Na manhã desta terça-feira, 09/02, o prefeito Gustavo Terra e a coordenadora de trânsito, Ana Luiza Ribas, reuniram-se com membros do Conselho Municipal de Trânsito para discussão e definição de medidas relativas ao trânsito e ao tráfego de Tupanciretã.
Entre as questões levantadas, está a colocação de placas indicativas das localidades do interior do município, para orientação dos motoristas que se deslocam na área rural de Tupanciretã. Conforme Ana Luiza, as placas correspondentes às localidades existentes nas proximidades da estrada Tupanciretã - Santa Tecla - RSC 392 - já estão prontas, e serão fixadas nas próximas semanas pela Secretaria de Obras. Em um segundo momento, serão produzidos os indicadores das localidades da estrada ERS 527, que conecta Tupanciretã e Júlio de Castilhos. Após, serão construídas as placas das demais estradas.
Outra pauta da reunião tratou de alterações nos sentidos de determinadas vias. Está em análise a adoção do chamado ‘sentido binário’ que transforma vias de mão dupla, paralelas e próximas, em vias de sentido único. Segundo a prefeitura, essa mudança otimizaria o uso da via e diminuiria conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas. Até o momento, apenas a Rua Oswaldo Cruz está sendo analisada pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do Município (DEAU). Outras vias foram observadas, mas todas em caráter de estudo, pois estão atreladas a outras alterações.
A reunião também definiu o DEAU como o órgão responsável pelo orçamento, solicitação e colocação de lombadas nas ruas de Tupanciretã. Os membros do DEAU identificaram ainda a falta de algumas placas de sinalização, as quais serão providenciadas pela Coordenação.