Mercado externo
• Os futuros da soja enfraqueceram neste sexta-feira na CBOT e atingiram as mínimas das últimas sete semanas. Os preços do óleo também caíram expressivamente, na máxima diária permitida.
• A Agência de Proteção Ambiental nos EUA deve sugerir à Casa Branca reduzir os mandatos de biocombustível em 2021, para níveis abaixo de 2020. Com isso, o consumo de grãos na indústria pode ser substancialmente reduzido.
• Previsões de chuva no Meio-oeste dos EUA também pressionaram os preços. O Pro Farmer Crop Tour apontou produtividades bastante satisfatórias para a soja, acima das estimativas do governo.
Mercado Interno
Preços caem no Brasil acompanhando câmbio e Chicago
• Dia de preços em queda no mercado à vista do Brasil, seguindo as reduções do câmbio e de Chicago. Ainda assim, os preços continuam em patamares elevados, sendo que o farmer selling supera a marca de 90% da safra brasileira 2020/21.
• Com isso, a incidência de novos negócios se mostrou baixa, seguindo o conteúdo especulativo vindo dos vendedores.
• No mercado a termo, a comercialização seguiu lenta, uma vez que os produtores tendem a não repetir a estratégia de antecipação do ano anterior e esperar por preços mais remuneradores ao longo de 2022.
Dólar
Dólar fecha em baixa em sessão volátil
• Na primeira parte do pregão o dólar se fortaleceu contra o real, chegando a ser cotado a R$ 5,47 na máxima do dia, mas perdeu força posteriormente e fechou abaixo dos R$ 5,40.
• No exterior, a fala do presidente da filial do Fed de Dallas trouxe alguma tranquilidade ao mercado, com a afirmação de que a redução gradual das compras de títulos nos EUA pode ser revista em virtude da variante Delta. O mercado acompanha de perto as sinalizações sobre os rumos da política monetária.
• No Brasil, perdura o ruído fiscal sobre as discussões dos precatórios e do Imposto de Renda, causando incertezas aos investidores. Por outro lado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou o objetivo de atingir a meta de inflação no país.
Comentários
• A diminuição da produção chinesa de glifosato, questões logísticas e aumento do consumo são os principais fatores que desequilibraram a balança de oferta e demanda da molécula.
• A pandemia paralisou a produção, enquanto houve aumentou dos pedidos de compra, ao mesmo tempo que os preços das matérias-primas químicas em geral aumentaram.
• Os preços do glifosato devem continuar elevados, e estes níveis de preços devem durar até o terceiro trimestre deste ano, quando novos lotes com maiores volumes do produto devem chegar ao mercado.
• Desde 2020 os preços do glifosato vem sendo impulsionados e romperam a máxima dos últimos 10 anos. No Paraná, o preço do glifosato está cerca de 28% mais caro, comparado com maio do ano passado. No Mato Grosso, o preço avançou 23% no mesmo período.
Motivação
Sorria
O seu sorriso deixa outras pessoas felizes e também faz você feliz.
Se você pudesse fazer uma coisa que deixasse as pessoas felizes, e isso não custasse nem tempo nem dinheiro, você a faria? Se essa mesma coisa também lhe trouxesse felicidade, você a faria? Que coisa mágica é essa que pode alegrar seu dia e o dia das pessoas à sua volta sem lhe custar nada? Um sorriso. No trânsito, nas lojas, nas filas, nas salas de espera, por onde você andar semeie sorrisos. Você vai se surpreender ao ver um rosto fechado iluminar-se e abrir-se. E mesmo que não haja retribuição, não se importe: o seu sorriso faz bem a você.
Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia identificou 19 tipos diferentes de sorrisos, com uma característica em comum: todos eles são capazes de comunicar uma mensagem agradável.
Em uma pesquisa realizada com adultos de varias idades descobriu-se haver uma tendência nas pessoas a imitar as expressões daqueles que estão a seu redor. Em outras palavras, rostos tristes provocam mais rostos tristes, e rostos sorridentes provocam sorrisos e felicidade.
Pare de Reclamar
Muitas pessoas perdem mais tempo culpando a empresa em que trabalham pelas suas aflições do que tratando fazer algo positivo para si. Não deixe nada abalar seu equilíbrio. Isso é com você. Tente cultivar momentos e atividades que o completam. Pode ser uma atividade física na academia, uma coleção, um filme estreando no cinema. Lembre-se: sua rotina de trabalho pode ficar mais divertida se você pensar nas coisas boas que estão programadas para logo mais.
Por um ambiente Melhor
Seu escritório é muito barulhento? Você se sente incomodado com os telefones estridentes e as vozes altas entrando na sua sala? Comece a mudar o que pode ser mudado: identifique qual a origem dos barulhos e pense em soluções adequadas (sem histeria).
Troque a campainha do telefone, invista em isolamento acústico ou mesmo converse com seus colegas.
Humor
Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferencia quando seu motorista.
- Patão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo.
- Duvido! – disse o cientista.
Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas.
Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez.
Essa pergunta é tão, mas tão fácil que vou deixa meu motorista, lá na última fila, responder.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Gera