A sessão da Câmara dos vereadores desta segunda (19) foi marcada pela Moção de apoio à escolha da cidade de Santa Maria como sede da ESA, e pela ilustre visita do ex-prefeito Carlos Augusto Brum (também conhecido como Guga), que administrou Tupanciretã de 2012 até 2020. Além disso, questões relacionadas à situação da fiação e dos postes de luz da cidade também foram ressaltadas.
A votação e análise de projetos, emendas e subemendas também movimentou a casa legislativa durante a manhã de hoje (segunda, 19). Após debate e estudo das pautas, as seguintes matérias foram votadas na Ordem do Dia:
Confira o resumo da fala dos vereadores em tribuna durante a sessão de hoje:
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereador comentou sobre pedido de sua autoria que trata de melhorias em praça da cidade: “Poda de árvores na praça da Nossa Senhora Medianeira para que o local fique melhor iluminado”. Dirigindo-se ao ex-prefeito Carlos Augusto Brum, elogiou sua administração: “O atual prefeito está desenvolvendo projetos também por auxílio da gestão passada”, disse, ressaltando o bom serviço prestado. Durante a explicação pessoal, o parlamentar não fez uso da palavra.
RONALDO SALLES (PSDB)
O parlamentar falou da Moção, idealizada pelo vereador Benhur Terra, que pede a instalação da ESA em Santa Maria: “É muito importante. Nós de Tupanciretã fizemos a nossa parte. Todos os 497 municípios estão engajados para que a ESA venha para Santa Maria. É um grande feito para o estado”. Falou também de depósito estadual para o município: “Foram R$ 2,5 milhões recebidos por Tupanciretã. Os demais municípios também receberam montantes. Isso é sinônimo de gestão”, disse, ressaltando a solidez e organização do PSDB tanto no âmbito municipal como nas esferas estadual e federal. Falou ainda de movimentações do PSDB no município de Jari, para fortalecer o partido na cidade. Ronaldo Salles também prestou os tradicionais votos de pesar e realizou a oração da semana.
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador parabenizou a Casa Legislativa pela decisão em favor da Moção pela ESA em Santa Maria: “Praticamente todo o RS está tendo essa iniciativa. Parabenizo a mesa diretora e todos os colegas pela assinatura na moção”. Aproveitando a presença do ex-prefeito Carlos Augusto Brum, o parlamentar se dirigiu ao antigo gestor municipal: “Tenho profunda estima e admiração pelo ex-prefeito. Em um momento pontual, tivemos divergências, mas sempre com respeito”, explicou, elogiando o trabalho do ex-prefeito, especialmente na gestão financeira e na fiscalização do trabalho correto. “O prefeito sempre atendeu a todos de maneira respeitosa. Parabéns”, finalizou.
CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar comentou do trabalho do CAPES: “Quero fazer o reconhecimento do trabalho que está sendo feito. Um trabalho humano, e com bastante amor. Dentro do possível, tudo está sendo realizado”. Em seguida, falou de seus pedidos de providência: “Pedi que o executivo contrate fiscal ambiental. Somos a capital da soja e não temos fiscal ambiental no município. Há um concurso vigente para essa vaga e existe dinheiro para contratar. Não podemos ficar sem um vigilante fiscal ambiental", declarou. A parlamentar também lembrou de pedido para contratação de pediatra pelo município: “Nos foi respondido que estão procurando o profissional. Com esse inverno rigoroso, é necessária a contratação”. Falou ainda da necessidade de fiscais sanitários: “A cada 2000 habitantes, tem de haver um fiscal sanitário. Nosso município tem uma fiscal, que, no momento, é gestante. Como ela está em casa, o trabalho parou. E existem empresas que não conseguem abrir por causa dessa situação”, disse Carina, destacando que a atual condição da fiscalização sanitária acaba impactando na economia das famílias e da própria cidade.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador agradeceu emenda oriunda do deputado Afonso Hamm: “No valor de R$ 201 mil, já está depositada na conta da prefeitura. O secretário da saúde já pode utilizar o dinheiro”. Comentou também sobre o Coletaço de Pneus e Vidros: “Quero parabenizar a ação, que teve muito sucesso e recolheu bastante material que terá sua destinação correta”, disse, destacando que redigiu projeto relativo a essa questão. Falou ainda de projeto que pede a retirada do excesso de fios de luz e outros serviços não mais utilizados: “Visitando os bairros, fiquei surpreso com a quantidade de fios desalinhados. Isso é uma responsabilidade das empresas que instalaram a fiação”, disse, afirmando acreditar que o prefeito irá solucionar o problema. O vereador parabenizou a gestão do executivo durante a pandemia: “Buscou recursos para qualificar a cidade, para que a população tenha uma melhor qualidade de vida e seja bem atendida em todos os setores da rede pública municipal”.
