Além de realizar a cobertura ao vivo da solenidade de abertura da Semana Farroupilha, o JM Digital também realizou entrevistas exclusivas com autoridades presentes, que puderam comentar sobre as expectativas para as comemorações, e também sobre as impressões a respeito do evento. Além disso, as autoridades também destacaram pontos importantes na execução do evento:
O prefeito Gustavo Terra trouxe o contexto histórico para falar da importância do tradicionalismo:
- “Neste ano, temos a ausência do brilhantismo do desfile dos cavalarianos. Tenho certeza que todo o estado espera por esse momento, mas não podemos baixar a guarda com a covid-19. Temos a Chama Crioula acesa em nosso peito. Devemos, todos nós, gaúchos, trazer viva essa chama, em respeito aos nossos ancestrais, que conquistaram o reconhecimento do Rio Grande do Sul em relação ao país. Também é uma questão de justiça, pelos gaúchos que batalharam na Revolução Farroupilha. Saímos vitoriosos na união do nosso povo”, disse o prefeito, parabenizando a cobertura do JM Digital durante os atos em Brasília, no feriado da Independência.
O vice-prefeito Márcio Dias detalhou o translado da Chama Crioula, de Cruz Alta até Tupanciretã:
- “Satisfação muito grande estarmos a frente do município, e fazer as aberturas da Semana da Pátria e da Semana Farroupilha. Ontem (domingo, 12), fomos buscar a chama em Cruz Alta. Tudo muito bem organizado, e estamos seguindo todas as orientações sanitárias. Entre a Semana da Pátria e a Semana Farroupilha ganhamos o presente de zerar a covid-19 em Tupanciretã. Satisfação por ver as nossas ações dando resultado, e a comunidade entendendo a situação”, disse o vice-prefeito, Márcio Dias.
Então, comentou sobre o trajeto da Chama em Tupanciretã:
- "A Chama Crioula veio pelas mãos do coordenador campeiro da 9ª Região Tradicionalista, Valdoir Peixoto; e também pelo representante do administrativo e da nossa secretara, Lucas Langue, que está trazendo a bandeira da região. Junto da Brigada Militar, dos Bombeiros Voluntários e de alguns cavalarianos que estão representando as entidades do nosso município e o nosso tradicionalismo”, detalhou.
Finalizou destacando o papel das novas gerações no tradicionalismo:
- “A tradição gaúcha é um exemplo de valorização da cultura para o resto do país. E aqui temos a presença de muitos jovens, que são o futuro do tradicionalismo”, disse Márcio Dias.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo se mostrou feliz pelo resultado do evento:
- “A solenidade ficou à altura da importância desta data. Quem esteve presente, ficou satisfeito, pois foi uma bela cerimônia. Agradeço a todos que nos prestigiaram”.