A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (9) teve discursos destacando a iniciativa do executivo municipal em promover reuniões junto dos representantes dos bairros. Além dessa pauta, a importância da vacinação também foi ressaltada pelos parlamentares, que destacaram a falta de adesão da população mais jovem na campanha de vacinação.
A cerimônia de inauguração da escola cívico-militar também foi lembrada pelos parlamentares. Ainda na área de educação, os vereadores criticaram a diminuição das horas-aula da disciplina de Educação Física.
Durante a sessão, também foram votadas as seguintes pautas:
Confira abaixo o resumo das falas dos vereadores em tribuna:
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar iniciou elogiando a conduta do prefeito Gustavo Terra, comentando também sobre funcionários da prefeitura que não estariam entendendo o método de trabalho do atual prefeito: “O prefeito afirmou que irá cumprir com suas promessas. E que não irá dizer que fará aquilo que não será possível de ser cumprido. Mas existem que pessoas, trabalhando na administração, que ainda não assimilaram a maneira do prefeito trabalhar. Pessoas que têm autonomia para poder desempenhar funções solicitadas, mas que não o fazem. Não são muitos, mas existem pessoas que não merecem fazer parte da equipe da atual prefeitura”. Em seguida, descreveu seu próprio método de trabalho: “Não faço pedidos de providências no papel. Prefiro ligar e perguntar se é possível fazer determinada tarefa ou não”. Elogiou também os encontros das últimas quinta (5) e sexta (6), onde o prefeito e secretariado ouviu demandas dos representantes dos bairros: “Não tenho notícias de já ter havido, em nossa cidade, essa situação do prefeito colocar a comunidade em frente aos secretários para apresentar demandas. Não sei quem idealizou esse encontro, mas achei algo perfeito”, disse, ressaltando como outras demandas são prontamente atendidas pelo executivo municipal.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A parlamentar comentou Pedido de Providência de sua autoria: “Trata-se da instalação de quebra-molas. Foi solicitado pelos moradores da região, pois há fluxo de veículos em alta velocidade no local”. Falou sobre seu Projeto de Lei para instauração do Dia do Interact: “A organização visa ajudar a sociedade, arrecadando doações e donativo em campanhas e visitas à creche e lares de idosos. Também propõe ações para cuidar do meio ambiente e do bem-estar da população. A data seria comemorada em 6 de outubro”. Agradeceu também à Secretaria de Saúde pela aplicação das vacinas: “Está ocorrendo de forma rápida e eficiente, para que a população fique imunizada”, disse, em seguida informando o horário de vacinação desta segunda (9). Arlete também comentou sobre as reuniões entre executivo e bairros: “Excelente iniciativa para organizar a comunidade e ficar ciente das necessidades de cada bairro. Parabenizo o prefeito”. A vereadora convidou a comunidade para participar do projeto Semeando o Futuro: “É uma escolinha de futsal para meninos e meninas de seis a 17 anos. As inscrições vão de 4 a 13 de agosto. Mais informações podem ser conseguidas com Luiza e Emerson, responsáveis pelo projeto na prefeitura, e também no Facebook da prefeitura”. Finalizou sua fala parabenizando todos os pais do município e votos de pesar.
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador iniciou sua fala parabenizando a performance do Figuera na Série Prata: “No sábado, se deslocou até Sananduva para enfrentar o líder da chave. Parabenizo a diretoria, os jogadores e os torcedores pela bela apresentação da equipe durante a partida. Apesar das dificuldades, leva o nome de Tupanciretã ao futsal gaúcho”, disse, destacando a cobertura ao vivo do JM Digital. Falou ainda sobre a atual gestão de Gustavo Terra e Márcio Dias: “Como líder dos Republicanos, fui uma das primeiras pessoas consultadas para estabelecer a coligação. Quando nos foi passado o nome de Gustavo Terra, prontamente nos colocamos à disposição para essa parceria. É uma alegria ver o trabalho sendo feito com dinamismo, simplicidade, mas acima de tudo, responsabilidade”, afirmou, destacando as ações de regularização fundiária no bairro Pedreira, citando também as situações do Quadro do Frigorífico e dos ferroviários. Elogiou também as reuniões do executivo junto aos representantes dos bairros: “Esse elo de ligação do poder executivo com as associações de bairro é muito importante. Pois terão o controle de tudo aquilo que é necessário fazer nos bairros de Tupanciretã. Hoje existem 18 bairros na cidade, e muitos não têm diretoria efetivada; outros ainda possuem a presidência com bastante tempo de permanência no cargo”, disse, sugerindo a instauração de um dia único para eleição dos representantes dos bairros. Saudou ainda a secretaria de Esportes, Cultura e Turismo: “O João (secretário da pasta) está fazendo um excelente trabalho. Estive conversando com ele, e gostei muito das propostas que ele tem para diversas áreas. Já existem vários projetos”, disse, destacando também o trabalho de manutenção do ginásio Bonumazão.
