Na manhã desta terã (27), após reunião do COE, Gustavo Terra concedeu coletiva para informar das atualizações em relação ao combate da pandemia em Tupanciretã.
18 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM TUPÃ E DESCOBERTA DE NOVA CEPA EM PELOTAS
O prefeito iniciou sua fala alertando para a descoberta de uma nova cepa do coronavírus em Pelotas, a qual pode acarretar uma nova onda de covid-19 no Rio Grande do Sul, chegando também à Capital Estadual da Soja:
Gustavo Terra fez então um pedido aos tupanciretanenses que forem viajar para fora do município:
PRÁTICA DE ESPORTES & EVENTO DO DIA DO TRABALHADOR
Segundo o chefe do executivo, outro ponto da reunião do COE tratou da definição de quais práticas esportivas estão permitidas durante o regime atual de bandeira preta estadual:
Ainda em relação a eventos, o prefeito explicou como ocorrerá a live do Dia do Trabalhador, que busca a doação de recursos para o hospital Brazilina Terra e será transmitida ao vivo no facebook do JM Digital:
VOLTA ÀS AULAS
Quanto às aulas presenciais, Gustavo Terra explicou que a decisão é de ordem superior, no âmbito do governo estadual: “Trata-se de um regramento estadual, que inclui posicionamento do judiciário.”, disse. O prefeito ainda revelou como se dará a decisão de reabertura de escolas na Terra da Mãe de Deus:
CONFIRA AS RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS DO JM DIGITAL NA COLETIVA DE HOJE:
JM DIGITAL: Nas aglomerações que acabam ocorrendo na cidade, temos visto reclamações em relação ao procedimento dos fiscais. A prefeitura está ciente dessa situação? Como é feito o procedimento de fiscalização?
PREFEITO GUSTAVO TERRA: "Qualquer tipo de fiscalização causa certo desconforto, tanto por parte do fiscal, que está na situação desconfortável de se fazer com que se cumpra a lei, como por parte do fiscalizado, pois não acredito que alguém que está sendo multado fique feliz. São seres humanos: o fiscal deve fazer seu trabalho de maneira cordial, dentro das possibilidades; mas sabemos que, muitas vezes o fiscal é desacatado. As pessoas tem de ter ciência da culpabilidade da situação.”
JM DIGITAL: Além da covid-19, a saúde mental das pessoas também merece atenção. Ultimamente, Tupã tem se mostrado uma comunidade vítima dessas situações. Há alguma preparação para as questões psicológicas durante a pandemia?
PREFEITO GUSTAVO TERRA: “É muito importante esse assunto, pois estamos preocupados com os números de suicídios que houveram em Tupã: não é normal. Nossa vida está cada vez mais complexa, as redes sociais são um turbilhão de emoções, isso tudo somado às restrições de deslocamento e proibição de momentos de lazer está afetando os quadros de depressão e doenças psicológicas. Estamos analisando medidas preventivas: estudos que abranjam uma análise psicológica dos alunos do ensino médio; investimento em psicólogos nos postos de saúde do município, para fazermos um diagnóstico antecipado. Quanto antes tratarmos essas questões, será melhor para todos.”
JM DIGITAL: Quanto ao consumo de bebida alcoólicas em locais públicos, quais seriam as orientações para aqueles que ainda estão em dúvida quanto à legislação vigente no município?
PREFEITO GUSTAVO TERRA: “Não mudamos valores de multa. Acontece que geralmente quem consome álcool em via pública está sujeito a três multas: a por aglomeração, pois a tendência é de que ninguém bebe sozinho; a por não utilização de máscara; e a por beber em via pública. As pessoas estão proibidas de consumir bebida alcoólica em via pública. Os estabelecimentos não estão proibidos de vender, mas se permitirem que as pessoas consumam as bebidas no entorno do seu comércio, poderão ser contabilizados como formadores de aglomeração."