A última sessão legislativa de maio de 2021 comentou a ampliação da vacinação em Tupanciretã, destacando a imunização dos professores e o início da oferta de vacinas para trabalhadores da limpeza urbana, caminhoneiros e motoristas do transporte escolar. Além disso, pedidos de melhoria urbana e comentários sobre a reorganização e reestruturação da educação em Tupanciretã também foram apresentados durante as falas no plenário.
Ao fim da sessão, o presidente da casa legislativa, Benezer Cancian, apresentou processo do TCE que trata de contrato para transmissão radiofônica das sessões legislativas firmado pela gestão legislativa do ano de 2017.
Confira o resumo da fala dos parlamentares na sessão desse dia 31 de maio (a vereadora Carina Valau (MDB), com problemas particulares, não compareceu à sessão; o vereador Carlos Augusto (PP) não se manifestou oralmente durante o expediente):
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora destacou a indicação, de sua autoria, que fala de criação de conselho focado na pessoa com deficiência: “É algo que pode vir a ajudar a administração pública e, principalmente, as pessoas que trabalham na APAE com muita dedicação. Profissional da APAE com quem falei afirmou que esse projeto, se encaminhado pelo prefeito, será de grande valia para toda a comunidade”. Além disso, Jocelene comentou sobre a educação no município: “Tivemos o fechamento de duas escolas: Hermínio Beck e Tupanciretã, e depois a abertura da escola cívico-militar. Tivemos também o fechamento da escola Lajeado, que é municipal. Agora, existe o rumor da possibilidade de fechamento da escola Joaquim Nabuco e da passagem desse prédio para o município. Caso essa situação se confirme, precisamos pensar algumas coisas: é a escola mais antiga da cidade, chegando a ser mais velha que o próprio município. O trabalho feito na escola é reconhecido por toda a comunidade. Priorizamos uma didática que prepare o aluno para enfrentar a universidade e desenvolver projetos. O fechamento da escola, que é estadual, impactará na vida de todos os professores estaduais do município. Haverá redução de contratos. Serão famílias desempregadas”, ressaltou a vereadora, criticando o fechamento de escolas em Tupanciretã.
RONALDO SALLES (PSDB)
O parlamentar iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar para os tupanciretanenses falecidos na semana. Ronaldo Salles também comentou sobre reunião do PSDB em Tupanciretã, que contou com a presença do próprio Ronaldo e também do vereador Benhur: “Tratamos da eleição do ano que vem. Articulações para uma frente democrática, conversas sobre a estrutura dos diretórios. Foi uma reunião mínima, com poucas pessoas e respeitando as orientações sanitárias”, afirmou, ressaltando a qualidade dos políticos e aliados do PSDB em Tupanciretã: “Temos a função de microrregionalizar, ver as demandas e ver os projetos políticos para 2022”, disse Ronaldo sinalizando que o PSDB buscará montar um governo de coalizão para a disputa do pleito do ano que vem.
BENEZER CANCIAN (PP)
O parlamentar comentou sobre as chuvas que vem atingindo Tupanciretã: “Tivemos alagamentos em alguns pontos da cidade. Fui contatado para auxiliar famílias que estavam tendo problemas com a enxurrada, devido ao rompimento de tubulação. Eu já havia comunicado a Secretaria de Obras, e o problema já teria sido identificado. Porém, o reparo não foi efetuado devido à ausência de uma máquina pesada que será necessária para a resolução do problema. Mantive contatos com a Defesa Civil, a vigilância e os guardas, que agiram com presteza. Foi-me prometido pelo secretário de obras que, a partir de hoje (segunda, 31), essa situação de alagamento não mais acontecerá”, informou. Benezer também pediu a instalação de quebra-molas em via do município: “Os moradores da região estão reclamando da velocidade com que os carros trafegam. Devemos tomar providências antes que algo pior aconteça”, revelou, pedindo apoio dos colegas. O vereador também elogiou a atuação do prefeito Gustavo Terra no tocante à vacinação: “Todos sabemos que toda a comunidade quer ser vacinada o quanto antes possível. Que bom que, com atitudes brilhantes do prefeito, os garis e trabalhadores do transporte escolar serão vacinados. Um passo muito importante”, disse. Benezer finalizou sua fala comentando o recebimento de processo do TCE que trata de contratação de transmissão radiofônica pela gestão de 2017 da Câmara dos Vereadores.