Tendo origem em um grupo de WhatsApp formado por cerca de 200 tupanciretanenses, o Buzinaço pela Vida foi uma ideia que partiu de moradores que começaram a pedir mais fiscalização das aglomerações que ainda vem ocorrendo em Tupanciretã. Assim, o evento busca chamar a atenção da comunidade para os cuidados preventivos e de distanciamento que devem ser adotados contra o coronavírus.
Com ponto de partida no Monumento da Santa, o evento inicia às 15h do próximo domingo (27). Carros e motos seguirão pelas principais vias do município carregando faixas de conscientização a respeito da situação pandêmica, e também homenageando os tupanciretanenses que perderam a vida devido ao coronavírus:
- “Nos reuniremos na entrada de Tupã, próximo ao Monumento da Santa, a partir das 15h. Cada um no seu veículo, no máximo 4 pessoas por carro, com seu álcool gel e máscara”, explica Jeverson Silveira, um dos idealizadores do evento.
- “Pedimos para que a comunidade, obedecendo às normas de distanciamento, se una ao buzinaço. De carro ou de moto, levem suas faixas defendendo a vacinação e os métodos de prevenção. Vamos conscientizar toda a comunidade a respeito da seriedade do vírus”, disse Cátia Silveira, outra organizadora do Buzinaço.
Cátia, participante do grupo de WhatsApp onde o evento tomou forma, também explicou os primeiros movimentos para promover a manifestação:
- “Estamos vivendo um momento de guerra. Hoje estamos vivos, mas não sabemos o dia de amanhã. Vivemos em uma instabilidade, e existem pessoas que não parecem preocupadas com a situação. Por outro lado, víamos muitas pessoas da comunidade se manifestando a respeito da questão da pandemia nas matérias do JM Digital. Assim, em conversa minha com o Jeverson e a vereadora Carina, surgiu a ideia de promovermos esse buzinaço. Então, levamos essa ideia para o grupo do WhatsApp”, informou.
Com a ideia compartilhada, não tardou para que a manifestação pela vida ganhasse o apoio de mais pessoas da comunidade, conforme explicou Jeverson:
- “As cerca de 200 pessoas que estão no grupo aprovaram a ação e decidiram participar. Depois dos 44 óbitos, nós três tivemos a ideia de fazer esse buzinaço, para chamar a atenção da comunidade. É um buzinaço pela vida”.
Após a expansão da ideia, o movimento ganhou o apoio de vereadores de Tupanciretã. Além de Carina Valau, uma das mentoras do projeto, a vereadora Arlete Silveira, e os vereadores Catite e Bladimir Pereira também se mostraram favoráveis ao buzinaço:
- “Não se trata de ato político. Os outros vereadores também irão se juntar à causa como cidadãos comuns. Esse buzinaço também não é partidário, é uma manifestação em prol da vida que busca a conscientização da comunidade”, disse Carina Valau.
Ainda que a principal pauta seja o reforço da conscientização da comunidade em relação ao coronavírus, a defesa da vacina também está entre os ideais da manifestação, conforme conta Cátia Silveira:
- “Chegamos à conclusão de que a única saída é a vacina e, infelizmente, existem aqueles que não querem receber a imunização. Temos de conscientizar essas pessoas”.
A vereadora Carina Valau também ressaltou a situação atual da pandemia no município e o comportamento da população em relação a esse cenário
- "Em uma época de pandemia, é necessário termos uma segurança coletiva. Temos de nos cuidar para cuidar do próximo. Uma atitude inconsequente pode colocar em risco o trabalho de um município inteiro. É uma questão de vida ou morte. Ou nos cuidamos todos, para baixar o número de casos, ou seguiremos nessa situação. Com esse ato, queremos demonstrar que reconhecemos a atuação dos profissionais da saúde, que estão esgotados, trabalhando desde o início da pandemia. Essa mobilização também é para mostrar solidariedade para com as famílias enlutadas, que perderam familiares para o coronavírus".