A última sessão legislativa do mês de abril iniciou com a leitura de ofício contrário à privatização da CORSAN, redigido por funcionários e gerentes da empresa pública de saneamento. Os vereadores reforçaram o repúdio pela privatização da companhia e destacaram a necessidade de garantir a possibilidade de plebiscito para discutir a questão.
Além disso, a bancada acompanhou o vereador Carlos Augusto (PP) em relação à preocupação com a situação do trânsito em alguns pontos da cidade, o qual vem sendo prejudicado devido às árvores próximas à pista, que diminuem a visibilidade e aumentam a possibilidade de acidentes.
Falando sobre a importância da atuação junto aos deputados em nível estadual e federal, os vereadores também defenderam a modernização do plano de carreira dos militares.
Ainda entre os destaques, esteve a apresentação do nome da escola cívico-militar do Município, seguida pela leitura da biografia do Coronel Marcial Gonçalves Terra, que dá nome ao educandário. O nome da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Coronel Marcial Gonçalves já havia sido noticiado pelo JM Digital.
Confira abaixo o resumo das falas dos vereadores na sessão desta segunda (26)
RONALDO SALLES (PSDB)
Como é tradicional, o parlamentar iniciou sua fala registrando votos de pesar para os falecidos no município. Quanto ao nome da escola cívico-militar, Ronaldo viu com bons olhos a decisão: “Vejo como acertada a escolha do nome da escola cívico-militar de Tupanciretã. É uma homenagem muito justa, pois, como se trata de uma escola militar, deve-se usar um nome de militar”, disse. O parlamentar falou de obras de infraestrutura que vem sendo pedidas pelos parlamentares: “Nas proximidades da escola Polivalente existe um poste que causa transtornos de visibilidade, o que pode causar acidentes.”, disse. Ronaldo ainda falou sobre pedido de instalação dos redutores de velocidade em bairro do município: “É barato e salva vidas. Há um trânsito forte na região, além de muitas crianças.”, ressaltou. O parlamentar também comentou dos elogios que a casa legislativa vem recebendo da comunidade: “Em vários lugares que frequento, nossa (dos vereadores) postura vem sendo elogiada. Pois sempre trabalhamos de forma justa, em prol da comunidade”, finalizou.
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador comentou sobre a situação do trânsito nas ruas da cidade: “Muitas motos e ciclistas acabam se acidentando, por causa dos coqueiros do meio fio. Esses acidentes já custaram vidas.” O vereador também comentou dos elogios ao desempenho da Câmara Municipal: “Temos diferenças ideológicas, mas elas não sobrepõem o interesse da nossa comunidade. Tratamos de todos os assuntos da nossa cidade de forma plural.”, disse. Também agradeceu pelo apoio ao manifesto que defende a modernização do plano de carreira dos militares: “Muito obrigado a todos por levarmos até o governador do estado o nosso manifesto de apoio ao plano de modernização da carreira militar”, disse. O vereador ainda falou da importância da atuação dos vereadores junto aos deputados: “É necessário estar presente junto aos deputados. Não basta mandar e-mails, é necessária a conversa olho no olho.”, finalizou.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora comentou de visita realizada à localidade no interior do município, na qual pode constatar a produção agrícola realizada pela agricultura familiar: “Fiquei muito feliz. Vi o pessoal trabalhando, produzindo uma diversidade de culturas. Fumicultores, produtores de soja, gado leiteiro, uma grande produção da agricultura familiar e pequenos produtores.”, disse, ressaltando seus pedidos de melhoramento das estradas, para favorecer o trabalho desses tupanciretanenses. A parlamentar também manifestou apoio à modernização do plano de carreira dos militares, e pediu um número maior de policiais no município: “Acho que deveríamos fazer um pedido para aumentar o efetivo da Brigada Militar em Tupanciretã, para que esse tipo de acontecimento (o assalto ao mercado no bairro Moraes) não aconteça mais.” A parlamentar também comentou sobre o Dia do Trabalho, que será comemorado no próximo sábado: “Parabenizo os trabalhadores do nosso município, incansáveis em suas atividades.”, finalizou.
CATITE (REPUBLICANOS)
Falando sobre a situação das árvores atrapalhando o tráfego, Catite ressaltou que também os pedestres sofrem com esse problema: “Principalmente à tardinha, as árvores ficam atrapalhando as inúmeras pessoas que fazem caminhada. Muitas delas acabam tendo que desviar das árvores, causando uma situação de perigo de acidentes”, disse. Falando sobre melhorias de infraestrutura, o vereador atualizou informações: “Trago a confirmação de que a Caixa Econômica Federal aprovou a licitação para calçamento da rua Flaviano Cristóvão dos Santos. Trata-se uma demanda importante, que era muito solicitada pelos moradores. Agora é questão de organizar as partes burocráticas, contratar a empresa e calçar a rua.” O parlamentar também prestou contas à comunidade, informando sobre encontros que terá em Porto Alegre, buscando melhorias para o município: “Quinta estarei em audiência em POA com o deputado Carlos Gomes. Levarei demandas de emendas parlamentares. Solicitarei a ele, a pedido do executivo, mais uma ambulância para nosso município. Emendas para calçamento no bairro Marcial Terra. Solicitação de recursos para o esporte municipal”. O vereador ressaltou ainda a importância de a comunidade acompanhar o trabalho da Câmara: “Muitas vezes, as coisas são feitas no anonimato. Por isso uso a tribuna para informar os tupanciretanenses sobre nosso trabalho. Continuamos trabalhando cada vez mais forte para o bem de todos.”
