Em entrevista ao JM Digital na manhã desta quinta-feira (22), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial Márcio Dias, comentou sobre ações que vem sendo realizadas pelo executivo municipal com o intuito de oferecer melhorias para toda a comunidade de Tupanciretã, sejam os moradores da cidade ou aqueles que residem na zona rural.
Um dos assuntos que vem sendo comentados nos últimos dias é a poda das árvores que se encontram nos canteiros das vias da cidade. Márcio Dias detalhou o processo:
- “É uma demanda antiga da comunidade, que agora estamos podendo realizar de uma forma mais técnica, com máquinas para padronização. É o que estamos fazendo na Avenida Bortolo Fogliato, e também estamos iniciando em outras avenidas. Desenvolvemos um roteiro um pouco diferenciado, pensando também na segurança do trânsito”.
E explicou também como funciona o roteiro de trabalho dentro da cidade:
- "O cronograma depende da disponibilidade da máquina. Estamos com três equipes dentro da cidade, e sempre atuando com cautela, também para não causar transtornos à comunidade”.
Márcio revelou que o material podado não será descartado, mas servirá de matéria-prima para produção de adubo:
- “Essas podas deviam ter começado antes, mas queríamos realizar o serviço utilizando o triturador de galhos, para que o material oriundo da poda pudesse servir como adubo orgânico. Na terça que vem (27), dependendo do clima, iniciaremos a compostagem desse material. Mais para frente, faremos divulgação de como será realizado esse trabalho”.
LIMPEZA DE BAIRROS E RECOLHIMENTO DE LIXO
Reconhecendo a preocupação da comunidade em relação a ter seu bairro atendido pela equipe de recolhimento de entulhos, o vice-prefeito destacou que o início de um novo trabalho sempre pode causar dúvidas, porém a comunidade deve ficar tranquila, pois os resultados positivos já começam a aparecer. Márcio então descreveu brevemente o roteiro da equipe de limpeza:
- “Já passamos pelo bairro Beck, Gaúcha, Elizabeth, Frigorífico. E estamos agora no bairro Coronel Marcial Terra, onde iniciamos os trabalhos segunda à tarde. Há uma demanda muito grande no local, e a comunidade está atendendo nossa convocação. Após, iremos para os bairros Gaúcho, Medeiros, Pedreira, Severo da Rosa, São Jorge, Martins e Popular. Então, teremos fechado o roteiro e iremos reiniciar as visitas”, disse.
Márcio então destacou a importância da separação do lixo em categorias, para facilitar o trabalho das equipes:
- “Estamos fazendo uma limpeza geral na cidade. Para que, na segunda rodada, tudo já esteja mais organizado. E aí entraremos com regras mais definidas. Recolhemos galhos, plástico, vidro, pneus, restos de construção, sofás e eletroeletrônicos. Peço que a comunidade nos entenda e separe cada tipo de entulho, pois o destino final desses materiais é em separado. A rapidez desse recolhimento depende muito da colaboração da comunidade”.
Nos finais de semana, a presença de lixo tem chamado a atenção da comunidade. Apesar da existência dos contêineres, quantidade significativa de lixo se espalha pelas ruas. Márcio Dias revelou as atitudes que serão tomadas:
- “Em alguns pontos do centro, principalmente, os contêineres estão sempre lotados no final de semana. No domingo de manhã é um caos. Para retomar o controle dessa situação, estamos adquirindo mais contêineres. Mas é importante dizer que a colaboração da comunidade é importante para resolver o problema”, revelou o vice-prefeito, também comentando que esteve acompanhando o trabalho dos garis na última terça (20).
Além disso, o vice-prefeito revelou tratativas para ampliar a coleta de lixo na cidade:
- “Estaremos fazendo adequação para que possa ser realizada coleta de lixo nos finais de semana. Estamos tratando junto à empresa, pois trata-se de uma questão de remodelamento de contrato. Com certeza, a curto e médio prazo, a comunidade vai ver a mudança acontecendo. Não podemos continuar com esse problema de acúmulo de lixo durante os finais de semana”, afirmou, comentando sobre como a situação de lixo na rua deixa uma má impressão da cidade.
- “Não fizemos promessa, mas seguimos com o planejamento. Naquela comunidade havia a perfuração do poço. Seguimos o trabalho, e instalamos a rede. Demoramos em torno de 30 dias, por reajustes no projeto. Foram instalados 4800 metros de rede, contemplando 17 famílias. O pessoal está muito satisfeito, pois essa demanda já tinha 20 anos. É uma satisfação podermos realizar esse trabalho e ver a alegria no rosto do pessoal, que agora pode ter água encanada em sua casa”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial revelou que outras comunidades também receberão melhorias:
- “Não é somente essa rede que estaremos fazendo. Já estamos agindo para conseguirmos materiais para rede nas comunidades de Santo Inácio, Santa tecla, e outras comunidades que precisam de ajustes, como a Nossa Senhora da Conceição, onde será instalada mais uma caixa d’água”, disse.
O processo de patrolamento também vem sendo executado em regiões rurais do município:
- “Temos sido cautelosos no processo de patrolamento das comunidades. Pois, com a primeira chuva grande, os problemas todos voltam. Trabalhando com mais calma, o trabalho sai com melhor qualidade e dura mais tempo. Nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Conceição existe fluxo muito grande de caminhões, pois a produção agropecuária é excelente. Já conseguimos pedra para a região, e teremos também a ajuda dos proprietários. Tivemos vários comunicados da empresa que retira o leite, dizendo que não irá mais recolher o produto devido ao estado das estradas. Isso não pode acontecer”.
A boa condição das estradas não é demanda apenas das comunidades mais distantes da cidade. A estrada de chão que liga Tupã à cidade de Júlio de Castilhos também está recebendo melhorias, inclusive com parceria com morador da região:
- “A questão das estradas é um anseio tanto meu como do prefeito. Hoje temos a oportunidade de fazer um pouco desse trabalho de melhoria das estradas. Nossa equipe de secretários e funcionários da prefeitura entendem o princípio do nosso plano do governo: realizar o serviço com calma, e bem feito. A estrada Tupã-Júlio é um exemplo do trabalho dos funcionários públicos. O trabalho que está sendo feito é excelente. As melhorias devem durar mais de dez anos. Depois desse processo com a pedra-cupim, terá ainda o patrolamento. Quero agradecer ao proprietário no Abacatu, que nos cedeu as pedras. Essa parceria é importante”.
Márcio Dias finalizou a entrevista ressaltando a sintonia de trabalho junto ao prefeito Gustavo Terra e toda a equipe da prefeitura. E também garantiu que a administração seguirá agindo para promover melhorias ao município:
- “Nossa característica é conversar e atuar junto da comunidade. Isso nos permite executar os trabalhos com menor custo, economizando o dinheiro do município, e dando retornos à comunidade. Quem paga os impostos, tem de receber melhorias”.