A sessão legislativa da última segunda (2) teve comentários sobre utilização e conservação de praças públicas e também discussão de projeto de regularização do Castramóvel. O veículo equipado para castração animal ainda necessita da regularização de vigilante sanitário específico para a saúde animal.
Além disso, também foi debatido projeto que visa parceria do município de Tupanciretã com a União. Os dois projetos serão votados na semana que vem. Votos de parabéns ao vereador Catite também foram prestados durante a sessão.
Votações da Ordem do Dia:
Confira as falas dos vereadores durante a sessão desta segunda (2) (os vereadores Catite e Benhur Terra não se manifestaram em tribuna):
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora falou de Pedido de Providência de sua autoria, que trata de melhorias urbanas: “Trata-se de patrolamento em rua do Quadro do Frigorífico. Estive no local: esta rua está com uma vala e, ao final da rua, há uma residência que está com dificuldades devido ao atolamento na região”. Parabenizou ainda a Secretaria Social de Habitação pela Conferência de Assistência Social: “Realizada na sexta (30), abordou diversos assuntos de interesse da comunidade. Tudo muito bem esclarecido e com temas relevantes. Conferência muito produtiva”. Comentou também de recebimento de emenda: “Na sexta (30), também tivemos a visita de deputado Marcelo Brum, que trouxe emenda no valor de R$ 500 mil em benefício ao HCBT. É um excelente valor que irá ajudar nosso hospital”. Arlete também comentou sobre a etapa de vacinação que ocorreu nesta segunda (2), aplicando segundas doses nos vacinados no final de maio. Informou também sobre o estado de saúde do deputado Pedro Westphalen: “Deu alta do hospital, e se encontra em sua residência. No momento, continua em repouso”. Falou também sobre galeto beneficente em prol do HCBT: “Em 28 de agosto, teremos o galeto com massa. Será entregue no CTG Tapera Velha. Com ingressos entregues às 11h30; e outros ingressos a partir das 12h30. Os interessados devem procurar os funcionários do hospital e da prefeitura que estão vendendo os ingressos: Pedrozo, Carlinhos, entre outros”. Desejou ainda votos de pesar por falecido no sábado (31).
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereador falou de Projeto de lei que versa sobre os animais de rua: “É um regramento, baseado em leis federais e estaduais, feito para colocar em funcionamento o Castramóvel. Agradeceria se o projeto fosse votado hoje. Os equipamentos já serão instalados nesta semana ainda. O municipal precisa legalizar essa tarefa de castração de animais doméstico, que, a média prazo, diminuirá a população de animais de rua”. Carlos também comentou sobre o Dia dos Pais: “Muitos são pais e mães, criando seus filhos sozinhos. Desejo felicidades nesse dia. Um abraço a todos os pais da nossa comunidade”, finalizou.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O parlamentar falou sobre a importância das praças infantis nos bairros da cidade: “Vi muitas pessoas frequentando a praça no bairro Jardim das Paineiras. É uma área de lazer muito importante. Que sirva de exemplo para o poder público construir mais áreas de lazer nos bairros da nossa cidade que não sejam a área central. Uma praça bem cuidada incentiva a socialização dos moradores e crianças, e ainda pode servir como palco de eventos. Isso traz qualidade de vida para os moradores e, principalmente, reduz os níveis de violência da comunidade”, afirmou. Falou ainda sobre o Projeto de Lei que repassa valores para serviços de contabilidade: “Será repassado recurso para os CPMs da escola. Creio que o problema foi solucionado. O executivo está de parabéns”, disse.
JOCELENE AQUINO (PT)
A parlamentar iniciou sua fala comentando sobre o papel dos vereadores: “Ajudar o executivo naquilo que achamos necessário. Esse é o nosso papel: buscar coisas para a nossa cidade, sempre pensando que o que fizemos faz parte dos anseios da nossa comunidade”. Falando sobre a questão de contabilista para as escolas, Jocelene afirmou: “Quando buscamos resolver a situação dos CPMs, algumas vezes nos disseram que sempre foi assim, e que não havia saída. Tentamos emenda junto ao Plano Plurianual, mas foi rejeitada. Também havia sido dito que o problema já estava resolvido. Mas, para minha surpresa, na semana passada chegou à Câmara falando dessa pauta. Meu intuito é fazer as coisas andarem: iremos aprovar esse projeto. Fico feliz que o executivo tenha sido sensível quanto a essa questão”, falou. Comentou também sobre Moção de Apoio aos educadores que retornam para as escolas nesta semana: “Deixo meu reconhecimento a esses profissionais”.
RONALDO SALLES (PP)
O vereador iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. Parabenizou também as agremiações que fazem trabalhos voluntários na cidade: “Falo do Rotary Club, que faz um trabalho excepcional em Tupanciretã. Parabenizo também os quatro centros espíritas da cidade, as igrejas evangélicas e a igreja católica. Se não fosse a ação das igrejas, haveria guerra civil. A igreja está de portas abertas nas horas difíceis”, disse. Ronaldo também ressaltou a igualdade entre as pessoas e a força da democracia.
BENEZER CANCIAN (PP)
O vereador também comentou sobre a pracinha do bairro Jardim das Paineiras, relembrando situações da gestão passada: “Recebemos e tivemos a felicidade de aprovar Projeto de Lei onde a loja maçônica construiria uma pracinha no bairro. Os cuidados da praça também estão com a loja maçônica”, informou, destacando como a comunidade recebendo bem o local de lazer. “Que fique de exemplo para outros bairros. É possível adotar algo para benefício e lazer das pessoas do bairro”, disse, instigando também empresas a adotarem áreas públicas do município.
CARINA VALAU (MDB)
Destacando a importância do Castramóvel, a vereadora ressaltou que é dever da Casa Legislativa aprovar projetos dentro da legalidade: “Temos de ter mais de um vigilante sanitário na cidade, caso contrário não podemos aprovar. A lei federal diz que o mesmo profissional não pode ser vigilante sanitário animal e fiscalizador de estabelecimentos”, explicou.