O tupanciretanense Alex Teixeira de Barros, 38 anos, apenado do presídio Estadual de Júlio de Castilhos, cumprindo pena de 4 anos e meio, por tráfico de drogas, encontrou na literatura um alívio para as dificuldades da privação de liberdade. Através de um projeto de artes desenvolvido na penitenciária, Alex lançou um livro com poemas de sua autoria. O título da obra é A Liberdade Começa no seu Pensamento: Transpondo Muros Através da Poesia.
Na prisão, Alex viu na criação de poesias uma possibilidade de liberdade: “O livro funcionou para mim como uma terapia. Através da poesia e da imaginação, me senti uma pessoa livre”, contou Alex, que disse ter na família a fonte de inspiração nesse recomeço.
Trabalhando na biblioteca do complexo prisional, Alex, que já escrevia poesias, redescobriu a paixão pela literatura e viu nela um instrumento de apoio durante o momento difícil. Além disso, o apenado de 38 anos entende que o lançamento do livro é uma retribuição ao carinho e à atenção que sempre recebeu dos familiares: “Quero mostrar para a minha família o quanto foi bom eles não terem desistido de mim”, revelou Alex, que disse já ter outro livro quase pronto.
O livro lançado por Alex também servirá de incentivo para outros apenados, mostrando que é possível mudar de vida: “Para os apenados, eu estaria demonstrando que, se a gente quiser realmente mudar a nossa realidade, a gente consegue. Tudo é possível se tiver pessoas que acreditam na gente”, disse. O livro custa 25 reais e será distribuído para bibliotecas de outros presídios do Estado.