Com reunião do COE prevista para a manhã desta terça (18), o prefeito Gustavo Terra comentou sobre as últimas deliberações na saúde de Tupanciretã, que deverão ser pautas da reunião de amanhã.
As duas principais pautas dizem respeito à mudança no sistema de controle da pandemia no Rio Grande do Sul (que mudou do sistema de bandeiras para os chamados 3As de Monitoramento), e ao retorno de Tupanciretã para a região de saúde de cobertura de Santa Maria.
Sobre o novo método de controle da pandemia definido pelo governo estadual, o prefeito Gustavo Terra informou que a medida permitirá que os prefeitos tenham maior autonomia para tomar decisões:
- “Essa nova classificação de controle, os chamados 3As, foi uma maneira de passar para os prefeitos a responsabilidade (pela gestão da pandemia) e o governador ser um fiscal das prefeituras. Na prática, eu até concordo com a decisão, pois sempre achei que os prefeitos têm uma noção mais meticulosa da realidade do seu município.”
Ainda assim, Gustavo Terra reforçou que qualquer mudança que venha a ser tomada na administração da pandemia em Tupanciretã terá de passar, obrigatoriamente, pelo COE:
- “Em relação à adesão ao regramento estadual, aquilo que cabe dentro da nossa autonomia, vou submeter tudo ao COE, para que as decisões sejam tomadas em comum acordo, como é o meu feitio.”, disse o prefeito.
E destacou a importância do boletim dessa segunda (17) nas decisões que serão tomadas pelo COE:
- “O ponto chave é o boletim de hoje (segunda, 17) à noite. Não podemos ultrapassar os 50 casos.”, ressaltou o chefe do executivo.
Comentando sobre a realocação de Tupanciretã para a Coordenadoria de Saúde de Santa Maria, o prefeito afirmou que as tratativas já estão sendo feitas junto à Associação dos Municípios da Região Central (AMCENTRO):
- “Estamos tratando apenas com a AMCENTRO, não há mais vínculos com a AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí). Nossa demanda, a partir de agora, será direcionada com Santa Maria. Já saiu no Diário Oficial.”, informou o prefeito.
Apesar disso, o prefeito ressaltou que algumas vinculações com órgãos da região de Cruz Alta continuarão ativas:
- “Com a COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí) continuaremos tendo relações, pois existe um consórcio para prestação de serviço. Já na próxima semana, tudo estará esclarecido. Ainda não tivemos reunião com a AMCENTRO para tratar dessas mudanças.”, disse Gustavo Terra explicando que a reunião do COE tratará dos procedimentos a serem adotados junto a AMCENTRO, e também da questão de médico regulador.