noticias672 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Andrea Appel fala sobre as vacinações contra covid-19 e contra a gripe em Tupanciretã

Vacinação de adolescentes com comorbidades, retomada da aplicação de primeira dose e importância da segunda dose foram algumas das pautas comentadas pela coordenadora de imunização

Publicada em 29/07/21 às 17:38h | Leonardo Pinto dos Reis - estudante de Letras 

Compartilhe nas redes sociais

Andrea Appel fala sobre as vacinações contra covid-19 e contra a gripe em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



Em entrevista ao JM Digital durante a manhã desta quinta (29), a coordenadora de imunização municipal, Andrea Appel, falou de temas relativos à vacinação que vêm sendo assuntos constantes na comunidade de Tupanciretã.


Uma das pautas trata da vacinação contra covid-19 em adolescentes com comorbidades. A vacinação desse público-alvo ocorre no próximo sábado (31). Andrea detalhou a ação de imunização: 

  • “No início da semana, foi feito um vídeo onde explicamos que seria feito um pré-cadastro (no sábado, 31) dos adolescentes com comorbidades. Havíamos recebidos poucas doses para esse público e, depois da análise dos cadastros, chamaríamos em torno de 70 adolescentes que melhor se encaixariam dentro dos critérios do Ministério da Saúde. Porém, acabamos recebendo mais doses, e optamos por realizar a aplicação da vacina já no sábado (31)”. 

 

O adolescente que desejar ser vacinado deverá preencher requisitos determinados. Andrea informou sobre esses critérios de seleção: 

  • “O adolescente é avaliado e, caso estiver dentro dos critérios, já será vacinado no sábado (31). Não é qualquer comorbidade que se enquadra, os critérios são bem rígidos. Solicito que os pais reúnam o máximo de documentos relacionados a saúde: receita, exames, comprovante de alta hospitalar”.  

 

A expectativa é de que haja uma boa assiduidade. Em caso de não haver dose disponível a todos, será anotado o contato daqueles que não conseguiram a imunização: 

  • “Esperamos um público razoável. Caso não seja possível vacinar todos, a maioria sairá vacinado. Em caso de alguém não ser vacinado, ficaremos com o contato dessas pessoas e, assim que as doses chegarem, chamaremos essas pessoas”. 

 

 

 

 

 

 

RETOMADA DE APLICAÇÃO DE PRIMEIRA DOSE 
Andrea também comentou sobre a aplicação de primeira dose, que atualmente se encontra na faixa dos 24 anos sem comorbidades: 

  • “Nesta semana, chegou um quantitativo muito pequeno. Além das vacinas para os adolescentes, chegaram 150 doses para primeira dose. Continuaremos na faixa etária dos 24 anos, e realizaremos a vacinação amanhã (sexta, 30) na Casa da Cultura, das 13h às 16h30. Mas será um quantitativo pequeno, por isso não avançamos na ampliação da faixa etária”explicou. 

 

 

 

ANTECIPAÇÃO DO PRAZO PARA SEGUNDA DOSE 
A decisão de antecipar a segunda dose de vacinas de determinados laboratórios também foi comentada na comunidade. Entretanto, o prazo anterior, de doze semanas, continua valendo: 

  • “Foi colocada uma norma de antecipação de doze para dez semanas. Porém, o Ministério da Saúde voltou atrás, e continuarão as doze semanas de intervalo. Algumas remessas que recebemos, conseguimos antecipar a aplicação, mas agora a recomendação voltou a ser como antes. Até segunda ordem, o intervalo de aplicação voltou para doze semanas”, disse Andrea, explicando que as informações a respeito da vacinação contra covid-19 são muito dinâmicas, inclusive para a equipe de vacinação. “Foi só ontem à tardinha que recebi a informação de quantas doses iríamos receber, de qual laboratório era a vacina, e para qual público-alvo”, informou.  

 

Andrea então fez um apelo à comunidade, pedindo para que as informações sobre vacinação sejam checadas nos veículos de mídia. Em caso de não haver informação referente à segunda dose para determinada data, então é porque o setor de vacinação também não possui essa informação: 

  • “Se a data não está anunciada no calendário de vacinação, então é porque não será contemplada naquela semana. A vacinação é planejada semanalmente. Não nos programamos para aplicação de doses futuras, pois essas doses ainda nem chegaram em mãos”.  

 

Concluindo a temática da vacina contra covid-19, Andrea Appel fez novo apelo, pedindo que os tupanciretanenses concluam sua imunização, recebendo as duas doses da vacina: 

  • “Uma dose só não protege da forma grave. É importante receber a segunda dose. Graças a Deus, o pessoal está se conscientizando e procurando as vacinas. Na semana que vem, teremos ação de segunda dose. Pretendo largar o cronograma amanhã (sexta, 30). Prestem atenção nas datas, na variedade da vacina. Leiam as informações com calma, e peçam ajuda, caso necessário. O mais importante é fazer a segunda dose."

 

 

VACINAÇÃO DA GRIPE 

Quanto a vacinação da gripe, continua nas segundas e sextas, nos postos do Centro, Pedreira e Marcial Terra. A ação desta quinta (29) foi desenvolvida pois não haveria vacinação contra a covid-19. 

 





OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 12820476 Usuários Online: 19
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.