A Covid-19 ganha força em Tupanciretã, a propagação do vírus contribui para os altos índices em diferentes campos do boletim, informado nesta quarta-feira de cinzas.
O dia foi de intenso movimento do posto de saúde Tio Riva, localizado na entrada da cidade, a prefeitura adiantou o retorno ao atendimento para o turno da manhã, contrário do que havia informado anteriormente, motivo: a demanda por exames para Covid-19.
O ESF-4 Tio Riva atende de segunda a sexta, exceto feriados e fim de semana, das 7h às 19h. O local é o principal ponto de apoio para pessoas que procuram por atendimento exclusivo para SARS-CoV-2.
A semana de pós-carnaval começou com 180 casos ativos, ou seja, estes pacientes estão em tratamento simultaneamente, em isolamento domiciliar ou em hospitais da região. Situação dos pacientes não foi informada no boletim de hoje, pois, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a atualização será feita amanhã devido ao número elevado de internações e consultas.
O atraso para divulgação dos dados se deu pelo alto número de pessoas que acessaram ao serviço do posto referência. Foram 87 exames na ESF-4.
O município também elevou o total de recuperados, com 50 novos no período, atingiu 766 pessoas nesta condição. Não há confirmação de óbitos no período. Desde março de 2020, Tupanciretã registrou 951 casos para Covid-19.
Prefeito
Conforme o prefeito Gustavo Terra (Progressistas), que falou ao telefone, no início da noite, com a reportagem do Digital, foram inúmeros ajustes durante o dia, inclusive, será necessário remanejar equipes de alguns postos para dar conta da forte procura por atendimento e contratar dois médicos, pois três estão com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.
Para organizar o atendimento, fichas foram distribuídas e uma conversa com a equipe estendeu o atendimento até que aqueles pacientes que aguardavam no ESF-4 fossem atendidos.
Nesta quinta-feira, dia 18, a partir do meio-dia, Terra conversará ao vivo com o Jornal Manchete Digital, para trazer mais detalhes, principalmente sobre reunião do COE Municipal, que avaliará o impacto do vírus na comunidade e ocorre amanhã, às 8h.
Vacinação
Na próxima Sexta-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará nova fase de vacinação contra a Covid-19, para senhores (as) acima de 80 anos. Lembrando que precisa estar com a idade completa e abaixo do último grupo composto por idosos acima de 85 anos completos, quando 185 foram imunizados na primeira fase da vacinação, na Casa de Cultura.
Dessa vez, 60 doses serão aplicadas, na Sala de Vacinas do Centro na Rua Capitão Amorim, próximo à agência do Sine, a partir das 7h. Qualquer dúvida ligue: 55 3272 1919. Leve documento com foto ou carteira de vacinação.