A sessão legislativa desta segunda (12) contou com manifestações pedindo maior destaque da ala política sobre a questão referente à instalação da ESA em Santa Maria. Inclusive, foi levantada a possibilidade de redação de ofício manifestando a vontade de alocar a escola no município.
Além disso, os vereadores lamentaram a morte de personalidade muito importante no contexto artístico e cultural de Tupanciretã, e também enfatizaram as etapas de vacinação contra covid-19 em andamento no município. O projeto Conecta Tupanciretã, que possibilita instalação de wi-fi gratuita nas comunidades rurais do município, também foi aprovado durante a sessão.
Foram votadas as seguintes pautas:
Confira abaixo resumo das declarações dos vereadores em tribuna (os parlamentares Carina Valau e Benezer Cancian não se manifestaram verbalmente na sessão):
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador comentou sobre o programa municipal Conecta, que possibilitará internet gratuita para famílias carentes do interior do município: “Queria parabenizar o executivo pela instituição do programa Conecta Tupanciretã. Em março, apresentei indicação sugerindo a implantação de antenas de internet em todas as comunidades rurais. O Conecta vem de acordo com essa solicitação”, disse, ressaltando o uso de internet pelos moradores dessas localidades. Ainda falando sobre comunidades do interior, Bladimir listou pedidos da população rural, como o patrolamento de ruas. Pediu também a construção de área coberta na Escola Municipal Ensino Fundamental Maria Aleydah: “Para os alunos aguardarem o início das aulas até a chegada dos professores”. Também atualizou a situação de contratação de pediatra pelo município: “Está sendo providenciado, mas está difícil encontrar um profissional interessado em vir atuar na cidade. O secretário de saúde está buscando outros meios para solucionar a questão”. Também relembrou a população sobre o Coletaço de Vidros e Pneus, que ocorre na próxima quinta, dia 15.
JOCELENE AQUINO (PT)
Jocelene falou de encontro com o prefeito realizado semana passada, que tratou de entrega de emenda parlamentar: “Trata-se de emenda do deputado Paulo Pimenta, no valor de 269 mil reais, para calçamento. Na ocasião, aproveitamos a oportunidade para falar do Plano Plurianual, e das emendas que apresentei. São detalhes que julgo importantes, como colocar 10 mil reais como subvenção para o CPM das escolas municipais. Fui informada por algumas escolas que a prefeitura já entrou em contato para resolver a questão. Fico feliz”, disse, ressaltando o trabalho em conjunto mesmo entre políticos de situação e oposição. Falou também de valor destinado à manutenção de escola agropecuária: “Ainda não recebemos resposta sobre onde é essa escola. Buscamos redirecionar esse valor para projeto sobre renda básica, que será encaminhado vinha emenda”. Além disso, foi sugerida a contratação de fonoaudiólogo pelo município. O orçamento escolar também foi assunto levantado por Jocelene: “Enquanto a escola militar recebe 4 milhões, todas as outras, somadas, recebem 3 milhões”, explicou. Ao final, resumiu seu método de trabalho: “Muito mais do que ser oposição, precisamos trabalhar pelo município. Temos compromisso com a nossa cidade, independente de quem esteja no executivo”.
RONALDO SALLES (PSDB)
O vereador iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. A morte de Irassu Rodrigues da Silveira foi especialmente lembrada: “Fundador da Sociedade Recreativa Salgueiro, foi também presidente do grupo. Foi merecidamente velado na sede da Sociedade”. Ronaldo Salles também falou de livro recebido pela Casa Legislativa, que versa sobre a função do vereador e foi escrito por Fernando Collor de Melo, atual senador da República. O vereador fez então uma breve retrospectiva da história de Collor de Melo: “Leio a história de todos os presidentes do país. Lendo a história, aprendemos como é o jogo político". Finalizou sua fala com a oração da semana.
