Tupanciretã está em vias de concretizar, na prática, o início da educação cívico-militar no município. Na próxima terça (10), às 10h, acontece a cerimônia oficial de abertura da Escola de Ensino Fundamental Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra. O local de realização da cerimônia é a própria Escola Cel. Marcial Gonçalves Terra. O JM fará cobertura ao vivo do evento, trazendo todas as informações para o público.
Demanda destacada desde a campanha eleitoral, o oferecimento de educação cívico-militar para os tupanciretanenses é mais um dos objetivos alcançados pela atual gestão do prefeito Gustavo Terra. Com bom desempenho no IDEB, esse modelo de ensino, que associa educação de qualidade junto da ética militar, conta com militares nos setores de monitoria, auxiliando na gestão administrativa e educacional. Além disso, o governo federal conta com programa de incentivo à implementação do modelo de ensino cívico-militar.
INÍCIO DO PROJETO E PROCESSO SELETIVO
O anúncio da implementação da escola, feito em 28/01, movimentou a comunidade tupanciretanense, que também demandava ofertas de modelos de ensino diferenciados. Em 18/03, foi definido que a antiga Escola Tupanciretã seria adaptada ao modelo militar. O prédio recebeu reformas, mudando também de nome, o qual ainda não havia sido informado.
Em 6/4, ainda sem a divulgação do nome oficial da escola, tiveram início as inscrições do processo seletivo para ingresso no novo educandário cívico-militar de Tupanciretã: 464 tupanciretanenses, estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, se inscreveram para as provas, que foram realizadas de 10/5 até 14/5. Em 21/5, a prefeitura divulgou o nome dos alunos qualificados para matrícula na escola cívico-militar. Confira abaixo o quantitativo de alunos aprovados para cada ano letivo:
ESCOLHA DO NOME DA ESCOLA
Após o anúncio de que a Escola Tupanciretã seria a escolhida para adotar o modelo cívico-militar, a possibilidade da escolha de um novo nome para o educandário passou a ser um assunto frequente entre os tupanciretanenses.
Finalmente, em 25/4, o Projeto de Lei nº004/2021, revelou o nome do pecuarista tupanciretanense Marcial Terra como título do novo colégio. O projeto foi aprovado, e a escola foi rebatizada com o nome atual: Escola de Ensino Fundamental Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra.
O Coronel Marcial Gonçalves Terra, nascido em 1889, é uma personalidade importante da história do Rio Grande do Sul, tendo atuado ativamente na Revolução de 30, liderando o movimento liberal da região da serra. Fundou, junto de Pedro Osório, a primeira charqueada de Tupanciretã, e também foi deputado estadual entre o final da década de 1940 e o início da década de 1950, voltando à Assembleia nos anos 1960.