A sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (15), foi marcada por votos de pesar em relação aos óbitos causados por covid-19 em Tupanciretã no último final de semana e por discursos comentando sobre o lockdown. Houveram ainda diversos pedidos de providência buscando o auxílio de microempresários e pessoas em situação de vulnerabilidade, e também aqueles com o objetivo da manutenção das vias municipais.
Comentários sobre a procura médica logo no início dos sintomas do coronavírus e sobre a valorização salarial dos funcionários da saúde também foram expressados.
Em informativo sobre o funcionamento da Câmara durante essa semana, o chefe da casa legislativa, Chico Cancian (PP), falou do sistema de trabalho com recursos humanos reduzidos: “Vamos manter o grupo reduzido. Assim, a assessoria virá à Câmara apenas em caso de extrema necessidade. Mas a sessão da próxima segunda acontecerá no mesmo horário”, informou.
Confira abaixo o resumo dos discursos dos parlamentares na sessão de hoje:
BLADIMIR SANTOS (PP)
O vereador comentou sobre a situação da pandemia no município, fazendo homenagens póstumas às vítimas desse último final de semana. “Iremos sentir muita falta desses amigos e companheiros”, disse. Bladimir também alertou para a situação dos comerciantes, em especial do pequeno comércio, durante a pandemia: “A renda desses empreendedores (microempresários) recuou mais de 1mil reais nesse período. Estamos perdendo vidas humanas, e, se não tivermos cuidado, perderemos também as microempresas". Bladimir ainda ressaltou a importância das academias e da atividade física em tempos de covid-19: “Embora não previna o contágio, a atividade física deixa o organismo mais resistente para enfrentar o coronavírus". Quanto ao retorno das aulas na rede de ensino, Bladimir disse ser a favor do modelo híbrido (em sala de aula e de modo virtual), mas apenas depois de os professores terem recebido imunização.
JOCELENE AQUINO (PT)
Falando sobre o Projeto de Lei a respeito da renda básica para auxílio de pessoas carentes, trabalhadores autônomos e microempresários, a vereadora encaminhou Moção de Apoio a essas medidas: “Irá resolver os problemas de uma grande parcela de nossa população, que está passando dificuldades. Pois muitos não estão conseguindo retirar do próprio trabalho os ganhos para a sobrevivência do dia-a-dia”. A vereadora também comentou da triste situação dos óbitos por covid-19 em Tupanciretã: “Passamos por um final de semana extremamente triste. Nas redes sociais, são inúmeros os tupanciretanenses comentando sobre os falecimentos”. Jocelene ainda comemorou os resultados do lockdown: “O lockdown, mesmo apenas no final de semana, fez com que diminuísse o número de casos. É preciso se cuidar, pois o lockdown realmente está dando resultados.”
RONALDO SALLES (PSDB)
O vereador iniciou sua fala fazendo uma longa homenagem póstuma aos tupanciretanenses que perderam a vida no último final de semana. “É uma situação triste, que choca toda a comunidade. Por isso, quero deixar registrado meus votos de pesar.”, relatou. Falando sobre a situação de terreno baldio em bairro do município, Ronaldo elogiou a agilidade com que a casa legislativa agiu buscando a resolução do problema.
CHICO CANCIAN (PP)
Homenageando os falecidos no final de semana, o chefe da casa legislativa comentou sobre a reunião do COE, que definiu o lockdown. “É opinião geral que essa medida está dando resultados. Em breve, a situação de Tupanciretã irá melhorar ainda mais”. O parlamentar reforçou ainda o pedido de instalação de rede WIFI na comunidade de Abacatu e comentou do ponto de WIFI gratuito em frente à Câmara de Vereadores: “Atualmente, com as praças interditadas, o ponto está desligado. Mas voltará à ativa assim que a situação sanitária se normalizar”, informou. Também relatou da oferta de terreno em bairro da cidade para a realização de prática esportiva: “O terreno está disponível para a utilização por alguma escola ou equipe desportiva, desde que o responsável fique também a cargo da limpeza do local.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Falando sobre seus pedidos de providência em favor da manutenção de vias no Quadro do Frigorífico e no Assentamento Nova Esperança, a vereadora atentou para as dificuldades de locomoção e de acesso às residências nessas áreas, além das condições de manutenção: “Muitas áreas do Assentamento estão com vegetação bem alta, o que impede até o tráfego de máquinas agrícolas. Além disso, a ponte existente na comunidade rural está bem precária. Antiga e de madeira, com riscos de acidentes, especialmente agora em época de safra”. Arlete também falou em defesa dos comerciantes do município: “Todos necessitam de ter o seu ganha pão. Todos têm despesas.” A vereadora também comentou da covid-19 em Tupanciretã, e se solidarizou com os falecimentos: “Temos de pensar no próximo. Quem não precisar sair, não saia. E, caso seja necessário, use máscara e evite aglomerações.”
CATITE (REPUBLICANOS)
O parlamentar reforçou a importância da ação rápida em relação aos sintomas da covid-19, lamentando as mortes ocorridas no município: “É uma doença séria, que pede ação rápida. As pessoas devem ir ao ESF para receber as orientações adequadas”. Falando sobre pedido de providência de sua autoria, comentou da situação de avaria de tubulação em bairro de Tupanciretã: “No final da semana passada, o serviço foi realizado. Quero parabenizar a administração municipal, em especial a Secretaria de Obras”. Falou também sobre demanda da comunidade do Abacatu: “São famílias carentes, que precisam de um acesso à internet para poder acompanhar as aulas online. A WIFI também pode servir para, em caso de necessidade, pedir por socorro médico ou policial. Para o município, o custo será baixo. Mas os benefícios para a comunidade serão imensos”, finalizou.
CARINA VALAU (MDB)
Lamentando as mortes no último final de semana, a vereadora falou sobre os ensinamentos que um momento de dificuldade coletiva pode trazer à comunidade: “Essa pandemia teria que nos ensinar duas coisas. Primeiro: não importa a classe social, somos todos iguais. No momento atual, uma pessoa atendida pelo SUS ou por convênio tem acesso ao mesmo leito. Segundo: aprendemos, nesse momento de dificuldade, que existe um deus. Independente de crença, há um ser superior.” A vereador também comentou do comportamento da sociedade em meio à pandemia: “É preciso continuar fazendo a nossa parte. Isso se chama amor. Temos que amar quem não estamos enxergando. Se eu me amar e tiver amor ao próximo, observo as medidas de prevenção. Assim, poderei cuidar de mim e do outro, mesmo que não o conheça.” Nesse sentido, a vereadora comentou sobre o projeto de sua autoria, que busca a valorização dos profissionais de saúde que trabalham na pandemia: “Todo funcionário de saúde que está fazendo frente à covid-19 pode receber o teto máximo de insalubridade. Está na lei.”, disse a vereadora, ressaltando o trabalho extremamente exaustivo do pessoal da área da saúde no momento atual.
CARLOS AUGUSTO (PP)
Expressando condolências aos falecimentos ocorridos no município, o vereador elogiou o resultado do lockdown: “Acredito que a curva (de casos e mortes) irá começar a diminuir. Pois as medidas restritivas irão mostrar seus resultados”. Também reforçou a procura médica no início dos sintomas e orientou a população para seguir evitando as aglomerações. Carlos comentou ainda sobre a prorrogação do prazo do pagamento do IPTU: “Nesse momento de dificuldades financeiras, no âmbito do comércio e trabalho, é mais do que justa essa prorrogação”. O parlamentar ainda falou sobre licitações de reparos em vias de variados bairros de Tupanciretã: “Já entrei em contato com o executivo. Acredito que providências serão tomadas em breve.”
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar iniciou sua fala expressando condolências às famílias dos tupanciretanenses vítimas da covid-19 nesse final de semana. Benhur fez também elogios ao atendimento do ESF-4: “Minha esposa foi atendida e prontamente recebeu a prescrição médica. Naquele mesmo dia, ela já teve uma melhora”. Ressaltando o papel representativo da sociedade que o vereador possui, Benhur reforçou que a procura por ajuda médica em relação à covid-19 devem ser feitas no início dos sintomas. “Na fase inicial é que se deve procurar ajuda médica, o mais rápido possível”, finalizou Benhur Terra.