Em entrevista exclusiva ao programa Redação em Resumo, o prefeito Gustavo Herter Terra anunciou que Tupã irá ganhar um projeto piloto para aplicação de aulas de “Robótica Espacial” nas séries do Ensino Fundamental.
O projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. O curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.
A plataforma usa simuladores, para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de um robô Rover Veicule, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira. Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva.
Tupanciretã deve escolher um local nos próximos dias, para montar a sala de aula, e o professor não precisa entender de robótica, tampouco participar das aulas, que acontecem, somente, no ambiente virtual, com sistema de autoaprendizagem. Porém haverá custo com uma impressora 3D e outra impressora a lazer, para os alunos poderem executar a prática do aprendizado.