Durante a coletiva da manhã desta sexta (14), o prefeito Gustavo Terra, além de esclarecer a transferência de Tupanciretã para a Coordenadoria de Saúde de Santa Maria, também informou sobre outros assuntos nos quais o executivo vem trabalhando, listando também Projetos de Lei que estão sendo desenvolvidos pela administração.
O prefeito listou uma série de concessões conquistadas em conjunto com deputados estaduais, junto ao governo do estado. As emendas vêm para propiciar investimentos na infraestrutura das estradas do município, e também melhorias nas áreas da saúde:
- “Junto ao deputado Jerônimo Goergen, conseguimos a liberação de 500 mil reais para pavimentação. E também a garantia de que, até o fim do ano, Tupanciretã receberá investimentos no total de 1 milhão de reais em recursos livres, que nós usaremos, prioritariamente, na pavimentação. O deputado Pedro Westphalen, a princípio, está agendado para vir à Tupanciretã hoje (sexta, 14) à tarde para entrega de ofício. O parlamentar nos sinalizou uma emenda de 350 mil reais para uma ambulância com UTI neonatal. Recentemente, tivemos que locar uma ambulância com UTI neonatal da Unimed Santa Maria que nos custou 11 mil reais. A partir disso fui atrás dessa ambulância para o nosso município, para que não precisemos fazer mais locar o serviço.”, revelou o prefeito.
Outro anúncio de extrema importância para a saúde do município também estava relacionado às emendas conquistadas junto ao deputado Pedro Westphalen:
- “Conseguimos, junto ao deputado, emendas para compra de equipamentos hospitalares. São 725 mil reais que serão investidos em saúde. Quase a metade irá para a ambulância neonatal, e o restante em equipamentos para o Hospital de Caridade Brazilina Terra. Um exemplo de dispositivo que será adquirido é um mamógrafo. Demanda importante, pois é um equipamento de extrema necessidade para as mulheres do município, do qual não dispomos no hospital.”
Os anúncios de Gustavo Terra também abarcaram outras áreas da administração pública, como a aquisição de veículos especializados:
- “Em uma parceria do município com a Secretaria da Agricultura, traremos, por um período entre 60 a 90 dias, um trator de esteira. Além de aumentar nosso parque de máquinas, utilizaremos o veículo no parque industrial e também no alargamento de estradas. Há uma vasta gama de utilidades para esse trator de esteira. Além disso, tínhamos antigamente uma patrulha agrícola de cinco municípios (Tupanciretã, Jari, Jóia, Júlio de Castilho e Pinhal Grande), na qual tínhamos alguns equipamentos que ficavam em torno de 60 dias em cada município. Isso foi desfeito, liderei um movimento para distribuirmos os equipamentos entre os municípios. Ficamos com uma patrola e um rodo. O rodo havia sido movido para Coqueiros do Sul. Ontem, consegui fazer a liberação desse rolo para Tupanciretã. Era uma deficiência do nosso parque de máquinas, pois é um equipamento necessário para planificação das estradas no interior. Semana que vem o rolo deve estar em nossa cidade.”, informou o chefe do executivo, que revelou que o município deve receber ainda outro rolo, através de emendas junto ao deputado Covatti Filho.
O prefeito ainda revelou em detalhes os trâmites da negociação para a retomada das obras na estrada Tupanciretã-Santa Tecla, demanda da comunidade tupanciretanense há décadas:
- “O deputado Frederico Antunes tem sido grande advogado do nosso município. É o líder do governo na Assembleia, e uma pessoa extremamente dedicada. Historicamente, tem defendido os interesses do produtor rural a quase três décadas. Inclusive teve atuação brilhante na legalização dos transgênicos, e segue nos ajudando de lá pra cá. Desde o início do mandato, venho fazendo tratativas com o deputado junto ao DAER para melhoras nas nossas estradas (Tupã-Santa Tecla e Tupã-Júlio de Castilhos). À época, as obras na estrada Tupã-Santa estavam arquivadas devido a desativamento da pedreira. A estrada que liga Tupanciretã a Júlio constava como planejada, mas sem perspectiva de início nas obras. Então, fiz solicitação de revisão administrativa de ambas as estradas e consegui que o deputado Frederico indicasse 10 milhões do orçamento do DAER para realização das obras neste ano de 2021. Uma soma de 10% do orçamento anual do DAER será destinada para retomarmos a estrada Tupã-Santa Tecla.”, disse.
O prefeito ainda fez uma linha do tempo da situação da estrada Tupã-Santa Tecla durante diferentes governos estaduais:
- “Tenho tratado junto ao DAER e a empresa que fará a obra a questão de pedreiras. Já estamos fazendo o recálculo do projeto. Os 10 milhões serão utilizados a partir de Tupã até Santa Tecla, pois quanto mais perto da cidade, maior a circulação de veículos. Em relação ao histórico de investimento estadual para essa obra, eu mesmo já participei, como produtor rural, de questões relacionadas a essa pauta. Conseguimos, junto do governador Rigotto, o projeto da obra. Esse foi o primeiro grande passo. Em um segundo momento, a governadora Yeda Crusius iniciou a obra. Foi feito aterramento, instalação de rótulas. Acontece que os investimentos ficaram atrasados por décadas. Nós deveríamos ter as estradas do interior todas pavimentadas, pela posição importante que a cidade ocupa na economia do município.”, declarou o prefeito.
