noticias69 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Em coletiva, Gustavo Terra esclarece questões referentes à covid-19 em Tupanciretã e ao lockdown do próximo fim de semana

Das 17h deste sábado (13) até as 6h de segunda (15), Tupanciretã volta ao sistema de lockdown

Publicada em 11/03/21 às 19:11h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra esclarece questões referentes à covid-19 em Tupanciretã e ao lockdown do próximo fim de semana   Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra esclarece questões referentes à covid-19 em Tupanciretã e ao lockdown do próximo fim de semana   Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra esclarece questões referentes à covid-19 em Tupanciretã e ao lockdown do próximo fim de semana

Link da Notícia:

Em coletiva, Gustavo Terra esclarece questões referentes à covid-19 em Tupanciretã e ao lockdown do próximo fim de semana



Na manhã desta quinta-feira (11), após reunião com o COE, o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra, concedeu coletiva de imprensa para comentar os resultados das medidas de restrição mais rígidas tomadas pelo executivo nas últimas semanas. Além disso, também informou sobre as últimas deliberações definidas pelo município para diminuição da disseminação do coronavírus. 

 

Confira abaixo o resumo com os principais assuntos comentados na coletiva. 

 

 

SOBRE O LOCKDOWN 


O assunto mais aguardado pela comunidade era a decisão a respeito do lockdown, que será novamente adotado em Tupanciretã. “Quase que por unanimidade, chegamos à conclusão de que, possivelmente, uma pequena parcela da nossa população ainda não estivesse preparada para assumir a responsabilidade de observar as medidas mais restritivas que buscam evitar a disseminação do vírus”, disse Gustavo Terra. 


Assim sendo, das 17h deste sábado (13) até às 6h da manhã de segunda-feira (15), será proibida a circulação de pessoas pelas vias do município (cidade e interior). A decisão de começar o lockdown no final da tarde busca evitar a aglomeração de pessoas em supermercados e outros estabelecimentos de compra de produtos essenciais. 


Acesse mais detalhes sobre o lockdown desse final de semana clicando aqui.

 




COMUNIDADE E COMÉRCIO 


Agradecendo as organizações que trabalharam para execução do lockdown, Gustavo Terra também elogiou a comunidade de Tupanciretã, que, em sua maioria, respeitou as medidas mais restritivas com seriedade: “A comunidade deu grandes sinais de que está entendo as reais necessidades de se adotar esse regramento (o lockdown). Nossas decisões em favor do lockdown são embasadas em dados técnicos, não se trata de mera vontade”. 


O prefeito também destacou a importância do comércio municipal: “Valorizo o comércio e a produção de emprego e renda. Mas é preciso que a população entenda que o combate à pandemia é obrigação de cada um. Espero que, nos próximos dias, possamos flexibilizar cada vez mais as restrições”, disse Gustavo. 

Atualmente, há relatos de queda de 80% de faturamento em alguns ramos comerciais do município. 

 

 

FUNCIONAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE 


Gustavo Terra informou sobre mudanças no atendimento do ESF-4 nesse lockdown: “Caso a tendência de diminuição dos casos se mantenha, no próximo sábado (13) não haverá atendimento no ESF-4, pois o hospital será capaz de suprir a demanda. Nessa mesma direção, pretendemos, em 22/3, reabrir os postos de saúde que agora estão fechados.” 

 

 

 

COVID-19 EM TUPANCIRETà


Explicando que Tupanciretã apresenta letalidade mais baixa para covid-19 do que o resto do país, Gustavo Terra falou de três pontos que explicam essa situação: “Elenco três motivos: o oferecimento do tratamento precoce; a agilidade no diagnóstico de exames de pulmão; o fato de termos tido um pico antecipado da doença, o que fez com que ainda houvessem leitos disponíveis no momento da alta nos casos na cidade.” 

 

Mostrando dados estatísticos, o prefeito defendeu o lockdown como agente impactante na diminuição de casos em Tupanciretã: “Os dados mostram que a queda de casos em Tupanciretã foi pontual e não gradativa (como costuma ser o comportamento do coronavírus no Brasil). Essa pontualidade provavelmente foi estimulada pela adoção do lockdown.” 

 

 

Apesar disso, a atual situação da rede de saúde no RS impede uma previsão de melhora na situação hospitalar do estado em um futuro próximo: “Infelizmente, a tendência é de que a letalidade aumente, devido ao colapso dos hospitais. É um momento onde as instituições de saúde têm de escolher qual paciente será internado, pois não há leitos suficientes. Percebam a gravidade da situação”, alertou Gustavo Terra 

 

 


 


COMPRA DE VACINAS 


Dando detalhes sobre a compra de vacinas, o prefeito comentou sobre questões contratuais: “Apesar de os municípios terem a opção da compra de vacinas, não foram repassados recursos que possibilitem essa aquisição. A receita municipal não dá conta de um investimento dessa magnitude.” 

 

“Existe um contrato do Ministério da Saúde com laboratórios para aquisição de 500 milhões de doses. Isso significa que haverá vacinas para todos e até sobrará para estoque. Assim sendo, estamos atuando para acelerar o processo de aquisição de imunizantes”, finalizou o prefeito. 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.