Após live realizada pelo governador Eduardo Leite, na qual foram anunciados investimentos de infraestrutura em estradas e rodovias de todo o Rio Grande do Sul, o JM Digital realizou entrevista exclusiva com o prefeito Gustavo Terra para que o gestor municipal comentasse o anúncio do governo estadual.
- “Dia de muita alegria. Estávamos todo ansiosos para que chegasse o dia desse anúncio. Na gravação do vídeo de abertura da Colheita da Soja 2021, conversei com o governador, falando sobre o fato de que os últimos governos não deram a Tupanciretã a devida importância. Somos um grande produtor de commodities, estando no 1º lugar do ranking PIB agropecuário do estado do Rio Grande do Sul. Agora, estamos vendo um reconhecimento. Quero elogiar o governador, frisando sua sensibilidade quanto a necessidade de investimento no estado, principalmente em infraestrutura. Temos um estado rico, com um governo pobre”, falou Gustavo Terra.
Com aproximadamente 150 mil hectares dedicado ao plantio de grãos, Tupancireta tem na região de Santa Tecla a melhor logística para o transporte dessa produção, razão pela qual as melhorias da RSC-392 se fazem importantes. O prefeito Gustavo Terra trouxe ainda outros números do agronegócio da Terra da Mãe de Deus, que justificam o investimento na região:
- "Ontem, vi um relatório sobre produção agropecuária de 2020, onde falava de um faturamento de aproximadamente 830 milhões de reais, quando o soja estava em cerca de 80 reais, com uma estiagem de 36% de quebra. Agora, com quebra próxima aos 10%, e um preço médio de 150 reais por saca, tenho certeza que teremos um faturamento de cerca de 1 bilhão e meio. Foi o que afirmei ao governador".
Gustavo Terra também detalhou a logística e os valores investidos no projeto
- "O projeto será realizado pela empresa Brasília-Guaíba junto de uma parceira. A extensão total é de 45,57km. O orçamento inicial, combinado com o governo e agora anunciado, será de 10 milhões 68 mil e 257 reais para esse ano. Para 2022, 15 milhões 53 mil e 423 reais. Um total de 25 milhões 121 mil 680 reais para a nossa RSC-392", explicou o gestor de Tupanciretã.
O início das obras, porém, ainda não foi anunciado. Apesar disso, o chefe do executivo se mostra confiante na realização da pavimentação da estrada, obra que vem sendo demandada pela comunidade tupanciretanense há décadas:
- "Ainda não há previsão sobre início das obras, mas isso está garantido. Acredito que não serão apenas promessas, pois essa situação (das obras na estrada) nunca esteve em uma situação tão avançada após o governo Yeda Crusius. Para este ano, temos a expectativa de (pavimentação de) 6km. No ano que vem, mais 8km”, disse Gustavo Terra destacando a atuação do deputado estadual Frederico Antunes para a realização desse investimento.