A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (13) tratou de temas relativos ao aprimoramento de determinadas funções das escolas municipais, coordenador pedagógico e psicopedagogo, enfatizando a necessidade de um trabalho específico para essas áreas. Também foi lembrado o prêmio de Melhor Salame, conquistado pela Embutidos Fioresi na Expointer 2021.
A situação de não ocorrência de casos de covid-19 no município também foi lembrada. Além disso, foi votado projeto de lei para patrocínio municipal a Mateus Ehlers, atleta de ultramaratona.
Votações da Ordem do Dia:
Confira abaixo resumo das falas dos vereadores que se pronunciaram em plenário durante a manifestação pessoal:
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou de indicações de sua autoria, relativas à educação: “Tendo em vista a importância da função de cordenador pedagógico nas escolas da rede municipal, e não existindo este cargo na prefeitura. Esse profissional é responsável pela coordenação e acompanhamento do programas e práticas pedagógicas da escola”, disse, listando as inúmeras funções desse profissional e pedindo regulamentação da função. Falou também da criação do cargo de psicopedagogo: “Função que precisa ser criada, para atender as crianças com dificuldades de aprendizagem, entre outras".
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora reforçou as falas de Bladimir Pereira, referentes aos profissionais de educação, especialmente em relação ao psicopedagogo: “Convivendo com os jovens, percebemos que a pandemia mexeu bastante com o psicológico dos alunos. Na Escola Divino Mestre, desde 2020, já se fazia um trabalho nesse sentido, por conta da ansiedade e depressão desenvolvidas. Já tivemos casos de tentativas de suicídio de jovens. É um assunto muito sério. Uma preocupação que temos de discutir e tentar resolver”, disse. Falou também dos Embutidos Fioresi, campeões da Expointer na categoria Melhor Salame: “Isso é trabalho da agricultura familiar do município. Devemos valorizar esse trabalho”, disse, sugerindo moção em homenagem aos vencedores. Destacou ainda a importância de diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio: “Somos livres para expressar o que pensamos, desde que aquilo que estamos falando não ofenda ninguém”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. O vereador também enfatizou a igualdade entre todas as pessoas, independente da condição social. Comentou sobre possíveis mudanças nas medidas de segurança para viagens de avião e ônibus: “Sugiro que levem consigo as carteiras de vacinação, sob risco de não poder viajar”, disse, citando o imbróglio dos jogo Brasil X Argentina, que não ocorreu em função de não cumprimento dos protocolos sanitários. Falou ainda da importância da privatização da CEEE: “Um engenheiro da CEEE se aposentava com R$ 35 mil. Não há estrutura de estado que comporte essa condição. Hoje, um engenheiro da RGE ganha R$ 7 mil. Não é questão de que não se possa ganhar bem, mas tem de haver uma equação para que se possa gerar mais emprego e renda”, falou, elogiando as atuações do governador Eduardo Leite, que possibilitaram as melhoras na estrada Tupã-Santa Tecla e outras estradas da região: “Tudo foi feito com o dinheiro da CEEE, em conjunto com as prefeituras. Essas obras gerarão empregos”. Ainda comentou sobre as movimentações do PSDB nas prévias para a eleição presidencial em 2022: “Leite ou Dória, apoiaremos quem o partido definir”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A parlamentar comentou sobre a ausência de casos de covid-19 no município: “Graças ao trabalho incansável da equipe de saúde. Vamos continuar mantendo os cuidados, que assim seguiremos tendo sucesso”, disse, expressando luto por aqueles que perderam a batalha contra o coronavírus. Comentou também sobre o prêmio de Melhor Salame, conquistado na Expointer pela família Fioresi: “Acompanho a família desde o início, quando começaram a construção da sede da sua agroindústria familiar. Lembro do trabalho para adequação da indústria, para conseguirem produzir o que produzem hoje. Estão de parabéns”.