noticias134 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Primeira sessão legislativa do mês de maio discute melhorias de infraestrutura, veto do executivo e situação dos trabalhadores do transporte escolar

Projeto que veta a contratação de condenado por agressão contra mulheres, live beneficente organizada por Antônio Oliveira e tramitação da obra nas estradas Tupã-Santa Tecla e Tupã-Júlio de Castilhos também foram pautas da sessão

Publicada em 03/05/21 às 16:42h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primeira sessão legislativa do mês de maio discute melhorias de infraestrutura, veto do executivo e situação dos trabalhadores do transporte escolar  Compartilhar a noticia Primeira sessão legislativa do mês de maio discute melhorias de infraestrutura, veto do executivo e situação dos trabalhadores do transporte escolar  Compartilhar a noticia Primeira sessão legislativa do mês de maio discute melhorias de infraestrutura, veto do executivo e situação dos trabalhadores do transporte escolar

Link da Notícia:

Primeira sessão legislativa do mês de maio discute melhorias de infraestrutura, veto do executivo e situação dos trabalhadores do transporte escolar
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)


A primeira sessão legislativa do mês de maio teve diversos pedidos de providência visando promover melhorias urbanas de infraestrutura (como pedido de inclusão de quebra-molas em via do município), e projetos de lei oriundos do executivo para regulamentar questões relativas à escola cívico-militar de Tupanciretã (por exemplo, parceria com a SUSEPE e banco privado), à situação do transporte escolar e à prevenção do suicídio. 

Além disso, houve a leitura de ofício solicitando o retorno do atendimento presencial nos fóruns. 

 

A sessão foi extensa, com os vereadores desenvolvendo bastante seus discursos, e com a votação e discussão de pedidos de vista em relação a projetos analisados pela casa.


O projeto que impede a contratação de condenado por agressão contra mulheres teve o veto do executivo confirmado;

O projeto que prevê pagamento antecipado para os transportadores escolares foi aprovado.

 

 

Confira abaixo o resumo das falas dos parlamentares: 

 

 

CATITE (REPUBLICANOS) 

O vereador comentou da live do cantor e trovador Antônio Oliveira: “Sempre vem fazendo projetos sociais em benefício à sociedade tupanciretanense. Parabenizo ele e seus colaboradores, entre os quais o poder executivo, legislativo e o JM Digital, pela transmissão do evento. Foram arrecadados recursos financeiros e alimentos. São gestos como esse que enobrecem cada vez mais as pessoas.” Falando sobre sua viagem à Porto Alegre (feita sem utilização de diárias), Catite trouxe os resultados obtidos em reunião: “Levei daqui de nossa cidade várias demandas relativas ao esporte, à urbanização e à saúde de Tupanciretã. O principal pedido foi a requisição de uma nova ambulância neonatal para Tupã, o qual foi aceito. É um acordo afirmado: 200 mil reais para aquisição dessa ambulância. Ficamos muito felizes em estar contribuindo com a comunidade de Tupanciretã.”, disse o vereador, destacando a necessidade de atuação dos poderes para a conquista de investimentos e melhorias para o município. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 

A vereadora comentou sobre o veto ao seu projeto que prevê a impossibilidade de contratação, por parte do executivo municipal, de pessoas que já tenham condenação por agressão contra mulheres: “O projeto teve parecer constitucional da Câmara, inclusive da assessoria jurídica da nossa casa. Mas, para nossa surpresa, o executivo vetou o projeto falando da inconstitucionalidade e vício de origem. Com esse veto em mãos, fizemos um pedido de avaliação para a assessoria jurídica do IGAN, que disse que o processo estava dentro dos conformes. Depois disso, para nossa surpresa, o parecer da nossa casa passou a ser favorável ao veto. Fica a dúvida quanto aos motivos que levaram ao veto. Se hoje, em nossa votação, acompanharmos o veto do prefeito, estaremos contra o respeito à pessoa humana, em especial, contra às mulheres.”, declarou veementemente. 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP) 

O parlamentar falou de seu terceiro projeto, que versa sobre a obrigatoriedade de retirada de cabos e equipamentos excedentes dos postes do município: “Todos devem ter percebido o descaso das empresas de telefonia e internet com a organização dos cabos em via pública, inclusive atrapalhando o trânsito de carros e pedestres.”, disse Bladimir mostrando fotos de situações de descaso. O vereador elogiou a atuação do prefeito Gustavo Terra em relação ao desenvolvimento de Tupanciretã, em específico, ao distrito industrial: “Três empresas já confirmaram instalação, as quais, por si só, gerarão mais de 150 empregos. Isso já está definido”, disse. O vereador revelou pedido de revisão administrativa por parte do prefeito em relação ao asfaltamento das estradas Tupã-Santa Tecla e Tupã-Júlio de Castilhos: “Os progressistas estão empenhados na realização dessas obras. Só assim desenvolveremos emprego e qualidade de vida para nossa população. Também revisaremos o projeto do transporte coletivo”, informou. Bladimir ainda parabenizou a live realizada por Antônio Oliveira: “Congratulo a todos os envolvidos. A imprensa, a cultura, o executivo, os vereadores que colaboraram, e todas as pessoas que deram sua contribuição. Todos pensando no bem comum do nosso município.”, finalizou. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 

