As medidas de restrição defendidas pela ciência seguem na cartilha de ações do governo Terra no combate à pandemia Covid-19, desde o feriado de Carnaval, os números do boletim epidemiológico não indicavam índices abaixo de 100 casos ativos por dois dias consecutivos. O lockdown ganha força, ainda que reforçado por especialistas, diante dos números cada vez menores de pacientes em tratamento. A pausa nos óbitos pela Covid-19 foi quebrada pelo falecimento de uma mulher, de 36 anos, sem comorbidades, confirmado no boletim epidemiológico municipal da última quinta-feira, dia 1°, este é o trigésimo óbito registrado para Tupanciretã. Atualmente, a capital gaúcha da soja tem 86 confirmados em tratamento.
Outro fator a considerar, diante da propagação do vírus que chegou à marca surpreendente de 559 casos simultaneamente, o grupo de pacientes suspeitos, esses que aguardam resultados de exames, na última divulgação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), caiu 24% no período de 24h, de 85 para 64 pessoas. Os recuperados são 1933.
Isolamento forçado
Além do lockdown, que iniciou nesta quinta, dia 1°, que segue até sábado, dia 03, às 6h e reinicia neste mesmo dia novamente, às 17h, e encerrará na segunda-feira, dia 05, às 6h, durante os dias de semana, a partir das 20h até as 5h do dia posterior o estado fica sob regime de toque de recolher.
O sistema de fiscalização municipal segue com equipes atuando no município afim de identificar infratores, ou seja, aquelas pessoas que não estão relacionadas às atividades essenciais e mesmo assim persistem em circular em todo o território tupanciretanense.
Governo do Estado
Conforme publicação no site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, neste sábado (03), o comércio não essencial poderá funcionar; disse Eduardo Leite: