noticias191 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Inaugurada a E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra

Cerimônia de abertura oficial ocorreu na manhã desta terça (10), e teve cobertura ao vivo do JM Digital

Publicada em 10/08/21 às 18:21h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Inaugurada a E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra   Compartilhar a noticia Inaugurada a E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra   Compartilhar a noticia Inaugurada a E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra

Link da Notícia:

Inaugurada a E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)




Na manhã desta terça (10), ocorreu a cerimônia oficial de abertura da Escola de Ensino Fundamental Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra, transmitida ao vivo pelo facebook do JM Digital, diretamente da Avenida Padre Roque Gonzales, nº 842. O evento, que atraiu dezenas de tupanciretanenses ao local mesmo com o tempo instável e frio, consolidou a implantação do modelo cívico-militar na Terra da Mãe de Deus, sendo uma opção de ensino que alia a educação junto da valorização ao respeito e à ética. 

 

Após a apresentação das autoridades presentes, a Banda de Música da 3ª Divisão do Exército, centenária e tradicional banda militar de destaque nacional, composta também por alunos da Universidade Federal de Santa Maria, executou com maestria o Hino Nacional Brasileiro enquanto o prefeito Gustavo Terra, o deputado Tenente Cel. Zucco, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Benezer Cancian, hasteavam as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Tupanciretã, respectivamente. 

 

O seguinte momento foi a entrega de certificado para os Amigos da Escola, grupo de empresários da cidade que auxiliaram na aquisição de uniformes militares para os alunos em condições sociais menos favoráveis. Em nome do grupo, Élio Gastaldo fez um breve discurso: “Creio que não é mais do que a nossa obrigação, como comunidade, apoiar essa escola. É uma escola onde a disciplina estará presente”. Então, os alunos da escola cívico-militar, aprovados no processo seletivo, promoveram um exercício militar de saudação ao ato inaugural da E. E. F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra. A escola conta 218 alunos de ensino fundamental, e com 20 professores no seu corpo docente. Além dos monitores cívico-militares, que orientam os educadores. 

 

A mestra de cerimônias ressaltou o ensino diferenciado que será disponibilizado pelo modelo de ensino cívico-militar, o qual valoriza o respeito, a disciplina, a ética e a cidadania. Também apresentou uma resumida biografia do Cel. Marcial Gonçalves Terra, destacando sua importância política, social e econômica para o município de Tupanciretã, e também para o estado do Rio Grande do Sul.  

 

Após o padre Cristiano Quatrin e o pastor Oberdan dos Santos abençoarem a escola, a secretária municipal de Educação, Rosani Didone fez um breve discurso sobre a importância da nova escola cívico-militar: “É com muita honra que estamos diante de uma instituição educacional que nasce delineada para a construção de saberes. Com profissionais capazes e dispostos a reinventar-se, com responsabilidades partilhadas, para uma formação pautada na ética, no civismo, e no respeito à cidadania. Somente a escola é capaz de construir cidadãos comprometidos com a democracia, a justiça e a paz”, disse, destacando o empenho do prefeito Gustavo Terra na implantação da escola. 

 

Em seguida, foi a vez Margareth Pinto Herter, neta de Marcial Gonçalves Terra, falar: “É com enorme honra que participo dessa solenidade, por minha terra estar recebendo essa tão importante escola cívico-militar. Sonho de tantos pais que esperam o melhor para seus filhos. Cumprimento o prefeito pelo empenho na busca deste legado para o município. É com satisfação e alegria que os descendentes de meu avô recebem esse reconhecimento do seu trabalho e da pessoa que sempre foi, engajada na busca para o melhor destino para a Terra da Mãe de Deus”, disse. 

 

Antes da entrega oficial do parecer que oficialmente insere a escola cívico-militar no sistema municipal de ensino, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Alia Sayed Rodrigues também proferiu breve discurso: “Desejamos aos professores e funcionários que se sintam impulsionados pela busca constante de ensino e aprendizagem alicerçados nos princípios éticos, cívicos e morais, em prol dos nossos queridos alunos”. 

