Em coletiva realizada na manhã de quarta-feira (2), o prefeito Gustavo Terra falou das resoluções definidas na reunião do COE em relação ao combate à pandemia de covid-19 em Tupanciretã. Ao início da entrevista, o gestor municipal trouxe números relativos à pandemia na Terra da Mãe de Deus e à ocupação hospitalar no RS:
- “Hoje, estamos com duas pessoas hospitalizadas no Brazilina Terra. Semana passada, tínhamos quatro tupanciretanenses internados em UTIs fora do município. Hoje, temos três pessoas, pois o paciente que estava internado em Santiago, infelizmente, veio a óbito. Temos um tupanciretanense em UTI em Santiago; outro em UTI em Canoas; e mais um em UTI em Ijuí. Semana passada tínhamos 83% das UTIs estaduais ocupadas. Hoje, temos 88% de ocupação”, disse.
Gustavo Terra também apresentou dados da vacinação em Tupanciretã, incluindo também o número de pacientes recuperados e de casos ativos de covid-19 no município:
- “Até ontem (terça, 1º), tínhamos 6526 imunizadas com a 1ª dose, e mais 2804 vacinadas com a 2ª segunda dose. Além disso, 2310 pessoas recuperadas e 62 casos ativos. Isso nos dá quase 9000 tupanciretanenses parcialmente imunizados. Temos aproximadamente um quarto da população vacinada com a primeira dose. Quando tivermos três quartos de tupanciretanenses imunizados com as duas doses, teremos uma situação de imunidade que nos dará uma tranquilidade maior no enfrentamento ao vírus.”
E revelou o planejamento para as próximas etapas da imunização:
- “Em relação às vacinações, hoje estamos concluindo, felizmente, a imunização das categorias, que incluem os grupos das comorbidades, dos professores. Estamos aguardando uma resolução que deve sair na sexta-feira (4) e, a partir de então, seguiremos vacinando por idade. No caso, menores de 59 anos. Ainda não está definido pois há uma preocupação em relação à segunda dose. Não adianta aplicar a primeira dose em larga escala sem ter a previsão da segunda dose dessas pessoas. Seria uma incoerência técnica”, disse.
Perguntado pelo JM Digital se o avanço da vacinação, somado ao número de recuperados, pode sinalizar a existência da chamada ‘imunidade de rebanho’ em Tupanciretã, o prefeito comentou das características dos vírus, e de como um grande número de pessoas com anticorpos resistentes acaba diminuindo as transmissões:
- "Sabemos que uma das características do vírus é a necessidade de um organismo para poder se replicar. Na natureza, ele não se multiplica por si. O vírus precisa encontrar hospedeiros sem imunidade para conseguir se proliferar e contaminar outras pessoas. No momento em que o vírus chega em um organismo que já tem imunidade, ele não tem tempo de se replicar e contaminar outras pessoas, pois os anticorpos combatem esse vírus. Sabemos, tecnicamente, que, havendo imunidade de cerca de três quartos de uma população, a chance de um vírus chegar a um organismo vulnerável cai drasticamente. Pois esses vírus mais agressivos também resistem menos tempo no ambiente", explicou o prefeito, que também é especialista em medicina veterinária.
RUMORES SOBRE LOCKDOWN NO FERIADO
Apesar do feriado de Corpus Christi na quinta-feira (3) estimular as expectativas da instauração de lockdown em Tupanciretã, o prefeito ressaltou que a situação atual é diferente daquela de quando o lockdown foi primeiramente adotado:
- “Sei que muitos se preocupam com esses 62 casos (ativos de covid-19) e isso é bom. Essa preocupação nos mantém atentos aos cuidados de prevenção da doença. Mas, quando decretamos o lockdown anteriormente, tínhamos 559 casos e necessitávamos de adotar medidas mais rígidas. Hoje, ainda conseguimos administrar esse volume chamando a atenção da comunidade, para que cuidem seus comportamentos, mantenham o distanciamento. Pois o vírus passa de uma pessoa para outra pela proximidade. A medida que adotamos na administração durante esse feriado é não fazermos feriadão. Sexta será dia útil, e sábado pela manhã também. Exatamente para evitarmos que as pessoas viajem ou baixem a guarda no seu comportamento em relação a essa pandemia”, explicou.
VACINA DA PFIZER EM TUPANCIRETÃ
Gustavo Terra também falou da possibilidade de outro imunizante contra covid-19 estar disponível aos Tupanciretanenses:
- “Temos uma boa expectativa em relação à vacina da Pfizer. Ela, me parece, é a mais indicada para gestantes. Estamos aguardando carregamentos dessa vacina, inclusive em doses significativas”, informou.