noticias173 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Encerramento da Semana Farroupilha 2021 exalta o amor e orgulho do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul e homenageia as mulheres tupanciretanenses

Ímpeto e bravura dos combatentes da Revolução Farroupilha foram destacados no discurso do prefeito Gustavo Terra. Medalha de Anita foi entregue a mulheres do município

Publicada em 20/09/2021 às 23:21h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Encerramento da Semana Farroupilha 2021 exalta o amor e orgulho do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul e homenageia as mulheres tupanciretanenses   Compartilhar a noticia Encerramento da Semana Farroupilha 2021 exalta o amor e orgulho do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul e homenageia as mulheres tupanciretanenses   Compartilhar a noticia Encerramento da Semana Farroupilha 2021 exalta o amor e orgulho do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul e homenageia as mulheres tupanciretanenses

Link da Notícia:

Encerramento da Semana Farroupilha 2021 exalta o amor e orgulho do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul e homenageia as mulheres tupanciretanenses
Encerramento da Semana Farroupilha e a homenagem às mulheres.  (Foto: JM Digital )

 

Aconteceu nesta segunda-feira (20), a solenidade de encerramento da Semana Farroupilha em Tupanciretã. Em função da previsão de chuva, a cerimônia foi realocada para a Casa de Cultura. Mudança que não acarretou em nenhuma alteração na programação do evento. O JM Digital transmitiu a cerimônia ao vivo, através da página no Facebook. 

 

No início do evento, o mestre de cerimônias, Antonio Cezar Padilha, apresentou as autoridades presentes. Entre elas: o prefeito Gustavo Terra; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra; o presidente do Legislativo, Benezer Cancian; o comandante da Brigada Militar em Tupanciretã, Tenente Eleno; o vice-prefeito e secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Márcio Dias, acompanhado de sua esposa, Queli Quevedo; o coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Valdoir Peixoto; além de membros do executivo municipal, representantes de piquetes e entidades tradicionalistas, e colaboradores. Todos respeitando os protocolos sanitários.

 

O secretário de Esporte, Cultura e Turismo, João Flores, proferiu o primeiro discurso, agradecendo a presença de todos, citando de modo especial as entidades tradicionalistas e as Anitas, que representavam Anita Garibaldi, homenageada da Semana Farroupilha 2021 por sua força e garra durante os enfrentamentos da Revolução Farroupilha. João Flores ressaltou a situação de pandemia, que modificou os festejos tradicionais, e garantiu que isso não afetará o ímpeto na realização das comemorações farroupilhas dos próximos anos. 

 

O repentista e renomado trovador tupanciretanense, Antonio Oliveira, acompanhado de músicos convidados, foi a atração musical da cerimônia, cantando versos temáticos sobre a Semana Farroupilha e homenageando os presentes no evento. 

 

Em seguida, o coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Valdoir Peixoto, fez seu discurso. Primeiro, ressaltou a situação de comemorações feitas observando a situação de pandemia: 

  • “É uma grande satisfação ter espaço neste evento. Em nome da Região Tradicionalista, trago o meu abraço. Mais uma vez, encerramos uma semana farroupilha. Há pouco tempo atrás, tivemos o problema do mormo, e não pudemos encilhar o nosso pingo. Mesmo assim, a Chama Crioula veio de carro, e então fomos buscá-la a pé, da Brigada Militar até o Palanque Oficial. Também não houve desfile, e tivemos uma Semana maravilhosa. Já estamos há quase dois anos com esse inimigo invisível, que nos tirou tantos amigos. Neste ano, o desfile não saiu para preservarmos nossas famílias e nossos amigos”. 

 

Então, destacou os grupos que participaram do translado da Chama Crioula: 

 

  • “Fica meu agradecimento a todos os tradicionalistas, que participaram da cuida da Chama, e dizer que a Região está sempre à disposição de quaisquer segmentos tradicionalistas, dando apoio e incentivo. Estaremos sempre juntos naquilo que foi preciso”, afirmou, exaltando a presença de dois integrantes do Grupo dos Oito: Tuca Sales, e Aldo Brum, que também representa o Grupo de Cavalgada Antônio Corrêa Gomes. 

 

 

Ressaltando também o Grupo de Cavalgada atuante no transporte da Chama Crioula: 

  • “O Grupo de Cavalgada da 9ª Região: homens que transportam a Chama, com orgulho, atravessando o Rio Grande nos cascos dos cavalos, abaixo de chuva e sol. Falo de João Turchetti, e do Sargento Élio, que fazem a busca da Chama há 15 anos. Homens que estão com mais de 12.000 km no lombo de um cavalo. Sem ganhar troféu ou prêmio, por amor ao tradicionalismo”, disse, citando translado da Chama desde o Chuí, extremo sul gaúcho, em trajeto a cavalo que durou cerca de um mês. 