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A parlamentar comentou sobre a vacinação dos professores: “É garantia de uma saúde melhor para eles, e também permite que possam melhor acompanhar os alunos nas escolas. É algo muito importante”, disse. Arlete também informou sobre o prazo das pré-matrículas dos alunos aprovados no processo seletivo da escola cívico-militar: “As pré-matrículas acabam amanhã (terça, 1º). Quem ainda não se dirigiu à escola, deve se direcionar até lá, levando documento de identidade”, explicou. A vereadora também revelou informe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, relativo à Campanha do Agasalho: “Informamos que, nos pontos de vacinação, está ocorrendo também a arrecadação de agasalhos. Quem puder levar um agasalho, que o faça, para ajudar os necessitados. Agora no inverno, será algo muito necessário”, afirmou. Arlete também falou de equipamento especializado recebido pela administração municipal: “O município recebeu uma máquina trituradora de galhos, para processar troncos, arbustos e folhas, e facilitar o descarte de resíduos processados. O resultado dessa trituração pode ainda ser utilizado como adubo”. Em sua fala, Arlete também expressou votos de pesar, e destacou a atuação do prefeito na resolução do problema hidráulico na SIMEC.
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador comentou sobre seu pedido de vacinação para os garis municipais: “É uma surpresa agradável a inclusão dos garis no plano de vacinação. Concedo elogios à organização e ao planejamento vacinal. Esperamos que a vacinação seja concluída o mais rápido possível”, declarou, ressaltando ter testemunhado a felicidade da categoria dos garis ao saber da notícia de que seriam vacinados. Benhur seguiu comentando sobre a vacinação de outros profissionais: “Recebi uma mensagem da secretária de educação informando que os profissionais do ensino terão outra oportunidade para receber os imunizantes, na próxima quarta (2)”. O vereador também comentou sobre a situação do ensino em tempos de pandemia, e elogiou todas as partes envolvidas no processo: “Estamos quase finalizando o segundo trimestre nas escolas, e aqui me dirijo aos professores, aos profissionais de ensino, aos pais de alunos e aos alunos, principalmente: parabenizo o comprometimento e a determinação de todos. Por buscarem, dentro de suas possibilidades, aquilo que é o melhor para a aprendizagem”, finalizou o vereador Benhur.
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador comentou de conversas junto ao prefeito Gustavo Terra para tratar da vacinação dos garis: “Todo o pessoal da limpeza urbana já foi anexado ao cronograma de vacinação, incluindo os garis, motoristas de caminhão e transportadores escolares”, informou, antecipando o anúncio de que trabalhadores de outras áreas, além de educação, entrariam no calendário de vacinação de Tupanciretã.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O parlamentar comentou sobre os pedidos de providência de sua autoria: “São de extrema necessidade. Em rua da cidade, abriu uma cratera, causando perigo às pessoas que usam a via com os seus veículos. Outra solicitação fala de abertura de vala para instalação de encanamento. Já faz mais de um ano que essa abertura está lá. Temos que agilizar a situação”, disse. Bladimir também comentou sobre o início da vacinação dos professores. “Foi uma solicitação de muitos vereadores. Certamente, vai amenizar nossa preocupação em relação ao contágio. Que em agosto, no retorno às aulas municipais, voltemos menos preocupados”, disse, elogiando a atuação da administração municipal na matéria. Bladimir ressaltou ainda a necessidade de se regularizar o saneamento básico no município: “Agora, irão começar a época de chuvaradas no município. Se não realizarmos esses reparos, teremos problemas”, afirmou. O vereador também parabenizou os trabalhos da vigilância sanitária.
Votações do dia:
Projeto de Lei 028/2021 - Dispõe sobre as políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica e familiar em Tupanciretã, e cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei 029/2021 - Cria o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial no município de Tupanciretã, e dá outras providências para ampliação das ações afirmativas de inclusão social. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei 030/2021 - Fixa vedação para nomeação de condenados por crime de violência contra a mulher no âmbito da administração pública de Tupanciretã. Aprovado por unanimidade.