A sessão legislativa da última segunda (16) teve comentários sobre a situação da vacinação contra covid-19 no município. A falta de adesão dos adultos jovens foi levantada, ressaltando que adolescentes sem comorbidades não poderão ser vacinados até que determinado quantitativo de adultos tenha sido imunizado com duas doses.
Medidas necessárias para a instalação de pista de skate em praça do município também foram levantadas, destacando a importância da diversidade da oferta de esporte para a juventude. Além disso, parcerias da prefeitura com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, e o evento Década da Agricultura Familiar também foram lembrados.
Confira abaixo o resumo das manifestações dos parlamentares em tribuna:
RONALDO SALLES (PSDB)
O vereador iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. Em seguida, Ronaldo comentou sobre a gestão da Câmara dos Vereadores: “Hoje, qualquer cidadão que quiser acompanhar a contabilidade da Câmara e da Prefeitura, consegue fazer isso, pela internet”, disse, destacando seu nome limpo durante a vida pública. O vereador finalizou sua fala com a oração da semana.
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar iniciou fazendo um apelo para que as pessoas recebam a vacina contra covid-19: “Pedimos as pessoas para que vão se vacinar. Ainda temos um número considerável de munícipes que não foram receber a segunda dose”. Em seguida, comentou sobre os trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Obras na estrada Tupã-Júlio: “Está um verdadeiro asfalto. Nunca vi uma estrada feita com tanto zelo e capricho. Tive a felicidade de conferir o trabalho. Meus parabéns”, disse, pedindo para os motoristas terem atenção em relação ao limite de velocidade. Também comentou sobre alguns funcionários da atual administração que não estariam desenvolvendo bem suas funções: “Tivemos que procurar outro escalão para resolver duas lâmpadas. Faz dois meses que fizemos essa solicitação. Algumas pessoas não entenderam a maneira da nova administração trabalhar”, comentou.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora comentou sobre o Projeto Vida Ativa: “Ginástica, zumba e crossfit nas segundas e quartas-feiras. Maiores informações com o Emerson e a Luiza, na prefeitura”. Comentou também sobre a inauguração da escola cívico-militar em Tupanciretã: “Um dia histórico. A escola foi idealizada para formar lideranças para um novo amanhã. Que as pessoas que estejam lá trabalhando tenham muito sucesso no ensino e aprendizado das crianças”. Também ressaltou a vacinação de segunda dose, informando as etapas de vacinação da semana. Arlete falou ainda do lançamento da Década da Agricultura Familiar, no Assentamento Santa Rosa: “Participei do evento, junto de outras autoridades. Foram tratados assuntos relacionados à produção de alimentos e, principalmente, o êxodo rural. O que fazer para mantermos essas famílias no ambiente rural?”, comentou Arlete. Convidou os filiados ao PP para a convenção municipal do partido: “Será neste sábado (21), das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores”.
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador iniciou sua manifestação parabenizando o Figueira F.C., representante da Terra da Mãe de Deus na Série Prata do Futsal Gaúcho: “No sábado passado, em Júlio de Castilhos, venceu a partida por 4 a 3. A partida deveria ser realizada em Tupanciretã, mas, em função do tamanho da quadra, teve de ser transferida. A equipe já está classificada para a próxima fase. É um fato inédito. Parabéns à diretoria”, disse, agradecendo o apoio que o executivo e do legislativo prestam ao clube, e prometendo trabalhar para resolver o imbróglio envolvendo as dimensões da quadra do Bonumazão. Catite ainda revelou encaminhamento de recurso para ambulância: “Já está tudo encaminhado. Muito em breve, será depositado o recurso para esse veículo, que é muito importante para a cidade”. Falou ainda de início de obra de calçamento em região da cidade: “Falta apenas a Caixa Econômica Federal depositar os valores na conta da empresa que venceu a licitação. A obra é muito importante para os moradores”.
CARLOS AUGUSTO (PP)
O parlamentar iniciou sua fala comentando sobre Indicação de sua autoria: “Trata-se de pedido para construção de pista de skate, preferencialmente na praça em frente à Câmara, pois há espaço. Temos de diversificar o incentivo aos esportes. Hoje, o skate é um esporte que está em ascendência”, disse. Comentou também sobre renovação e ampliação convênio com a Liga Feminina de Combate ao Câncer: “Em 2018, o prefeito Guga assinou esse convênio. Agora, o prefeito Gustavo ampliou o recurso, para que a Liga possa trabalhar e se manter. Parabéns aos envolvidos, quem ganha é a comunidade”. O vereador também comentou sobre a situação da vacinação em Tupanciretã: “O município está flexibilizando horários para o pessoal poder se vacinar. O município não poderá vacinar adolescentes sem comorbidades enquanto não atingir a meta de vacinação da população adulta. É preciso ir se vacinar. Em torno de 100 pessoas não receberam a segunda dose. Os adultos jovens também não estão indo receber o imunizante”, disse, listando os dias de vacinação da presente semana, e destacando o prazo de validade das vacinas.
