Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13/01, a entrega oficial da nova viatura semiblindada à Polícia Civil de Tupanciretã. Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Gustavo Terra, o Delegado Regional de Santa Maria, Sandro Meinerz, e o Delegado Adriano de Rossi e sua equipe. O ex-vereador Claudiomiro também esteve presente representando o deputado federal Dionilso Marcon, que indicou o município de Tupanciretã para recebimento do veículo.
As primeiras viaturas semiblindadas da história da Polícia Civil são do modelo Renault Duster, possuem proteção balística do nível III-A e resistem a disparos de armas como pistola .40 e 9mm. A aquisição foi feita por meio de emendas parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Cada veículo custou em torno de 137 mil reais, com a semiblindagem representando cerca de 30% do custo. A semiblindagem também é conhecida como "escudo", por permitir que os policiais utilizem as portas como proteção durante um tiroteio.
Na ocasião da entrega oficial, o prefeito Gustavo Terra falou da satisfação em entregar um veículo 0km à Polícia Civil de Tupanciretã, que conta apenas com veículos sucateados ultrapassando os 10 anos de uso. Gustavo também esteve em Porto Alegre, no dia 05/01, para receber a viatura em cerimônia organizada pelo governo do Estado.
Ao todo, 45 Renaut Duster 0km foram entregues para municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nas proximidades de Tupanciretã, apenas a Polícia Civil de Joia também foi contemplada com um novo veículo.