No final da tarde desta quinta (22), o prefeito Gustavo Terra concedeu entrevista exclusiva ao JM Digital para tratar de melhorias que vem sendo efetuadas pela prefeitura municipal. Lembrando que as notícias começariam a melhor na medida em que a pandemia aliviasse, o gestor iniciou sua fala informando sobre o início dos trabalhos do Castramóvel, veículo que irá realizar a castração dos animais de rua:
- “Está tudo definido. Na semana que vem haverá o início das atividades do Castramóvel. Algo muito aguardado pela comunidade. Tentei parceria com 4 universidades de veterinária, mas, em função da covid-19, as aulas são virtuais e não há como os alunos virem para Tupanciretã. Fiquei aguardando o desenrolar e, como isso irá se prolongar, contratamos uma veterinária”.
Em seguida, explicou o cronograma de atendimento do veículo:
- “Começaremos pelos animais da ADAT. Assim que concluída a castração na Associação, iniciaremos o serviço nos bairros, provavelmente em ordem em alfabética. Queremos controlar a população de cães de rua”.
O prefeito também revelou a instalação de uma fábrica de concreto no Parque de Máquinas municipal. O projeto ainda terá parceria com o Presídio Estadual de Júlio de Castilhos:
- “Concluímos montagem de uma pequena fábrica de concreto. Envolve betoneira e formas de pedras para calçamento e meio-fio. Ainda não coloquei em prática, pois não há material humano disponível. Estamos com projeto de parceria com o Presídio de Júlio, para que apenados do semiaberto sirvam de mão de obra para essa usina. Isso é bom para todos os lados: estamos fazendo a função social de oferecer serviço aos apenados, que, ao trabalhar, têm redução de pena”, informou Gustavo Terra.
As reuniões com os presidentes das associações de bairro, que visam um diálogo mais direto entre comunidade e executivo também foram lembradas pelo prefeito:
- “A partir da semana que vem, haverá o sistema de reuniões com todos os bairros do município. A princípio, as reuniões se repetem a cada dois ou tres meses. Teremos esse eixo de diálogo direto entre a comunidade e o executivo, sem precisar de intermediários. Todo o primeiro escalão do governo estará frente a frente com a comunidade. É uma maneira de acelerar ainda mais a resolução das demandas”, explicou.
O chefe do executivo municipal também comentou sobre as obras de melhoria de infraestrutura urbana que foram anunciadas. Em especial, está o asfaltamento da Avenida Bortolo Fogliato. Porém, Gustavo Terra lembrou também de investimentos em sinalização:
- “A licitação para capa asfáltica já está aberta, correndo prazo. Assim que for concluída a tramitação e o prazo para recurso, as máquinas virão para Tupã. O quanto antes. Faremos também a ciclovia. A máquina de pintura já está na cidade, e poderemos investir mais em sinalização, para colocarmos placas em todas as esquinas”, revelou o prefeito, explicando que a instalação de placas ainda deve levar certo tempo para ser posta em prática pois a empresa contratada acabou não cumprindo o contrato.
O gestor municipal também comentou sobre as condições da estrada de chão que liga Tupanciretã a Júlio de Castilhos.
- “Existem 16km não pavimentados. 4km pertencem a Júlio, e 12km são de nossa responsabilidade. O governo de Júlio recebeu verba e empedrou sua parte da estrada. Nós não recebemos essa verba, mas estou fazendo o possível, com recurso próprio, para melhorar a condição da estrada. Já reparamos 4km, e pretendemos trazer essas melhorias até a chegada à cidade de Tupanciretã. Quero deixar essa estrada com uma qualidade que nunca teve”.
Gustavo Terra também relembrou que apresentou projetos junto ao Programa Pavimenta, lançado pelo governo estadual, para angariar fundos e assim realizar as melhorias necessárias nas estradas do município:
- “Existem projetos municipais inscritos no Programa Pavimenta, para asfaltamento de 1 km na estrada Tupã-Júlio, e de 1km na saída para Jari. Também há o nosso primeiro projeto, de asfaltamento das avenidas Carlos Gomes de Abreu e Bortolo Fogliato, e da rua Lourenço Gomes. Assim, faremos uma ligação asfáltica da entrada da cidade até o posto 2001. E teremos duas rotas asfaltadas que atravessam a cidade”, informou, ressaltando que está em conversas para que o Programa Pavimenta receba novo edital, aumentando assim as chances dos projetos da administração de Tupanciretã serem aprovados. Gustavo também ressaltou que está buscando recurso para financiar o asfaltamento do primeiro trecho do anel viário. Porém, não descarta que esse recurso venha a ser oriundo da própria prefeitura.
Por fim, o prefeito comentou sobre os números da pandemia em Tupanciretã. O município conta atualmente com 17 casos ativos, sendo os casos diários tem se mantido abaixo dos dois dígitos na maioria dos boletins da última semanas:
- “Tenho receio de ser otimista e isso acabar incentivando as pessoas a não obedecerem aos cuidados. Realmente, é uma conquista o número de 17 casos ativos. Hoje, temos 42% da população vacinada com primeira dose, e 16,7% com a segunda. O nível de imunidade dos tupanciretanenses nos dá uma tranquilidade maior”, afirmou o prefeito, garantindo que, aqueles que não respeitam as normas de prevenção, receberão multa.
Ao final da entrevista, o prefeito comemorou a aceitação do seu mandato pela comunidade em geral, e enfatizou que o trabalho vem sendo realizado em harmonia também com políticos da chamada oposição.