A sessão legislativa desta segunda-feira (19) se iniciou com tratativas para encaminhamento de moção de apoio à agricultura e pecuária familiar estadual, considerando as dificuldades que o setor vem passando devido ao corte de verbas federal, à situação da pandemia e à estiagem. Também houveram moções em favor da atualização salarial dos bombeiros e policiais militares e comentários sobre a visita do prefeito Gustavo Terra à Câmara de Vereadores.
Confira abaixo o resumo da fala dos vereadores. Alguns preferiram não se pronunciar oralmente:
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador comentou do reconhecimento pela comunidade do trabalho executada na câmara: “Estou muito satisfeito com os comentários que vemos nas redes, que falam do trabalho qualificado que aqui realizamos”, disse Benhur, ressaltando a democracia com que as pautas são discutidas no parlamento: “Projetos discutidos de forma harmoniosa, justa e leal”. O vereador ainda destacou o trabalho da câmara no âmbito estadual: “Esta casa vem sendo participativa em questões que se fazem no nível de todo o Estado”. Benhur finalizou discursando em favor do plano de modernização da carreira dos militares do RS: “Estou propondo uma moção de apoio a essa proposta, que abarca os militares que trabalham nas Corporações de Bombeiros e os atuando na Brigada Militar. Isso garantirá a valorização e reconhecimento dos militares, e favorecerá a melhoria dos serviços públicos”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora falou do pedido de providência de sua autoria, que solicita a instalação de um quebra-molas em rua da cidade e também melhorias da iluminação pública. A parlamentar também destacou as inscrições para a escola cívico-militar de Tupanciretã, que se encerram amanhã: “Os interessados devem entrar no site da prefeitura municipal. Até o momento, foram 380 inscrições.”, disse. Arlete também falou do Distrito Industrial Municipal: “Quem tiver interesse em adquirir espaço para sua indústria, deve contatar o Marcelo Malheiros, junto à prefeitura.” A vereadora também comentou das melhorias nas estradas do interior do município, que trazem benefícios aos moradores das comunidades e à logística do escoamento da safra.
CARLOS AUGUSTO (PP)
Manifestando apoio à causa dos militares, o parlamentar comentou das datas comemorativas do dia de hoje (19 de abril) Falando do dia do exército, Carlos Augusto: “Tive essa experiência de servir a minha pátria. Lá aprendi a ter educação, respeito, ética, compromisso; o que me serve muito até hoje”, revelou. O parlamentar também comentou sobre o Dia do Índio: “Devemos a eles muitos aspectos culturais, inclusive na alimentação. Infelizmente, a cada dia, as tribos ficam menores”, disse. O vereador também falou dos trâmites burocráticos para se ter acesso à área do Distrito Industrial: “Existem regramentos estipulados pela comissão que avalia as inscrições, que devem ser seguidos para garantir a inscrição sem problemas”, disse Carlos Augusto.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador também relembrou datas importantes: “O dia 18 de abril foi o Dia do livro infantil. Data que valoriza o desenvolvimento cultural e emocional das nossas crianças”, disse. Sobre o Dia do Exército, Bladimir parabenizou as forças armadas. Falando sobre o Dia do Índio, disse tratar-se de um dia conscientização: “É uma data que faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram grande papel na formação ética e social na sociedade brasileira. Que o povo indígena jamais seja esquecido”. Bladimir também destacou as atuações dos colegas de partido: “Parabenizo as gestões do nosso partido, que atuaram para valorizar os novos hábitos e propiciar novas oportunidades no município. Acreditamos que a intervenção estatal, a ênfase nas normas e valores tradicionais criam um equilíbrio entre o indivíduo e a comunidade”, finalizou.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora comentou sobre projeto de lei de sua autoria, que acabou sendo vetado no âmbito do executivo, por situações que burocráticas: “Como o parecer da nossa assessora jurídica foi favorável, estudaremos uma forma de fazer esse projeto ser aprovado. Sendo um projeto de busca valorizar a luta da mulher por direitos iguais, e fala da discriminação e violência, acho uma pauta importante”, afirmou Jocelene, destacando como a própria Câmara deve se estabelecer como um local de discussão e orientação, de promoção do conhecimento: “O papel do vereador não é apenas observar as necessidades materiais do município, mas de fazer com que as pessoas tenham o hábito de participar da política. Isso é uma construção da cidadania”. A vereadora ainda pediu uma adaptação do regimento para permitir uma maior assiduidade dos parlamentares em diversas frentes: “Com o regramento atual, só é possível que o vereador faça uma moção por ano, o que limita nossa atuação”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Tradicionalmente iniciando sua fala com os votos de pesar, o vereador apoiou a manifestação de apoio aos bombeiros e policiais militares: “Nos últimos anos, foi desvalorizado em 50% de sua renda. Sabemos da situação financeira complicada do estado, mas temos de tratar esse assunto com carinho e cientes da importância dos militares na segurança pública.”, afirmou. O parlamentar também solicitou a instalação de redutores de velocidade em duas ruas do município: “Tenho certeza que o executivo acatará meu pedido. É uma ação barata e que traz maior segurança à comunidade”. O vereador finalizou sua fala ressaltando a estabilidade do PSDB em Tupanciretã e também na esfera estadual e federal.
BENEZER CANCIAN (PP)
O parlamentar comentou da visita do prefeito Gustavo Terra à Câmara Municipal de Vereadores: “Agradeço a visita. Trocamos ideias sobre assuntos administrativos e reforçamos o diálogo entre os poderes.” Benezer também ressaltou a finalização das inscrições ao colégio cívico-militar de Tupanciretã: “Aqueles famílias que pretendem colocar seu filho nesse modelo de ensino tem até amanhã para realizar as inscrições”. Comentando o pedido de maior possibilidade de publicação de moções pelos vereadores, o parlamentar também comentou sobre o regimento interno da câmara: “Nos próximos dias, juntamente com nossa assessora jurídica, faremos uma reformulação em alguns itens do nosso regimento, buscando permitir maior assiduidade dos vereadores em variadas pautas.”