Em entrevista coletiva realizada no final da manhã desta quinta (27), após reunião do COE, o prefeito Gustavo Terra prestou esclarecimentos à comunidade sobre atualizações nas medidas de prevenção ao coronavírus em vigência no município, e também sobre a regularização dos moradores do Quadro do Frigorífico.
- “Primeiramente, nas reuniões do COE, fazemos uma análise dos índices epidemiológicos atuais do município. A princípio, nosso cenário é de estabilidade. Estamos girando em torno dos 50 casos. Não temos nenhuma internação no Hospital Brazilina, mas temos quatro tupanciretanenses em UTI fora do município: dois em Santiago, um em Ijuí, e um em Canoas. Alguns estão em estado grave, algo muito preocupante”, revelou o gestor municipal.
Apesar do momento estável da pandemia em Tupanciretã, a vacinação segue constante, buscando imunizar o maior número de tupanciretanenses possível. Gustavo Terra detalhou as últimas definições relativas às etapas de vacinação, resumindo os grupos que serão vacinados nos próximos dias:
- “Tive a felicidade de, em uma atitude administrativa, determinar a vacinação dos professores. Começamos hoje (quinta, 27), e acredito que terminaremos a vacinação da primeira dose na próxima quarta (2). Ainda na semana que vem, vacinaremos as pessoas do interior do município que ainda não se vacinaram e também o grupo das comorbidades. Aquelas pessoas cuja categoria já foi vacinada e eles não se fizeram presentes, terão oportunidade de receber o imunizante na semana que vem. Também faremos a segunda dose da vacina da Oxford, para os que receberam a primeira dose até 3 de março“, disse.
Gustavo Terra ainda fez um apelo para que a comunidade evite a formação de fila nos locais de vacinação:
- “Peço para que a comunidade não faça fila e não se dirija aos pontos de vacinação de madrugada. Temos previsão de geada na segunda-feira (31) e em vários dias da semana. Venham de manhã cedo. Em muitos dias, a distribuição de fichas nem será necessária, pois o número de doses é superior ao número de pessoas da categoria a ser vacinada. Por exemplo: os professores aqueles que receberão segunda dose da vacina da Oxford. É só chegar na hora e se vacinar”, informou.
Perguntando pelo JM Digital sobre os motivos que levaram ao melhoramento do índice de vacinação em Tupanciretã, Gustavo Terra atribuiu o avanço a mais de um fator:
- “Considero-me um gestor responsável e atento a todas as causas. Estou preparado para os próximos passos, e penso muito nisso, para que não sejamos surpreendidos. Essa melhora no número de vacinados foi motivada por um somatório de fatores, mas, com certeza, a mudança de coordenadoria influenciou; assim como o nosso planejamento estratégico e toda a equipe da administração municipal envolvida nessas tarefas”, respondeu o prefeito.
O JM Digital também indagou o prefeito sobre a previsão feita em coletiva anterior, que falava da possibilidade da terceira onda da covid-19 chegar até Tupanciretã nos próximos 30 dias:
- “Essa previsão se mantém, por mais que ainda estejamos em instabilidade, pois temos um trânsito intermunicipal muito grande. Existem dois tipos de trânsito intermunicipal: aquele que é motivado por trabalho, e outro motivado pelo lazer. Peço às pessoas que realizam esse trânsito por lazer para que suspendam essas viagens e fiquem em casa. Vamos administrar a entrada dessa terceira onda, para que ela chegue pequena até nossa cidade. Agora, o trânsito intermunicipal por trabalho é impossível de interromper. Um exemplo nesse sentido é o transporte de grãos. Indo até o porto de Rio Grande, esse tipo de trânsito vai exatamente no local por onde a terceira onda está chegando ao estado. Assim, esses transportadores poderão ser vetores dessa terceira onda”, explicou Gustavo Terra.
Situação que causou preocupação na comunidade nas últimas semanas, o contágio por covid-19 nas escolas municipais também foi assunto comentado pelo prefeito:
- “Não tenho informação de nenhum caso positivo em escolas, além aqueles dois que fiquei sabendo anteriormente. Mas ocorreu uma situação que é importante citar: um pai de família positivou e sua esposa estava na rua junto dos dois filhos, os quais estavam com febre. A temperatura das crianças foi medida, a mãe discutiu e se negou a levar as crianças a fazerem exame. Isso demonstra uma atitude de ignorância frente a um cenário caótico, que pode levar até a perda de entes queridos. Imaginem se essas crianças fossem ao ambiente escolar, o estrago que isso causaria em nossa comunidade”, revelou o prefeito, destacando a importância de se obedecer às regras de combate à pandemia.
REGULARIZAÇÃO DOS MORADORES DO QUADRO DO FRIGORÍFICO
- “Finalmente, estamos iniciando, na tarde de hoje, o trabalho a campo do cadastramento dos moradores do quadro do frigorífico. Já estou bem adiantado, em relação ao Governo do Estado, no processo de distribuição e cadastramento do registro desses imóveis aos moradores: a regularização fundiária urbana do Quadro do Frigorífico. Já vinha tratando disso, mas não costumo divulgar o que não está pronto. A equipe foi montada e já está tudo organizado. Na semana que vem, darei andamento ao início do processo de georeferenciamento desses moradores. Será montado um QG na Associação do Quadro do Frigorífico a partir de hoje. Será feito visita in loco a todos os moradores. Peço que todos preencham com precisão o cadastro que será feito. Quem não estiver em casa na hora da visita, poderá se dirigir à Associação dos Moradores. Começaremos hoje a nossa parte no processo de regularização dos moradores do Quadro do Frigorífico. Farei isso com todos os bairros do município. Isso é um compromisso meu”, afirmou.