CARLOS AUGUSTO (PP)
O destaque da fala do parlamentar foi a menção à live do cantor e trovador Antônio Oliveira, que será em benefício do Hospital de Caridade Brazilina Terra: “Parabenizo o Antônio pela iniciativa, juntamente ao Xirú Missioneiro e ao Léo Paim. A meu pedido, personalidades do mundo tradicionalista fizeram vídeos convidando para essa live. Busquei contribuir com essa bela iniciativa. Será sábado, 1º de maio, às 20hrs.". O parlamentar falou sobre situações das árvores nas ruas na cidade, que vem atrapalhando o trânsito: “Os coqueiros que existem na entrada da cidade e em outros locais já estão causando diversos problemas. Muitos atrapalham os fios de luz, outros atrapalham as manobras de máquinas agrícolas e a visão dos motoristas.”, disse, relatando também a necessidade de poda de árvores em avenida da cidade. Carlos ainda reforçou a necessidade de se ter conversas próximas com os deputados: “Uma coisa é escrever, outra é olhar no olho. É importante essa aproximação com os deputados. Trata-se de uma troca de responsabilidades, visando o melhor da população.” O parlamentar também comentou do Dia do Trabalho: “Parabenizo os trabalhadores. Ainda que seja comemorado no dia primeiro de maio, o dia do trabalhador é todo dia.”
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora falou da poda das árvores e ressaltou a necessidade de se avaliar bem a situação: “É preciso que o serviço de poda seja feito por profissionais. A última poda acabou por secar alguns galhos. Se podarmos mal e secarmos as árvores, os trabalhadores dos camelôs vão ficar no sol o dia inteiro.” Carina também ressaltou a necessidade de atuação junto aos deputados: “Temos de ir de encontro a eles. Muitos falam do uso das diárias, mas tem elas são necessárias. Em viagem, gasta-se às vezes 1000 reais, mas são conquistados 100 mil, 200 mil reais”, disse. A vereadora também discursou em favor de ações para impedir a privatização da CORSAN: “A CORSAN está praticamente vendida. O governo se elegeu dizendo que não ia privatizar, mas agora está faltando com a sua palavra. Temos que falar com os deputados, eles têm de ouvir o que nós, daqui da base, estamos manifestando. Me comprometo de ligar para os deputados do MDB no estado. Quando eles (deputados) perceberem o clamor do povo, voltarão atrás na decisão da privatização.” A vereadora ainda falou sobre denúncias relativas ao CRAS de Tupanciretã: “Tenho recebido várias reclamações: mal atendimento, demora no recebimento dos alimentos. Levei a questão ao prefeito, que me trouxe a resposta e entendeu que está tudo certo. A questão é que um relato não necessariamente mostra a prática. Creio que o atendimento pode melhorar, afinal, o poder é do povo.”, disse a parlamentar incentivando a atuação da comunidade na fiscalização dos serviços públicos.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador homenageou Júlio Correa Silveira, trabalhador do IPE em Tupanciretã, que está se transferindo para Júlio de Castilhos: “Iniciou, no dia 9 de julho de 1982, 30 anos de prestação de serviço. Quase uma vida de dedicação e competência.”, afirmou. Sobre a situação das árvores dificultando o trânsito, o vereador ressaltou a legislação vigente: “Tive uma conversa com a secretaria de planejamento, e me foi respondido que deve ser analisada a legislação. Pois há uma lei que regula o percentual de área verde nos canteiros da cidade, para absorção da água.”. Bladimir também falou da questão de instalação de controladores do trânsito: “Para aprovação da solicitação, dependemos do aval do Conselho Municipal de Trânsito. Mas creio que conseguiremos receber os pedidos.”. O vereador também revelou atuação junto ao deputado federal Afonso Hamm: “Solicitei mais uma ambulância para nosso município, além de emendas para obras de calçamento. Quanto às estradas do interior, solicitei um trato com nivelador. As comunidades do interior necessitam que essas estradas estejam em boas condições.”, informou.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora falou da indicação do contabilista para escolas municipais: “Recebi resposta do executivo falando das dificuldades de contratação. Mas pensei na possibilidade de o município repassar o dinheiro às escolas via subvenção, para pagamento do contabilista”. Jocelene também se manifestou contra a volta às aulas presenciais: “Quem conhece a realidade das escolas sabe que voltar com as aulas nesse momento é difícil. É impossível que uma criança que faz um ano que não vê os colegas e professores mantenha o distanciamento.”, informou a vereadora ressaltando que os professores vêm trabalhando bastante durante a pandemia: “Durante a pandemia, os professores estão trabalhando o triplo. Temos que prepara a aula, entrar no Google Meet, responder mensagens dos alunos. É preciso existir essa conscientização. Nós, professores, queremos estar em sala de aula, mas tem que ser com segurança.”, finalizou.
BENEZER CANCIAN (PP)
O chefe da casa legislativa falou da escolha do nome da escola cívico-militar de Tupanciretã, lendo breve biografia de Marcial Terra: “Coronel Marcial Gonçalves Terra foi um natural de Tupanciretã, atuando na política e na economia do município. Participou ativamente da revolução de 1930, comandando o movimento liberal da região da serra do Rio Grande do Sul. Também assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do RS, nos anos 50.”. Cancian ainda parabenizou o cantor e trovador Antônio Oliveira, pela live do Dia do Trabalho: “Um grande evento que terá a participação de outros artistas de renome. Uma live em prol do nosso Hospital de caridade Brazilina Terra.”, finalizou Benezer, falando que a saúde do município é uma prioridade da sua atuação como parlamentar