JOCELENE AQUINO (PT)
A parlamentar comentou sobre dois projetos de sua autoria: sobre a criação do Conselho dos DIreitos Humanos, e do Conselho da Mulher: “Semana passada participei de reunião em âmbito estadual sobre violência contra a mulher. Percebemos a preocupação da sociedade contra o tema, e a criação desse conselho (da Mulher) é muito importante para o cuidado para com a mulher”. Falou também de projeto sobre o Plano Plurianual: “Projeto importantíssimo. Por conta da pandemia, não pudemos fazer audiência pública com a comunidade. Apresentei quatro emendas ao projeto, que não são obrigadas a serem feitas. São propostas que falam em nome da parte da população que representamos. Peço a sensibilidade dos colegas para que sejam aprovadas”, disse, ressaltando que, apesar das diferenças ideológicas, é possível o convívio harmonioso entre diferentes posições políticas.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora comentou sobre pedido de sua autoria para melhoria no trânsito: “Peço a pintura dos redutores de velocidade e faixas de trânsito de nossa cidade. Muitas já estão com a sinalização apagada e, especialmente à noite, a visibilidade fica muito prejudicada”. Arlete também informou o calendário de vacinação contra a covid-19 da presente semana, e parabenizou o trabalho da equipe de vacinação: “Coordenada pela enfermeira Andrea Appel, está desenvolvendo um trabalho ágil e excelente”. Comentou sobre o Coletaço de Vidros e Pneus: “Foi um sucesso. Muitos materiais foram recolhidos”.
CATITE (REPUBLICANOS)
O parlamentar iniciou sua fala dirigindo-se ao ex-prefeito Carlos Augusto Brum: “Foi uma pessoa com quem tive o privilégio de estar lado a lado durante o mandato. Uma pessoa séria, humilde e responsável, a quem eu admiro muito”, disse, elogiando as condições de trabalho deixadas pelo ex-prefeito para o atual gestor, Gustavo Terra. Comentou também sobre a estreia do Figueira na Série Prata: “Parabenizo o presidente Célio, a diretoria e todas as pessoas que fazem parte do clube. Sabemos que não é fácil a luta pelo esporte, mas é muito importante a participação do Figueira nesse campeonato, elevando o nome da cidade de Tupanciretã no cenário do futsal”, disse, agradecendo o presidente do legislativo e o prefeito pelo apoio ao time. Catite também anunciou a chegada de uma nova ambulância para a Terra da Mãe de Deus: “O recurso, disponibilizado pelo deputado federal Carlos Gomes, já está nos cofres do município”, disse, anunciando que obra de calçamento em rua da cidade também está para iniciar em breve: “A comunidade sempre espera que façamos o melhor”.
BENEZER CANCIAN (PP)
Benezer iniciou sua manifestação falando ao ex-prefeito: “Tive a oportunidade de trabalhar por oito anos juntamente com a administração do ex-prefeito Guga. Sempre em parceria para atuar em prol da comunidade”. Em seguida, falou da reunião sobre segurança pública organizada pelo executivo municipal junto aos representantes dos bairros: “Reunião muito importante: todas as autoridades (Tenente Eleno; Delegado Adriano de Rossi; Promotor de Justiça Teodoro Silveira) falaram. Saí do encontro entendendo um pouco mais sobre o imbróglio. A Brigada efetua seu trabalho com um efetivo pequeno, infelizmente. A Delegacia e a Promotoria também exercem sua função adequadamente. E a situação acaba travando quando chega nas instâncias mais altas do judiciário, que determina o que deve ser feito. Mas continuaremos lutando para que a situação melhore”, disse, pedindo para que a comunidade não deixe de registrar as ocorrências: “Dessa forma, poderemos solicitar ao governo estadual que mande reforço para nossa Brigada”, afirmou, garantindo que também serão tomadas atitudes para que a cidade conte com um juiz permanente. Benezer também comentou da situação da infraestrutura de postes e fios pelas ruas da cidade: “Fios soltos e postes velhos querendo cair em cima das casas. Contatando a RGE, é dito que não é da alçada deles. As empresas de internet também dizem que não são responsáveis. A situação precisa ser resolvida”, declarou.