Escala da morte
Casos de óbitos em 2021 já é maior que todo ano passado em Tupanciretã; somente neste mês de março ocorreu o maior número de óbitos até aqui, 64%.
A escalada do novo coronavírus, em Tupanciretã, mostra-se mais agressiva, e mesmo diante da baixa de casos ativos, a sequência de óbitos segue impetuosa.
Neste sábado (15), a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou o 20° óbito causado pela Covid-19, de mulher, sem idade informada, que estava internada em Cruz Alta e no início da noite ocorreram mais duas mortes, subindo para 22 no total.
O número de mortes pelo vírus espalha dor, ausência e impotência diante de tamanha letalidade para aqueles que necessitam de UTI, não oferecida em Tupanciretã, e operando no limite em todo o RS. Também não se sabe, de forma oficial, sobre quantos tupanciretanenses lutam pela vida em hospitais espalhados pela região, incluindo cidades como Santa Maria, Ijuí e Cruz Alta, esta última referência para o município.
Em Tupanciretã, o Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), atende oito pacientes, quando a capacidade é de 10 leitos clínicos Covid-19. O índice está neste patamar, 80%, há 72 horas, informa o Mapa de Leitos do Estado, atualizado ontem, às 16hrs:06min.
A onda de mortes em decorrência da Covid-19 em 2021 começou no dia 18 de fevereiro, na ocasião eram cinco mortes, inclusive, confirmado o primeiro óbito ocorrido no Hospital de Caridade Brasilina Terra. Desde então pacientes idosos, de até 97 anos, e o mais jovem, de 33 anos, não conseguiram superar as sequelas e infecções causadas pelo vírus.
Já o mês de março acumula o maior número de óbitos, em 14 dias, foram registrados 14 mortes relacionadas à Covid-19, e ainda resta um caso em análise. Do total de óbitos confirmados no Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Tupanciretã, desde novembro de 2020 quando ocorreu a primeira perda oficial pela doença, 64% das mortes ocorreram no terceiro mês deste ano, seguido por fevereiro e dezembro do ano passado, ambos com 14%.
Fonte: Prefeitura de Tupanciretã - 20/21.
No mês de março, o município também registrou recorde nos casos ativos, no dia 04, eram 559 casos ativos, e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmava o 14° óbito. Março tem média de uma morte por dia relacionada à SARS-CoV-2.
Fonte: Prefeitura de Tupanciretã
A próxima atualização do boletim epidemiológico municipal ocorrerá nesta segunda-feira, dia 15, após às 19 h, quando terá nova rodada de atualização e confirmação de dados, por parte da Prefeitura de Tupanciretã.
Em 2020, quatro pessoas perderam à vida na luta contra a Covid-19, um em novembro e dezembro, três cada.
O ano de 2021, alta de 450 % nas mortes; um em janeiro, três, em fevereiro e 14 neste mês.