Em comemoração e homenagem ao Dia Mundial da Agricultura Familiar, comemorado em 25 de julho, está acontecendo, durante esta sexta (13), o evento Década Familiar, que busca promover incentivos e troca de conhecimentos envolvendo o trabalho desses pequenos proprietários rurais, que são imprescindíveis para garantir a alimentação da população através dos seus cultivares.
O evento aconteceu no Assentamento Santa Rosa, nos turnos da manhã e tarde, e conta com a presença das seguintes autoridades: João Moreira Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Tupanciretã/Jari; Márcio Teixeira Dias, vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tupanciretã, representando o prefeito Gustavo Terra; Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG; Fabrício Murini, coordenador da Regional dos Sindicatos em Santa Maria; Arlete Silveira, vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Tupanciretã, representando o presidente da casa Benezer Cancian.
Durante a manhã, foi lançada ação de desenvolvimento social que visa estreitar os laços com os agricultores familiares do interior de Tupanciretã. Até dezembro, o projeto 'O Sindicato Vai a Sua Casa' irá realizar visitas em comunidades rurais da Terra da Mãe de Deus para melhor avaliar as condições desses agricultores. No final do ano, os resultados do projeto serão discutidos, com o objetivo de desenvolver melhorias para as famílias agricultoras da Capital da Soja.
Na parte da tarde, Hermes Taschetto, assessor do deputado estadual Elton Weber, realiza palestra sobre a 1ª Década da Agricultura Familiar. Essa fala, que hoje ocorre em Tupanciretã, também será promovida em outros municípios gaúchos.
DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Instituído pelas Organizações das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em 2014, o Dia Mundial da Agricultura Familiar é comemorado anualmente, em 25 de julho. Em 2017, a ONU anunciou a Década da Agricultura Familiar, que vai de 2019 até 2028. Ação que buscar a ampliação da visibilidade e do reconhecimento desses agricultores.
Dados da ONU mostram que a agricultura familiar, em escala mundial, produz perto de 80% dos produtos consumidos e também é responsável por preservar 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, os agricultores familiares se destacam na produção de mandioca (83% do que é consumido vem de pequenos proprietários rurais), feijão (70%) e leite (58%).
O bom momento da agricultura familiar será confirmado na Expointer deste ano. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em 2020, os pequenos proprietários rurais ocuparam 52 estandes no evento. Em 2021, esse número aumentou para 200 expositores.