O vereador falou do projeto de inclusão para institucionalização de data que homenageia o Rotary Club: “Que seja incluso no calendário de eventos do nosso município o Dia do Rotary Club, em 17 de março, dia no qual foi criado o Rotary de Tupanciretã.”, disse. Benezer ainda comentou da moção de apoio à agricultura familiar, feito em conjunto pelo poder legislativo da Capital Gaúcha da Soja. O vereador também parabenizou a atuação dos Bombeiros Voluntários, em especial no último final de semana: “Houveram algumas situações de sinistro, no assentamento Santa Rosa, por exemplo, na qual os Bombeiros atenderam a população com responsabilidade e zelo.”, afirmou. Benezer comentou de sua participação na live realizada por Antônio Oliveira: “Muita satisfação em estar presente, participando como representante do poder legislativo. Parabenizo todas as pessoas que se envolveram na realização desse projeto, que foi um grande sucesso. Foi uma bela iniciativa que trouxe grande resultado para o Hospital Brazilina Terra”, declarou o vereador, enfatizando a necessidade de trabalho em conjunto para a conquista de melhorias para o município. 

 

 

 

 

 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 

Como de costume, o vereador iniciou sua fala prestando votos de pesar. Ronaldo também parabenizou o Rotary Club pela atuação em Tupã: “O clube faz um trabalho incansável em prol dos Bombeiros Voluntários” e comentou da atuação do padre Jair, conhecido sacerdote que atuou em Tupanciretã, que está em vias de se tornar bispo. O vereador ainda falou da atuação da Paróquia Mãe de Deus na sociedade tupanciretanense: “São 230 famílias que, nesse momento de pandemia, estão sob os cuidados da Igreja Católica. Não adianta ir na igreja e então descriminar os pobres. Jesus disse que todos são iguais.”. Finalizando sua fala, Ronaldo Salles comentou das movimentações do PSDB gaúcho: “Por unanimidade, Lucas Redecker foi aclamado como presidente estadual do PSDB.”, e parabenizou a live realizada pelo cantor Antônio Oliveira: “Live de sucesso, que arrecadou fundos para o hospital Brazilina Terra. Parabenizo todos os artistas que participaram desse evento.” 

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 

A parlamentar iniciou sua fala parabenizando a live realizado por Antônio Oliveira. Além disso, Arlete também comentou sobre o veto ao projeto de lei que impossibilita a contratação de condenados por agressão contra as mulheres pelo poder público do município.  “O projeto é inconstitucional conforme a lei da lei orgânica municipal, por isso sou favorável ao veto. Sou a favor das mulheres, mas deve-se observar a legislação vigente.”, explicou. 

 

BENHUR TERRA (PSDB) 

O vereador tratou de questões referentes ao desempenho de trabalho das secretarias municipais: “Estou fazendo visitas em todas as secretarias do executivo municipal, e, em visita ao ginásio municipal (onde é situada a Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer) pude testemunhar toda a equipe a postos, trabalhando. Parabenizo a equipe de trabalho”, disse Benhur, ressaltando os trabalhos de restauração que foram realizados no ginásio Bonumazão 

 

CARINA VALAU (MDB) 

A vereadora parabenizou todos os trabalhadores do município pela data comemorativa do último sábado, e elogiou a atuação de Antônio Oliveira em sua live beneficente: “Um cidadão de honra do nosso município, fazendo papel de assistência social, que inspira a comunidade e os órgãos públicos.”, disse. Comentando sobre a situação das obras na estrada Tupã-Santa Tecla, Carina também destacou a necessidade de amadurecimento político do município: “Temos a mania de sempre acharmos um ‘pai da criança’. Eu estou aqui para somar, meu nome não precisa aparecer. O MDB tem um trabalho social em Tupanciretã, e nunca foi divulgada uma foto nossa, porque não precisa. Temos de aprender a trabalhar em parceria, só assim conseguiremos crescer.” Quanto ao projeto de lei relativo ao transporte escolar, Carina levantou dúvidas quanto à justificativa do projeto, que busca a antecipação parcial aos prestadores de serviço: “O mesmo valor que já estava nos cofres públicos no ano passado será pago agora. Gravarei um vídeo para explicar melhor essa pauta à comunidade”, finalizou a vereadora ao atingir o tempo máximo de sua fala. 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 

O parlamentar parabenizou a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Fátima Savian: “Já é o terceiro mandato da professora. A Liga conduz um excelente trabalho em Tupanciretã, que deve ser exaltado. Muitas vezes, aquilo que não é da alçada do município, a Liga consegue resolver”. O parlamentar também destacou a importância da aquisição de ambulância neonatal pelo município: “É realmente uma necessidade que temos. Na semana passada, foi necessária uma ambulância para translado até Bagé, e o custo do contrato chegou aos 11 mil reais.”. Quanto a questões de infraestrutura, o vereador garantiu o início de melhorias no bairro Riachuelo: “A partir de amanhã, será iniciado o processo de calçamento. Foi um recurso que consegui 3 anos atrás, e que, por motivos burocráticos, só passará a ser utilizado agora.”. Destacando a live do Antônio Oliveira, o vereador parabenizou todas as mães do município, que terão seu dia comemorado no próximo domingo (9): “Sabemos que dia das mães é todos os dias, mas o domingo será especial, para refletirmos melhor sobre como tratamos nossas mães. Parabenizo todas as mães, que sempre recebam o reconhecimento dos filhos". 




 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.