Na noite desta sexta-feira, 26, o prefeito Gustavo Herter Terra (Progressistas) concedeu entrevista ao JM Digital dando esclarecimentos à comunidade sobre as primeiras 24 horas de lockdown em Tupanciretã. Bastante orgulhoso do comportamento da grande maioria dos munícipes, o chefe do executivo também agradeceu o trabalho exemplar da equipe de fiscalização. “Tenho a convicção de que estamos dando o nosso máximo. Com cada um fazendo a sua parte, sairemos dessa situação com o menor número de sequelas possível”, disse Gustavo, que comentou como o movimento nas ruas era praticamente nulo, salvo algumas exceções, que tiveram a placa do carro registrada.
Nos últimos dias, Tupanciretã adquiriu posição de destaque no estado, por ter sido o município pioneiro na adoção de medidas restritivas mais intensas: “Fomos o primeiro município do RS a tomar medidas mais drásticas contra o coronavírus. Depois disso, vários prefeitos nos contataram para buscar informações sobre o procedimento do lockdown. Posteriormente, o próprio governador adotou também a bandeira preta (mais rígida), o que mostra que as medidas tomadas aqui na Terra da Mãe de Deus foram corretas”, avaliou o prefeito.
O prefeito também esclareceu dúvidas sobre os decretos de isolamento atualmente em vigência. Apesar de tanto o estado como o município terem expedido documentos reguladores, não há conflito entre as orientações, mas sim a acumulação das normas a serem seguidas. “Agora, não havendo a possibilidade de cogestão, vale sempre aquele regramento mais rígido”, explicou Gustavo Terra.
“Não tenho dúvidas de que superaremos essa crise e conseguiremos a queda dos índices diários de contaminação. O sucesso no enfrentamento não é mérito do prefeito, mas da equipe de fiscalização, que é um grupo empenhado e batalhador, com todos focados no bem-estar da comunidade, e dos próprios tupanciretanenses que respeitaram as medidas. Nossos munícipes estão focados. A sensação é de muito otimismo”, finalizou o prefeito.