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar falou sobre serviços de manutenção em andamento no município: “Estão sendo executadas podas de árvores nas avenidas, pois estavam atrapalhando o tráfego”, parabenizando também a manutenção e cuidado da Praça Pedro Osório. Falando sobre questões da pasta da saúde, comentou sobre conversa com o secretário municipal na semana retrasada: “Sugerimos, dentro das possibilidades, que fosse efetuada a vacinação aos sábados. E assim foi feito. Parabenizo toda a equipe”, disse, ressaltando a vacinação contra covid-19 da noite de amanhã (terça, 13). Elogiou também o secretário de Administração, Giovani Dalmás: “Ele não faz politicagem. Estende a mão para tudo aquilo que é em benefício das pessoas do município”, disse, ressaltando a questão de angariar auxílio contábil para as escolas: “Foi-me repassado pelo secretário Giovani que há a possibilidade de contratar profissional para ajudar as escolas”, disse. Falou ainda da possibilidade da ESA se instalar em Santa Maria: “Tomara que eu esteja errado, mas perderemos a ESA para o governo do Paraná. São, no mínimo, de 5 a 10 anos só de construção e 380 milhões por ano em salários dos empregados, que irão girar a economia da cidade de Santa Maria”, disse, ressaltando a aparente falta de interesse no assunto por parte de deputados federais e senadores gaúchos.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora falou de Pedido de Providência de sua Autoria: “Falo de conserto da proteção de apoio na calçada embaixo do viaduto. É um caminho feito por muitas pessoas. Sem a proteção, as pessoas que por ali passam estão em perigo”, disse. Arlete também reforçou o convite do prefeito para a reunião: “Falo para os representantes dos bairros, para que participem da reunião sobre segurança pública, será dia 14, às 16hrs. É importante a presença dos presidentes dos bairros”, disse. Falou também da vacinação contra covid-19 dessa terça (13), que contempla pessoas a partir dos 30 anos. Agradeceu também o prefeito pelo horário da vacinação diferenciado (das 18h às 22h), para melhor atender os trabalhadores do comércio. Comentou ainda da feijoada beneficente organizada pelo Rotary de Tupanciretã no último sábado: “Foi um grande sucesso. Muitas porções foram vendidas. Parte do valor arrecadado será doado para os Bombeiros Voluntários”, disse, parabenizando a Corporação pelo seu dia, que é comemorado em 13 de julho. Arlete também lamentou o falecimento de Irassu Rodrigues da Silveira.
CATITE (REPUBLICANOS)
Iniciou sua fala se sensibilizando com a morte de Irassu Rodrigues da Silveira: “Uma pessoa que gostava muito de ajudar o próximo. Deixo meus sentimentos aos familiares. É uma grande perda para a cidade”. Catite destacou a vacinação contra covid-19, ressaltando a necessidade de imunização: “Que as pessoas compareçam e façam sua parte. Na próxima segunda (19), será feita a sgeunda dose para quem se vacinou até dia 19 de abril”, disse, explicando que é a vacinação que ocasiona a diminuição dos casos. Falou do projeto Conecta Tupanciretã: “Projeto muito importante, que oferece às famílias carentes das áreas rurais acesso de internet gratuito, facilitando afazeres escolares dos estudantes da zona rural”, disse, declarando estar feliz com o projeto. Catite também elogiou a limpeza urbana do município: “Serviço muito importante na limpeza dos bairros. Já foram contemplados os bairros Ana Terra, Chiapetta, Moraes. Hoje estão na Elizabeth. Os próximos serão o Frigorífico e o Marcial Terra. É pedido que os moradores colaborem, separando galhos e entulhos dos demais utensílios domésticos, para facilitar o trabalho”, disse. O vereador também anunciou que seguirá fazendo visitas aos bairros da cidade nessa semana: “É assim que entendemos as necessidades da comunidade”.
CARLOS AUGUSTO (PP)
O parlamentar falou sobre pedido para mudança no tráfego nas proximidades da escola Antônio Silveira: “Peço que seja realizado outro tipo de sinalização para os motoristas. Pois a atual está causando transtorno. Há poucos dias, uma carreta que ia em direção a um mercado da região não conseguiu realizar a manobra para entrar na via. Poderia ser feita uma rótula circular, demarcada, com tachões”. Também reforçou as próximas etapas de vacinação, chamando a atenção para o horário noturno da etapa de amanhã (terça, 13). Carlos também destacou o ritmo de vacinação em Tupanciretã e no RS: “Graças à equipe de trabalho e à administração, está andando rápido. Inclusive foi feita matéria na RBS comentando sobre a vacinação em nossa cidade. O RS é o segundo estado do país em ritmo de vacinação”, disse, enfatizando a importância da vacina na diminuição dos casos de covid-19. O vereador também comentou de aglomerações que ocorreram no final de semana: “Vamos ver o resultado a partir de amanhã ou quarta. Essas aglomerações irão prejudicar aqueles que ainda não estão vacinados”, falou, comentando da variante Delta: “As variantes surgem a partir do vírus. O que mostra a importância da vacinação. Existem mais de 100 tupanciretanenses que não foram receber a segunda dose”, disse, destacando como a falta de vacinação pode ter consequências em terceiros. Finalizou falando da possibilidade da instalação da ESA em Santa Maria: “É uma cidade que já conta com sedes militares. Um dos maiores polos do exército no RS”.