O COE se reuniu nesta manhã de quarta-feira, dia 7, para uma avaliação da situação pandêmica do município e sobre os efeitos dos seis lockdowns que restringiram a circulação nos finais de semana.
Considerando a queda considerável de casos em um mês, o COE optou em cessar a realização das restrições de circulação, “sabemos da necessidade que pessoas tem em fazer atividades físicas domingo pela manhã, sendo único horário possível” além disso, é de consciência do COE a interferência na saúde mental e bem estar da comunidade a cada lockdown. Por isso, esse final de semana será para oportunizar a comunidade um momento sem rígida restrição, como forma de teste. Mas se um outro pico de contágio ou aumento intenso na procura do posto sentinela, será avaliada novamente a necessidade de realizar o lockdown.
O toque de recolher, no período das 20h às 6h, está mantido e será o foco da fiscalização, onde o descumprimento será passível de multa. A fiscalização será feita apenas pelos Fiscais da Prefeitura, Defesa Civil e Guarda Municipal e o controle será diário. Este período, principalmente nos finais de semana, é mais propício para casos de aglomeração, por isso, as abordagens serão para evitar, em especial, esses casos.
O contato do Fiscaliza Tupã está em atividade, e seguidamente recebe denúncias de aglomerações não constatadas, por este motivo, a colaboração da comunidade em passar informações legítimas à Fiscalização, e não apenas especulação.
Lembrando que o uso de máscara ainda é obrigatório e passível de multa caso não se cumpra a determinação.