ABRIL
O mês de abril viu a progressão de medidas preventivas contra a covid, a adaptação de festa religiosa ao modo ‘quarentena’ e também o falecimento de grande personalidade política do município.
POLÍTICA
Em 1º de abril, faleceu o ex-prefeito de Tupanciretã Miguel Chiapetta Cardoso. Aos 76 anos, o reconhecido político foi vítima de uma infecção bacteriana. No dia 2/4, o corpo de Miguel foi velado na Câmara dos Vereadores, sob grande comoção e homenagens;
No dia 15/4, a Câmara retornou às atividades presenciais. Observando os protocolos de segurança, apenas vereadores, funcionários e terceirizados autorizados podem acessar o prédio.
ADMINISTRATIVO
No dia 8/4, chega ao Hospital de Caridade Brazilina Terra um respirador automático. O equipamento imprescindível no tratamento da covid, sendo um diferencial no salvamento de pacientes.
POLÍCIA
No dia 16/4, um homem foi preso por atirar contra a própria filha. A jovem foi acertada de raspão e passa bem;
Na madrugada do dia 18/4, a sala de vacinas do município foi vítima de arrombamento e assalto. Foram levados equipamentos eletrônicos.
Em 19/4, um acidente grave ocorreu na “Faixinha”. A colisão foi entre uma motocicleta guiada por jovem de Júlio de Castilhos e um automóvel com condutor de Ibirubá. Levado a hospital em Cruz Alta, o castilhense não resistiu aos ferimentos, falecendo no local.
Na tarde do dia 29/4, foram roubados equipamentos eletrônicos da Paróquia Mãe de Deus. A falta do aparato dificultou a transmissão online da missa. Os aparelhos foram posteriormente encontrados abandonados em pátio próximo.
VARIEDADES
Em 2020, a tradição do Domingo de Ramos teve de ser modificada para evitar aglomerações. Assim, no lugar da tradicional celebração próxima à Igreja Matriz, o padre Cristiano sobrevoou a cidade, abençoando a todos e rezando pedindo o fim da estiagem e a proteção divina contra o coronavírus;
As proximidades da Páscoa, comemorada esse ano no dia 12/4, também trouxe campanhas de arrecadação de alimentos. Entidades como o Ventinho e o Rotaract realizaram a distribuição de dezenas de cestas básicas contendo alimentos e produtos de limpeza para famílias de baixa renda.
A partir do dia 1º, um carro de som passou a circular pelas ruas alertando a população sobre a necessidade de se obedecer às medidas preventivas contra o coronavírus;
Em decreto promulgado no dia 6, o executivo municipal sanciona novas normas preventivas para os estabelecimentos. Dentre elas estão a necessidade de disponibilizar álcool em gel na entrada do comércio, manter distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre os consumidores; observar a ventilação do ar e a obrigatoriedade do uso de máscara pelos consumidores. A não observação das normas implica advertência e, em caso de recorrência, multa.