A quarta (26) será um dia de grandes eventos astronômicos no céu de Tupanciretã.
No final da madrugada, por volta das 5h45min, um eclipse lunar (situação que acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, e o nosso planeta projeta sua sombra sobre o nosso satélite natural) começará a tomar forma. Apesar desse eclipse sombrear totalmente a superfície da lua, o território brasileiro não se encontra em uma posição favorável para sua observação.
Porém, o Rio Grande do Sul está em uma área que permite a visualização parcial do eclipse, o qual deverá ser visível nos momentos próximos ao nascer do sol. A lua aparecerá, no lado oposto à aurora, sombreada por uma tonalidade mais escura, que pode se aproximar do marrom e do vermelho.
No final do dia, será a vez da Super Lua surgir no firmamento.
Posicionada no ponto de maior proximidade em relação ao planeta Terra, o astro parecerá maior, inclusive ultrapassando o tamanho da Super Lua testemunhada em abril na Terra da Mãe de Deus. Por volta das 18h45min, a lua cheia aparecerá, mais brilhante do que o normal, no horizonte oposto ao pôr-do-sol.
A previsão do tempo para a quarta-feira indica céu com poucas nuvens, condição relativamente favorável para as observações.