Os últimos dias foram de muita chuva na Terra da Mãe de Deus. A instabilidade tem sido relativamente constante no município neste mês de janeiro e, ao menos desde o domingo (24/01), a chuva está presente diariamente na rotina dos tupanciretanenses. A maior incidência de chuva ajuda a amenizar os efeitos da estiagem, e diminui o índice de déficit pluvial acumulado na região, que chegou aos –460mm quando em comparação com janeiro do ano passado.
De acordo com dados da Agropan, o dia mais chuvoso do município em janeiro de 2021 foi 16 de janeiro, com média 60mm/dia. Na ocasião, a localidade de São Bernardo chegou aos 120mm/dia. As estatísticas mostram ainda que a chuva tem caído uniformemente em todas as localidades do município e cidades da redondeza. O único indicador mais abaixo é o de Jari, que soma 91mm. As localidades de Capão do Cipó, com 274mm, e São José, com 272,5mm, foram as que receberam mais chuva.
Segundo o portal Climatempo, a instabilidade em Tupanciretã deve seguir, pelo menos, até a próxima quinta-feira, dia 04/02. O acúmulo de nuvens também deve continuar impedindo que as temperaturas subam muito além dos 30°C. A média máxima para os próximos 3 dias não deve passar dos 29°C e a mínima atinge os 19°C. Confira a previsão para o final de semana:
Sexta-feira (29/01): Muitas nuvens durante todo o dia. O sol pode aparecer em momentos breves, mas há possibilidade de chuvas isoladas à tarde e à noite. Mínimas em 18°C; máximas em 31°C.
Sábado (30/01): Aumento da nebulosidade. As chances de pancadas de chuva se concentram na parte da tarde. Mínimas de 22°C e máximas de 32°C.
Domingo: (31/01): Permanece nublado durante o dia inteiro, com possibilidade de chuvas isoladas a qualquer hora. A temperatura máxima diminui. Mínimas de 19°C e máximas de 25°C.
Confira abaixo os números completos dos níveis de chuva em Tupanciretã e localidades próximas nesse mês de janeiro: