A matéria foi divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Tupanciretã, no início da tarde desta segunda-feira, dia 22, após retomada cogestão em todo o RS, mesmo em bandeira preta poderá adotar medidas da bandeira vermelha.
Após a publicação do Decreto Estadual n 55.799 de 21 de março, sobre a retomada da cogestão, Tupanciretã, através do Decreto Municipal nº 6072, inicia a semana com protocolos de bandeira vermelha, mesmo que a região esteja em bandeira preta.
A maior questão nessa situação de protocolo é sobre comércio, “Eu quero que nosso comércio retome suas atividades o mais breve possível” afirma o Prefeito, Gustavo Terra, “não podemos penaliza-los pelo descaso de uma parcela mínima da população que é insubordinada ao regramento”, conclui ele.
O comércio está autorizado a funcionar, porém, as medidas de prevenção e distanciamento deverão ser mantidas a rigor, pois o nosso município ainda está se recuperando de pico altíssimo de contaminação. É fundamental se atentar ao regramento específico de cada estabelecimento.
Cada segmento tem uma área de ocupação a ser respeitada, uma metragem específica para cada cliente/aluno e trabalhadores. Academias e espaços de treinamento físico, por exemplo, capacidade de 1 aluno para cada 32 m², comércio essencial e não essencial como mercados, farmácias, lojas, salões, estéticas, barbearias entre outros, com teto de ocupação de 1 pessoa para 8m², e deverá ser fixado um cartaz com número máximo de pessoas.
Se atente as medidas de prevenção, como o uso de máscara, distanciamento de 1 metro e a utilização de álcool 70%.
Tupanciretã está conseguindo achatar a curva de contágio, por isso a comunidade tem um papel fundamental nisso, observando o comportamento e cumprindo o regramento.
No Decreto do Estado possui todas as especificações para cada segmento, tanto na bandeira preta como os protocolos de bandeira vermelha, qualquer dúvida poderá ser verificada no arquivo.