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora reforçou os pedidos de calçamento em regiões da cidade: “Próximo ao Gepo, a rua está cheia de buracos. Estamos esperando documentação da Caixa Econômica Federal, mas já há a proposta do calçamento”. Carina também comentou sobre a questão da construção de pista de skate: “Já foi aprovada emenda para ajudar na reforma da quadra. Juntos, conseguiremos fazer os melhoramentos”. A parlamentar também comentou sobre a administração municipal: “A administração atual se elegeu afirmando que não haveria terceiro escalão ou muitas contratações. Em oito meses, vi muitas contratações. Quero dizer que, estive por duas vezes no CAPES, e eles trabalham de maneira fantástica. Se alguma outra engrenagem da Prefeitura não funciona, não é devido ao CAPES”, disse, elogiando o trabalho realizado de modo humano e sensível. Por outro lado, Carina teceu críticas a seção de distribuição de alimentos do CRAS: “Quero chegar aqui e dizer que mudou para melhor. É uma das principais atividades que devem funcionar, nesses tempos de pandemia. O povo de Tupanciretã está com fome”, disse, destacando a alta dos preços e a demora para o resultado da avaliação das famílias que têm direito a receber alimentos básicos.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Iniciou comentando sobre pedido para instalação de redutor de velocidade na Avenida Rio Branco: “Refiro-me à instalação de taxões. Existem quebra-molas, mas estão distantes uns dos outros. Os moradores insistem na instalação dos taxões. Por morar próximo à Avenida, ouço carros em alta velocidade pela avenida. Peço que os responsáveis analisem a questão”. Falou então de projeto para instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias: “Creio que é uma necessidade. As pilhas contêm materiais altamente tóxicos e prejudiciais à saúde, como metais pesados”, informou, sugerindo a criação de parcerias com mercados e empresas. Comentando sobre a implantação de pista de skate, Bladimir deu novos detalhes da situação: “A visão em relação ao skate mudou. Hoje, o skate é esporte para todas as classes sociais. Temos de batalhar, em conjunto, para construir uma pista de skate aqui em Tupanciretã. E assim diversificar o esporte do município”, disse, ressaltando também a necessidade de construção de quadra na escola Brazilina Terra: “Temos dinheiro para isso. Então, vamos realizar o projeto. Isso é para o bem de todos nós”, finalizou.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora destacou a pluralidade de ideias e pautas levantadas pelos vereadores durante a sessão, que levam as demandas da comunidade aos órgãos do governo municipal. Falou, então, da escola cívico-militar: “Quero dizer que sempre tivemos qualidade de educação nas escolas municipais e estaduais. Cada professor que trabalha em sala de aula faz o seu melhor. Existem alunos com diversas questões que dificultam o aprendizado, e o professor sempre está disposto a garantir a educação. A escola é o lugar da pluralidade, onde nós, professores, instigamos que as crianças aprendam a ouvir, se manifestar e pensar. Na escola não aprendemos valores, pois eles vêm de casa. Na escola, nós aprimoramos esses valores”, disse, declarando que a pluralidade é imprescindível para criar pessoas do bem. Falou também do acolhimento ao novo arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria: “Dom Leomar Brustolin é o novo arcebispo. O Padre Cristiano esteve no evento, representando a paróquia de Tupanciretã”, disse, destacando o arcebispo deverá visitar a Capital da Soja em breve.
BENEZER CANCIAN (PP)
O parlamentar também convidou os amigos e filiados do PP-Tupanciretã para a convenção municipal do partido, destacando a Ação da Mulher Progressista, a Juventude Progressista e o Progressistas Afro, entre outras demandas que serão tratadas. Também comentou sobre as supostas atitudes de determinados membros dos funcionários do executivo municipal: “Peço que nos reunamos para tratarmos da questão e ver o que está acontecendo. Nós, da situação, não podemos admitir caso algum funcionário não estiver realizando sua função devidamente”, disse, revelando estar aberto ao diálogo, para então informar ao prefeito quaisquer questões que estejam ocorrendo. Benezer então comentou sobre a escola cívico-militar de Tupanciretã dentro do contexto de ensino da cidade: “Todas as nossas escolas possuem professores competentes para ensinar os alunos. A escola cívico-militar é um modelo novo, que busca que os estudantes possam, futuramente, exercer uma função militar, em defesa de uma comunidade. Sabemos que, na escola, haverá um ensinamento diferenciado na questão militar”.