Na quarta-feira (18), a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra, recebeu o Diretor do Presídio de Júlio de Castilhos, Gabriel Moresco, e o Chefe de Segurança do Presídio, Rodrigo Nágera, para apresentar e iniciar as tratativas de uma futura parceria para a realização de um projeto social que também envolverá a participação da Associação de Catadores de Tupanciretã.
O projeto visa contemplar a confecção de placas de isolamento térmico, feitas com caixas de leite e produzidas pelos internos do Sistema de Trabalho Prisional de Júlio de Castilhos. Esse material será aplicado em moradias de famílias em vulnerabilidade social, com intuito de favorecer o aquecimento no inverno e também amenizar as temperaturas mais elevadas do verão.
Segundo o Diretor Gabriel, o Presídio de Júlio de Castilhos é pioneiro no RS na confecção dessas placas utilizando o Sistema de Trabalho Prisional. São 8 internos envolvidos na produção desse material. Ainda segundo ele, outras formas de trabalho para os internos dentro do presídio também são feitas.