noticias343 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (24) comenta a resolução da situação da ACIMEC e a questão das aulas presenciais em Tupanciretã

Possibilidade de uma terceira onda de covid-19 também instigou os vereadores a proporem projetos para auxiliar o setor comercial e os alunos carentes

Publicada em 24/05/21 às 19:19h | |Jornal Manchete Tupanciretã Digital 

Compartilhe nas redes sociais

Sessão legislativa desta segunda (24) comenta a resolução da situação da ACIMEC e a questão das aulas presenciais em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)




A sessão legislativa dessa segunda (24) contou com diversos comentários elogiosos à atuação do prefeito Gustavo Terra na resolução da regularização de abastecimento de água na região da ACIMEC, pauta que era demandada pela comunidade há vários anos. 

 


Além disso, a situação das aulas presenciais durante a pandemia, aliada à possibilidade de uma terceira onda de covid-19, ocupou grande parte das falas dos parlamentares. O processo seletivo da escola cívico-militar também foi lembrado. 

 


Não houveram votações na Ordem do Dia. 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo o resumo das falas dos vereadores: 

 

CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar parabenizou o prefeito pela atuação no imbróglio envolvendo a ACIMEC: “Esse problema já durava oito anos. Mas assinamos o acordo de lideranças de manhã, e à tarde já estava pronto o serviço”, destacando também a isenção da tarifa de água por três meses para os moradores do local. Carina também comentou sobre fala do prefeito Gustavo Terra a respeito da possibilidade de uma terceira onda de covid-19 em Tupã: “Estamos todos preocupados. Mas imaginem como está o psicológico do pessoal da saúde, que está há 1 ano e meio atuando na linha de frente” disse a vereadora, revelando a sugestão de projeto de lei para contratação de psicólogo para auxílio dos profissionais da saúde. Outro projeto de lei fala da distribuição da merenda escolar para famílias carentes: “Precisamos tornar a política pública de ação social. Os gastos com água, luz, telefone e transporte que não aconteceram durante esse 1 ano e meio de pandemia podem ser convertidos em comida para as famílias que passam dificuldades financeiras”, defendeu. 

 
BLADIMIR PEREIRA (PP) 
O vereador comentou sobre pedido de providência relativo às estradas vicinais do município: “Nossas estradas não acompanham o atual grau de evolução da agricultura. Temos de adequá-las à realidade atual”, afirmou. Outro pedido do vereador versava sobre o saneamento básico municipal: “São problemas que vêm de décadas, mas nós, vereadores, temos que solucioná-los juntos. É questão de saúde pública”, disse Bladimir pedindo obras de infraestrutura em rua do município. O parlamentar também comentou sobre o processo seletivo da escola cívico-militar: “Quero parabenizar os organizadores do concurso. As notas não foram disponibilizadas exatamente para não constranger as crianças que prestaram o processo seletivo pela primeira vez”, disse o vereador, explicando que as notas estão disponíveis junto à Secretaria de Educação. Bladimir comentou  ainda sobre a situação da covid-19 em Tupã: “Parece que alguns tupanciretanenses não estão preocupados. Temos de repensar o reinício das aulas presenciais. Temos de ter sensibilidade e pensar nos outros”, finalizou. 

 
BENHUR TERRA (PSDB) 
O parlamentar parabenizou os alunos que realizaram o processo seletivo para a escola cívico-militar, em especial, os estudantes do colégio Flory Druck Kruel: “Foram 79 inscritos para realização da prova, e 57 desses alunos foram aprovados”, comemorou Benhur Terra. O vereador também fez questão de destacar a atuação do prefeito Gustavo Terra na resolução da situação da ACIMEC: “Situação de muitos anos, que poderia ter sido resolvida antes. O prefeito está de parabéns”, afirmou. Benhur também falou sobre solicitação de viatura para a Brigada Militar: “Estive em conversas com a bancada do PSDB, que irá trabalhar para agilizar a situação. Tomara que consigamos”, disse. Comentando sobre os Bombeiros Voluntários, Benhur ressaltou a atuação da corporação: “Parabéns pelo trabalho. Em uma pequena parte daquela área onde insistíamos na construção de um ginásio para os estudantes da escola Flory Druck Kruel, os bombeiros montaram uma estrutura maravilhosa”, disse o parlamentar, ressaltando seu desejo pela antecipação da vacinação dos professores e pedindo sensatez ao prefeito na decisão sobre retorno às aulas presenciais. 

 
ARLETE SILVEIRA (PP) 
A parlamentar comentou sobre pedido de providência que fala de tráfego de carros em alta velocidade em rua do município: “Moradores estão pedindo a instalação de um quebra-molas o mais breve possível, para proteção das pessoas que moram e circulam na região”, disse a vereadora destacando outro pedido para instalação de contêiner de lixo. Arlete também elogiou a atuação de Gustavo Terra no imbróglio da ACIMEC: “A equipe municipal foi eficiente em reestabelecer a água potável para as famílias moradoras da SIMEC”, afirmou. A vereadora também desejou sucesso e êxito para os alunos aprovados para ingresso na escola cívico-militar. Arlete finalizou sua fala pedindo para que a comunidade siga observando os cuidados na prevenção do coronavírus. 