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereado também iniciou sua fala elogiando o prefeito: “Em sete meses e meio de mandato, o prefeito está fazendo um excelente trabalho, assim como todos os setores da administração. Isso também é reflexo do ex-prefeito Guga, que deixou uma prefeitura estruturada para dar continuidade aos trabalhos”. Destacou também a abrangência da vacinação contra a covid-19: “Já ultrapassamos os 50% de vacinados com primeira dose, e os casos de covid também estão diminuindo. Precisamos continuar obedecendo as orientações sanitárias, para evitar novos surtos”, disse, ressaltando o perigo das variantes e a necessidade de receber as duas doses da vacina.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O parlamentar falou sobre Pedido de Providência de sua autoria: “Que seja feito reparo de calçamento em rua do município. Há um buraco logo após um quebra-molas. Já repassei a situação para o prefeito e acredito que logo serão tomadas providências”. Bladimir também se manifestou contra a diminuição das horas-aula de Educação Física dentro do currículo: “Um absurdo. O estado está diminuindo para 1 hora semanal de Educação Física. As aulas dessa matéria promovem o desenvolvimento integral do aluno. Além de incentivar a socialização, o espírito de equipe e a prática de esportes”, disse, usando o exemplo dos atletas olímpicos que superaram dificuldades através do esporte para pedir uma moção contrária a essa diminuição de carga horária.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora associou as reuniões entre executivo e bairros com a Constituição de 1988: “Constituição cidadã que propôs que houvesse a participação das pessoas. Em 1989, durante o governo de Olívio Dutra em Porto Alegre, se instituiu o Orçamento Participativo. As associações de bairro definiam onde parte do orçamento municipal deveria ser investido. É uma grande satisfação esses encontros terem iniciado”. Falando sobre a diminuição das aulas de Educação Física, a vereadora comentou sobre a importância do professor: “A pandemia nos mostrou a importância do professor em sala de aula. A integração com os colegas e a estimulação motora, que acontecem em uma aula de Educação Física, colabora com todas as disciplinas”. Falou ainda do seu Projeto de Lei: “Que seja feita a semana da Lei Maria da Penha. Precisamos levar para dentro das escolas o conteúdo dessa lei, dinamizando o acesso à informação para todas as pessoas”. Jocelene comentou sobre a Semana Nacional da Família, promovida pela Igreja Católica: “Semana dedicada à reflexão e oração, desenvolve temas relacionados ao ambiente familiar”, disse, destacando que zelar pela saúde do núclero familiar é algo elementar, independente de religião. Falou também dos trabalhos de caridade realizados pelas instituições religiosas.
RONALDO SALLES (PSDB)
O parlamentar iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. Em seguida, elogiou o governador Eduardo Leite pela privatização da CEEE: “Educação e saúde têm de ter controle estatal. Mas o estado não conseguia segurar salários de R$ 15 mil de alguns trabalhadores da CEEE”, relatou, explicando que a privatização da companhia está permitindo que hospitais de todo o estado recebam verba. Parabenizou ainda a inauguração de farmácia na cidade: “Gera mais empregos e impostos. Quem ganha é a comunidade”. Agradeceu ainda ao convite para a cerimônia de inauguração da escola cívico-militar: “Espero que ocorra tudo certo durante a cerimônia. Não poderei estar presente, mas meu assessor estará em meu lugar”.
BENEZER CANCIAN (PP)
O parlamentar também comentou sobre a nova farmácia que será inaugurada. Falou então da inauguração da E.E.F. Cívico Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra: “Projeto do executivo municipal. O prefeito teve o prazer e a competência para colocar trazer esse projeto para Tupanciretã”. Falou ainda sobre obras de infraestrutura urbana, e sobre Pedido de Providência de janeiro que ainda não teria sido atendido: “A administração tem feito um belo trabalho, sempre atendendo aos pedidos da casa legislativa”, revelando que também fará pedido de instalação de quebra-molas em via da cidade. Benezer também comentou sobre conversa com trabalhadores do HCBT: “Hoje pela manhã, conversei com a direção do hospital, e fui informado que os funcionários receberam seus salários graças ao repasse de verbas municipais”, disse, destacando que investimento em prol da comunidade não é mais do que a obrigação de um político.
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora comentou sobre as verbas que vem sendo disponibilizadas pelo governo estadual aos municípios: “Esse dinheiro não era esperado. E ainda são recursos livres, que poderão ser utilizados na pavimentação de ruas”, disse, destacando o Projeto Assistir, que irá investir em hospitais gaúchos.