 

Benezer Cancian, chefe do poder legislativo, também se manifestou: “Saúdo a todos os empresários que estão colaborando para que essa escola se torne realidade. O poder legislativo sempre estará atento aos projetos que venham trazer progresso para a cidade de Tupanciretã. Desejo a cada um dos alunos que tenham sucesso naquilo que almejam”. 

 

 

O coordenador do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Borella, também deixou algumas palavras de inspiração: “É uma honra estar aqui depois de toda a luta que o prefeito empregou para trazer a escola ao município. É o resgaste da educação que vai salvar nossa população. Respeito e disciplina têm de voltar aos nossos bancos escolares”, disse, destacando também o papel da Brigada Militar e do deputado Tenente Coronel Zucco. O deputado também discursou: “Parabenizo a todos os pais, professores e crianças. Tive a oportunidade de estudar em colégio militar e sei da disciplina, organização e valorização de professores” 

 

 

Então, chegou a tão esperada hora de descerrar a placa de inauguração da E. E. F. Cívico-Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra. O prefeito Gustavo Terra, o deputado Tenente Coronel Zucco e Margareth Pinto Herter realizaram o belo ato. Após a inauguração, o prefeito Gustavo Terra discursou: 

  • “É muito emocionante e marcante a data de hoje. Agradeço a todos os discursos. A criação desse projeto nos proporciona resgatar valores educacionais. Acompanhamos na mídia situações de desrespeito aos professores e ao ambiente de docência, e isso nos entristece. Também quero fazer um agradecimento aos pais dos alunos, pois essa realidade da pandemia acabou dificultando um pouco a situação, mas as pessoas acreditaram nesse projeto. Estou emocionado”, declarou. 






Estavam presentes na solenidade as seguintes autoridades: o prefeito Gustavo Terra; o vice-prefeito, secretário de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial, e do Meio Ambiente, Márcio Dias; o deputado estadual, Tenente Coronel Zucco; o presidente da Câmara dos Vereadores, Benezer Cancian; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra; o delegado da Polícia Civil de Tupanciretã, Adriano de Rossi; o pároco de Tupanciretã, Padre Cristiano Quatrin; o pastor Oberdan Silva dos Santos, representando a Associação de Pastores de Tupanciretã; o comandante regional de Policiamento Ostensivo Alto Jacuí Carlos Augusto da Cruz Soares; o major Marcos Giovane Melo da Silva, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar; o major Rodrigo Becker, chefe do Estado Maior do Comando Regional de Policiamento Alto Jacuí; o tenente coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, comandante da CRPO Central;  o 1º tenente do quadro técnico da Polícia Militar Eleno Alexandro Silva da Costa, comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar de Tupanciretã; o coordenador do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Borella; a coordenadora da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, Mariodete Boeno Pinto; o secretário municipal de Administração, Giovane Dalmás; o chefe de gabinete, Marcelo Malheiros; o secretário municipal de Esporte, Cultura e Turismo, João César Flores; o secretário municipal de saúde, Vinícios Nagera; a secretária municipal da Fazenda, Adriana Facco de Souza; o secretário municipal de Obras, Viação e Trânsito, Gerson de Moraes; o secretário de Coordenação e Planejamento, Ezequiel Cella; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Alia Sayed Rodrigues; os vereadores Arlete Silveira, Bladimir Pereira, Catite, Carlos Augusto, Benhur Terra; a diretora da E. E. F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra, Maristela Callai; a vice-diretor da E. E. F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra, Eliane dos Santos; o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Dalla Corte; o vice-prefeito de Júlio de Castilhos, Carlos Rezende; a secretária municipal de educação de Júlio de Castilhos, Susana Melo; Marilei Dreher Vieira e Regina Andreatta da Silva, da Comissão Organizadora do processo seletivo da Escola Cívico Militar; Jaqueline Bernardi, representando a OAB/Tupanciretã; o presidente do ConsecVilvio Balzan; a presidente do Rotary Club Tupanciretã, Lúcia Pedrotti Raab; a presidente do Rotary Club Tupanciretã Mãe de Deus, Iara Besestil; e o representante da Loja Maçônica Convenção da Reserva nº237, Carlos Moraes.  

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.