 
CATITE (REPUBLICANOS) 
O vereador parabenizou a Secretaria de Educação pela realização do processo seletivo da escola cívico-militar: “Processo feito de uma maneira responsável e transparente. Parabenizo ainda os alunos que participaram das provas”Catite foi mais um vereador que destacou a importância da resolução do problema hidráulico na ACIMEC: “Uma luta de vários anos. Muitas pessoas tentaram e articularam politicamente, mas não tiveram êxito. Gustavo Terra teve iniciativa e boa vontade em resolver o problema. Acima de tudo, o prefeito teve atitude de gestor”, afirmou, destacando a rapidez com que a questão foi resolvida. 

 

 

 


 

 

 
JOCELENE AQUINO (PT) 
A parlamentar expressou preocupação com a possibilidade de uma terceira onda de covid-19 no contexto escolar atual: “As escolas vão colaborar significativamente com o aumento dos casos. Temos turmas lotadas em algumas escolas, e esse é um espaço que facilita a proliferação do vírus”, disse, destacando que a vacinação dos professores ainda está por chegar: “Peço que o COE municipal, e nós vereadores, fiscalizemos as escolas estaduais. Eu dei aulas em salas cheias de alunos. É uma situação complicada e perigosa”, afirmou. Jocelene também sugeriu a criação de um auxílio emergencial municipal, caso a terceira onda se confirme: “Não apenas para pessoas físicas, mas também para o comércio local. Pois eles terão que fechar e perder seu ganho de renda. É preciso que se pense algo de maneira preventiva, para que as pessoas possam ficar em casa se sentindo confortáveis e em condições de manter sua dignidade”, finalizou a vereadora. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
O chefe do legislativo municipal também parabenizou Gustavo Terra pela resolução da situação da ACIMEC: “São essas atitudes que nos enchem de orgulho por termos ajudado a resolver o problema da nossa comunidade. Fica meu agradecimento aos colegas de legislativo que entenderam a urgência da votação dessa matéria”, afirmou. Comentando sobre suas participações nas reuniões do COE, Benezer revelou tratativas para resolver a situação do ensino presencial: “O prefeito está muito preocupado com a situação das escolas em meio à pandemia. Nessas reuniões, vem sendo discutida a melhor forma, que não prejudique nem professores e nem alunos. É uma situação delicada, mas, com certeza, serão tomadas atitudes para evitar que algo de errado aconteça com qualquer um de nós, tupanciretanenses”, disse o vereador, ressaltando como os números de casos de covid-19 estão voltando a aumentar na região. O parlamentar ainda comentou da Sala do Empreendedor, local de prestação de serviços instalado na Prefeitura Municipal: “Espaço de atendimento que reúne diversos serviços em um único local, para facilitar a vida do microempreendedor. Tais como: emissão de guia de recolhimento mensal, realização de declaração anual, solicitação de abertura ou baixa de empresa. A Sala do Empreendedor auxilia a sanar as dúvidas referentes ao microempreendedor individual”, finalizou.  

 
RONALDO SALLES (PSDB) 
Prestando votos de pesar, o parlamentar expressou condolências aos tupanciretanenses falecidos nos últimos dias. O parlamentar também comentou da instalação de distribuição de água na região da SIMEC: “É uma labuta que vem há uns 2, 3 anos. Estive entre as pessoas que começaram a articulação da situação em mandatos passados. Era uma área estadual, o que dificultou a resolução. O ex-prefeito Guga foi muito esforçado e, agora, Gustavo Terra solucionou a situação. Independentemente de quem agiu, o mais importante é que o problema foi resolvido e as famílias agora têm acesso à água. Esse é o verdadeiro objetivo da política democrática e comunitária”, finalizou Ronaldo Salles. 

 

 
CARLOS AUGUSTO (PP) 
O parlamentar parabenizou os candidatos aprovados para ingresso na escola cívico-militar da cidade e também a administração municipal, pela resolução da situação hidráulica na ACIMEC: “O prefeito passou praticamente todo o fim de semana junto deles, acompanhando e coordenando os trabalhos. Espero que as pessoas possam ter acesso à água potável e conseguir melhorias em saúde”, disse. Carlos também comentou sobre sua indicação que busca permitir desconto para aqueles que estão com o IPTU atrasado: “Foi aprovado por nós vereadores e, agora, os interessados devem contatar a Secretaria da Fazenda, no local de retirada dos carnês do IPTU, para receber as orientações”, informou. O vereador também expressou preocupação com o aumento dos casos de covid-19 no país: “Vamos nos cuidar. Temos de seguir as orientações técnicas e médicas das autoridades, que comprovadamente sabem o que estão dizendo", finalizou. 

 

 

 

 




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.