A cidade se prepara para mais um isolamento forçado, medida anunciada oficialmente nesta tarde por meio de contato à assessoria de imprensa da Prefeitura. O decreto municipal será publicado na manhã desta quinta-feira, dia 04, nele o Executivo Municipal tomará decisões e seguirá adotando medidas extremas para conter o avanço da Covid-19, que se espalha de forma fulminante.
Nesta quarta-feira, dia 03, o Executivo Municipal adiantou algumas medidas que serão descritas no novo decreto, que deverá ser similar ao anterior, aplicado desde a última quinta-feira até segunda-feira, dia 1°. Porém, em um período mais curto, justamente para tentar minimizar as perdas do comércio, que está adequado à bandeira preta do Distanciamento Controlado.
A condição extrema necessita de medidas rígidas, assim, o município de Tupanciretã adotará o segundo lockdow, a partir de sábado, dia 06 até segunda-feira, dia 8, às 6h, na tentativa de conter o agravamento da Saúde Municipal que já opera em colapso.
O Exército Brasileiro, da cidade de Santa Maria, estará reforçando a fiscalização no município, para execução do isolamento forçado, composto por no mínimo 30 militares, do 29° BIB, a partir de sábado, dia 06. Serão quatro pontos de apoio e uma base, interligados e divididos em posições estratégicas da cidade, e terão a missão de abordar e identificar possíveis infrações.
Além disso, equipes volantes da fiscalização municipal estarão nas ruas aplicando orientações, e notificações que posteriormente servirão de base para a análise de uma comissão que determinará a aplicabilidade e o valor da multa, que em nova determinação municipal sofrerá reajustes passando ao dobro do aplicado em decreto anterior.
Os profissionais que irão trabalhar no período precisam portar consigo documento que comprove o exercício da função e ou declaração do contratante. A prefeitura informou que, não disponibilizará modelo específico, basta uma declaração informal por escrito. A orientação é destinada, principalmente, aos profissionais de telentrega.