A saúde mental é a pauta do Setembro Amarelo, campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado e atenção para com o bem-estar psicológico. O governo do Estado promove uma programação especial, onde profissionais das áreas da saúde e psicologia conversam sobre temas relacionados a essa pauta cada vez mais importante.
Os atuais tempos de pandemia, onde o convívio social foi dificultado, inclusive com o cancelamento de aulas presenciais, fazem dos jovens um grupo no qual o cuidado psicológico é de extrema importância. A falta de interação afeta principalmente crianças e adolescentes, que precisam da convivência para seu desenvolvimento psicológico e social. Além disso, longes das salas de aula, a observação do comportamento do jovem (que pode sinalizar problemas psicológicos) pelos profissionais de educação se torna ainda mais difícil.
Nesse sentido, na última Sessão Legislativa, a vereadora Jocelene Aquino, relatando casos de suicídio e tentativa de suicídio que ocorreram no município neste ano, destacou a importância do psicopedagogo. Esse profissional detém conhecimentos de psicologia e pedagogia, e trabalha na observação do comportamento psicológico e social dos jovens no ambiente de ensino, orientando em caso de necessidade de auxílio profissional:
COMO PROCURAR AJUDA?
Através do telefone 188, que funciona 24hrs por dia, o Centro de Valorização da Vida atende qualquer pessoa que precise conversar sobre dificuldades emocionais e psicológicas. A ligação é gratuita e o sigilo pessoal é garantido.
Em Tupanciretã, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Telefone: 3272-7507.