Além dos investimentos que já estão garantidos, ainda há a expectativa de que recursos sigam chegando em Tupanciretã em 2022, para a continuidade das obras:
- “Existe a previsão de mais 15 milhões para a estrada Tupã-Santa Tecla no ano de 2022. Dinheiro proveniente da venda da CEEE Distribuidora, caso a empresa seja privatizada. E mais 20 milhões para a estrada Tupã-Júlio. Semana que vem, teremos uma reunião em POA junto ao prefeito de Júlio. Ainda não asseguro a informação, pois costumo trazer fatos e não informações pela metade”, declarou Gustavo Terra, explicando que as obras na estrada Tupã-Júlio relativas à metade mais próxima do município vizinho são feitas pela administração pública de Júlio com a ajuda de recursos de terceiros. As obras da metade próxima a Tupanciretã, porém, serão feitas com recursos próprios do município.
AUXÍLIO PARA FILHOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Gustavo Terra ainda revelou projeto de incentivo ao pequeno trabalhador rural. Uma parceria junto à Secretaria de Desenvolvimento Social do Município:
- "Quero me dirigir agora a todos os agricultores familiares de Tupanciretã, das aproximadamente 30 comunidades rurais do município: estaremos lançando um programa de apoio à permanência dos jovens no campo. Temos uma preocupação muito grande para que os futuros produtores permaneçam nesse setor. Ser produtor, independe do tamanho da área plantada, é questão de DNA. A vocação é muito importante. Para conseguir ficar analisando o clima e os valores das commodities diariamente, é necessário vocação. Vamos disponibilizar a bolsa da juventude rural: 100 reais mensais aos filhos dos pequenos agricultores que estão estudando, para estimularem essas crianças a seguirem no campo e se tornarem os produtores rurais das novas gerações. Para mim, produtor rural não tem tamanho, tem vocação. É uma atividade nobre relacionada a segurança nacional.”, disse.
Com o início das aulas enquanto o transporte coletivo ainda regulariza seus cadastros para funcionamento, o prefeito Gustavo Terra esclareceu a situação dos alunos que dependem do transporte para se deslocar até as escolas:
- “Os alunos das escolas estaduais que necessitam do transporte estão tendo o ensino remoto sem prejuízo. Nosso acordo com as empresas de transporte prevê que elas estejam legalizadas no dia 1º de junho. Eles pediram esse prazo para mobilizar os papéis e ações necessárias para providenciar essa questão. Não houve uma mudança de ideias, mas um respaldo para que pudéssemos fazer isso sem imprudência administrativa.”, informou.
O prefeito também ressaltou que a situação das escolas depende diretamente da situação da pandemia:
- “Ontem (quinta, 13), vimos um aumento nos casos de covid-19. Caso a situação siga nessa direção, teremos que tomar medidas preventivas que poderão afetar as aulas presenciais. Temos uma vigilância permanente. Se tudo correr bem, retomaremos as aulas no dia 1º. Sei da preocupação de muitos pais. Aqueles pais que não quiserem mandar seus filhos, podem decidir dessa forma. Tentamos vacinar os professores, mas o STF proibiu a vacinação dos professores. A culpa não é dos prefeitos. Sou filho de professores, acho uma das profissões mais nobres do mundo. Mas também entra a questão de outras profissões que demandam vacinação, pois estarem mais expostas ao vírus. Sendo assim, vejo como difícil a possibilidade de o STF rever a decisão.”
PROJETOS DE LEI EM DESENVOLVIMENTO
O prefeito também listou Projetos de Lei que estão sendo atualmente pautados pela administração:
Projeto de LEI nº 26 - Programa municipal para prevenção ao suicídio e promoção ao direito ao acesso à saúde mental em Tupanciretã:
- “Há uma preocupação muito grande com essas questões, que aumentaram durante a pandemia. A reclusão, a baixa convivência com os amigos e a diminuição dos momentos de lazer impactam diretamente na saúde mental.”
Projeto de Lei nº 29 – Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial:
- “Encaminhamos esse Projeto de Lei complementar. Jamais compactuarei com descriminações de qualquer tipo. Considero todos os 24 mil tupanciretanenses de igual forma. Isso está na Constituição e será sempre uma preocupação nossa.”
Projeto de Lei nº 28 - Políticas Públicas de enfrentamento à violência doméstica e cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Projeto de Lei nº 30 - Vedação para Nomeação de Condenado por Crime de Violência Contra a Mulher no Âmbito da Administração Pública em Tupanciretã.
- “Temos uma Câmara comprometida e parceira, que sempre busca o bem da comunidade. Estamos sempre dialogando e buscando o comum acordo para beneficiar a comunidade.”, finalizou o prefeito.