Em entrevista para o programa Redação em Resumo desta terça-feira (4), a assistente social Carla Silva e a professora Sabrina Costa – ambas profissionais da APAE de Tupã – falaram sobre campanha que está sendo promovida pela associação, a qual busca promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho:
- “Estamos sempre inovando, buscando novos projetos para as famílias. Um exemplo disso é o trabalho de divulgação que realizamos agora no dia do Trabalho. Fizemos material informativo, falando sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, destacando a importância desse tema e também a questão das cotas. Ressaltamos o quanto as pessoas precisam de oportunidade, e o que isso acarreta na vida deles. Inclusive, o garoto propaganda da nossa campanha foi um aluno nosso (Elias Vargas Ferreira), que já está inserido no mercado de trabalho.”, disse Carla ressaltando a proatividade do aluno Elias na busca por emprego.
As profissionais também falaram como se dá o processo de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho:
- “Ainda não tivemos um grupo específico de preparação para mercado de trabalho. Mas viemos inovando, em conjunto com a Federação Nacional das APAEs, para preparar a pessoa com deficiência para a vida, no sentido de autonomia, empoderamento, e de conhecimento dos seus direitos. Tudo isso é uma consequência que faz com que tenhamos um projeto de inserção no mercado de trabalho. O nosso aluno que está atualmente trabalhando conseguiu isso praticamente por suas próprias forças. Sabemos da legislação e das cotas que as empresas tem que cumprir, mas o principal foco é mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência é capaz de exercer funções no mercado de trabalho. O objetivo é que a empresa não necessariamente contrate alguém com deficiência só por questão de cumprimento da legislação, mas porque quer participar no processo de inclusão dessas pessoas, e assim contribuir para a sociedade”, declarou a assistente social.
Detalhando o processo desenvolvido dentro da instituição, a professora Sabrina ressaltou os principais pontos trabalhados com os alunos da APAE:
- “Existem pontos muito importantes, que sempre falo para os meus alunos. São eles: a defesa dos próprios direitos, o apagamento de rótulos, a participação e o desenvolvimento da autonomia. Temas que são desenvolvidos nas APAEs de todo o país. Na APAE de Tupanciretã, estamos trabalhando bem forte esse empoderamento dos nossos alunos. Outra coisa que destacamos em nosso projeto é o seguinte: nós deveríamos, juntos enquanto sociedade, dar oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência. Falamos com muitas firmas, que elogiam muito a atuação profissional dessas pessoas.”, explicou a professora, incentivando as empresas do município a abrirem vagas para pessoas com deficiência.
Ao final da entrevista, a assistente social Carla Silva agradeceu o apoio da comunidade, e também destacou como o trabalho da APAE vai além da pessoa com deficiência, atendendo também as pessoas próximas:
- “Nosso trabalho é feito com muito amor e dedicação. Não atendemos unicamente uma pessoa, toda a família é inserida no contexto. É muito gratificante ver o reconhecimento da sociedade, estamos sempre nos empenhando em fazer o melhor.”, disse Carla.