB).
A sessão, que teve cobertura do JM Digital, contou com a presença de todos os vereadores da situação mais o parlamentar de oposição Almir Rebelo. O presidente eleito garantiu manter a integridade e responsabilidade: “Prometo que não irei decepcioná-los. Serei o mesmo Didi de sempre.”, disse Milvo José Vendruscolo quando empossado;
Além da chefia do legislativo, o governo municipal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, no dia 10/01, a cerimônia de posse das novas conselheiras tutelares do município, que ocuparão o cargo nos próximos quatro anos, de 2020 até 2023.
Em cerimônia que contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, as cinco conselheiras eleitas foram: Cinanda Peres Carvalho, Dalva da Silveira Azambuja, Ilone de Jesus Junker da Rosa, Luana do Nascimento Costa e Luciane Brum da Silva Lacorte;
No dia 02/01, os professores da rede estadual optaram pelo encerramento da greve, após 45 dias de paralisação em busca da valorização dos profissionais da educação. No momento da decisão, o CPERS ainda mantinha a greve em nível estadual, ainda que alguns municípios além de Tupanciretã voltassem à normalidade das aulas;
No dia 13/01, o PSDB, partido do então vice-prefeito Gustavo Lírio, publicou nota declarando não fazer mais parte do governo municipal. O cargo de vice-prefeito foi deixado à disposição;
No dia 29/01, o prefeito Guga confirmou o encaminhamento de proposta para aumento do vale-refeição do funcionalismo público. Ainda aguardando aprovação pela Câmara, o valor passará de R$230,00 para R$300,00;
Em 30/01, iniciou-se consulta popular, através de enquete produzida pelo JM Digital, sobre a questão da utilização ou não de fogos de artifício no município.
AGRO
Em 03/01, análise da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, declara que o plantio de soja está praticamente concluído no Estado, com 99% de área já plantada para uma safra prevista em 5,9 milhões de hectares.
Em 05/01, levantamento do Projeto Soja Brasil e divulgado pelo Canal Rural revela que Tupanciretã é o maior produtor de soja do sul do Brasil. Com dados catalogados a partir de 2018, nosso município liderava o ranking com uma produção de 478 mil toneladas.
Após período de seca no verão 2019/2020, a Emater realizou, em 15/01, estudo revelando os prejuízos da estiagem no município. O valor perdido chega na casa dos 150 milhões, com perda de cerca de 22% da área de soja plantada, ou 149 mil hectares. O milho foi a cultura mais afetada, com prejuízos chegando aos 60% da área cultivada.
POLÍCIA
O primeiro dia de 2020 viu também uma tentativa de homicídio no Bairro Marcial Terra, na qual um morador do local foi imobilizado por dois indivíduos e levado até a linha férrea do próprio. Lá, foi alvejado na cabeça. Apesar da gravidade do fato, o morador foi atendido no Hospital de Caridade Brazilina Terra e, na tarde do dia 02/01, já havia sido liberado.
No dia 05/01, por volta das 20h30mim, ocorreu um incêndio em área de mata na RST-392, a “Faixinha.” O fogo, que consumiu 1 hectare e foi controlado pelos Bombeiros Voluntários em conjunto com o proprietário da terra mais um vizinho próximo. A provável origem do fogo teria sido uma vela deixada acesa para oferenda de religião africana.
Em 11/01, um acidente na “Faixinha” vitimou Nathanael Jorge Luchetta, de 23 anos e natural de Erechim. Indo no sentido Tupanciretã-Santa Maria, o condutor perdeu o controle do carro e se chocou com um barranco, indo a óbito no local.
Por volta das 17hrs do dia 25/01, Pedro Afonso Padilha, 17 anos, desapareceu enquanto tomava banho no Balneário Toropi. A Brigada Militar de São Pedro do Sul foi a primeira encarregada pela investigação, que só se resolveu no dia seguinte. Em 26/01, equipe especializada do corpo de bombeiros, vinda de Porto Alegre e Santa Maria, passou a comandar as buscas. O rapaz, já sem vida, acabou por emergir do fundo do rio no final do dia. O corpo foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado para os rituais funerários.
VARIEDADES
No dia 15/01, após forte temporal na cidade de Uruguaiana, a Companhia do Serelepe sofreu graves avarias materiais, com a destruição de materiais do grupo e danos na própria lona onde é montado o teatro. Em vista disso, o grupo iniciou uma ‘vaquinha online’, na busca de auxílio para custear a aquisição de novos materiais.
Na noite de 18/01, foram escolhidas as rainhas do carnaval 2020, em evento realizado no ginásio Bonumazão. A corte infantil foi a seguinte:
Na cerimônia de estreia do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2020, em 23/01, o músico tupanciretanense Diego Dias, da banda Vera Loca, realizou performance de acordeon. Alcançando abrangência nacional via apresentação na televisão, a apresentação foi muito comentada nas redes sociais do músico, que já se apresentou na Inglaterra.