 

 

A temática da Semana Farroupilha 2021, “Caminhos de Anita”, exalta a força da mulher, além de sua coragem e determinação. Assim, as mulheres tupanciretanenses foram homenageadas por suas boas vivências e amor pelo trabalho e pela família, recebendo a Medalha de Anita. Na solenidade, as mulheres agraciadas com a premiação foram as seguintes: Alessandra Gomes Brum, Maria Faria Litas, Marisa Peixoto, Dalila Camilo, Daiana neto, Luciane Brum, Bárbara Terra, Queli Quevedo, Arlete Silveira, Simone Silveira, Vivina Kohler, Fernanda Malheiros, Rafaela Soares, Conceição Mendonça, Magda Ferrão, Maria Salles, Francisca Bolsega e Vanusa Silveira, que receberam a Medalha de Anita das mãos das autoridades municipais. 

 

Após a homenagem, Antonio Oliveira declamou mais alguns versos criativos sobre a temática gaúcha. Então, o vice-prefeito Márcio Dias fez seu pronunciamento: 

  • “É uma satisfação muito grande estarmos aqui, mesmo sentido a falta de muitos amigos que fazem parte desse meio. É importante ressaltarmos a necessidade de nos cuidarmos, mas parece que nosso pedido não chega às pessoas. Esse pedido é para o bem das nossas famílias e tupanciretanenses. Conseguimos zerar os casos, e em apenas três dias, reinicia o transtorno. Estamos falando de um inimigo invisível, não podemos facilitar. A Semana Farroupilha deveria ser de muita comemoração, porém, mais um ano, não conseguimos realizar todas as festividades”, disse, também agradecendo a oportunidade de fazer abertura do Rodeio da Semana Farroupilha. “O meio tradicionalista é um meio de cultura, amizade e respeito. Estamos aqui, homenageando as Anitas. E quero fazer um agradecimento especial às mulheres, destacando o amor. Em especial, o amor pela família”, afirmou, esperançoso de que, no próximo ano, possa ser realizado o Desfile Farroupilha. 

 

O prefeito Gustavo Terra iniciou seu discurso destacando a homenagem às mulheres de Tupanciretã. Da mesma maneira que o vice-prefeito Márcio Dias, Gustavo Terra enfatizou a situação da pandemia no município durante sua manifestação: 

  • “Tupanciretã deu exemplo de combate e enfrentamento à pandemia. Saímos de 559 casos ativos para 27, em pouco mais de trinta dias. Estávamos com zero casos, agora estamos com 23. Na quarta (22), provavelmente, teremos uma reunião do COE, e tudo indica que teremos que tomar uma nova medida em relação ao enfrentamento a esse inimigo invisível. Apesar da preocupação, é importante ressaltar a performance da comunidade, que acatou nossas medidas” 

 

Em seguida, o gestor municipal apresentou um detalhado contexto sobre os pormenores que desencadearam a Revolução Farroupilha:

  • “É importante dizer algumas coisas sobre a Semana Farroupilha. Foi decretada em 20 de setembro de 1935, a partir de um descontentamento com a Constituição de 1824. Líderes gaúchos investiram junto ao Senado do Império, buscando equiparar injustiças fiscais relativas ao charque, que alimentava a mão-de-obra escrava do Sudeste, região que produzia para exportação. Esse descontentamento acabou por motivar a Revolução. É importante dizer que a Revolução Farroupilha foi uma revolução do interior do Rio Grande do Sul. Com a subida de Getúlio Vargas ao poder, historiadores foram instigados a buscarem a memória de importantes líderes: Duque de Caxias, Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi. Então, um século depois da Revolução, é que começou a ser criado esse amor pela Revolução Farroupilha, junto com o orgulho e a honra de ser gaúcho", disse, ressaltando a necessidade de honrar as atitudes dos nossos antepassados: “Busquemos sempre o bom combate, a prosperidade do estado e do município. É para isso que nos dedicamos todos os dias. Tupanciretã jamais será escrava". 

 

Após o pronunciamento do prefeito, o comandante da Brigada Militar em Tupanciretã, acompanhado das demais autoridades, realizou a cerimônia de extinção da Chama Crioula. A execução do Hino Rio-Grandense encerrou oficialmente a cerimônia. 

 

 

 

 

ENTREVISTAS EXCLUSIVAS 
 
Secretário Cultura, Esportes e Turismo João Flores: 

  • “Agradeço ao JM Digital, mais uma vez conosco nesse encerramento. Foi uma Semana de muitas restrições e poucas festividades. É como perder uma doma, mas isso não pode nos impedir de encilharmos nossos sonhos e seguir amando nosso Rio Grande. Agradeço a todos que, de uma forma ou outra, nos ajudaram: a solenidade foi muito bonita.” 

 

 

Presidente do Legislativo Benezer Cancian: 

  • “Devemos nos cuidar. Estamos encerrando a Semana Farroupilha. É o momento de termos consciência: a pandemia nos assusta e está voltando. Quero citar o nome de Jucinara Andreatta, uma Anita que muito me ensinou e que muito representou e representa a comunidade tupanciretanense. Em nome dela, deixo minha saudação a todas as mulheres de Tupanciretã por sua representação na sociedade”. 

 

Vice-prefeito Márcio Dias:

  • “Através das ondas do digital, o JM Digital leva informação diversos lugares do mundo. É importante darmos valor à vida, aos familiares, à cultura. Precisamos ser fortes e agir, para que nossa comunidade viva em harmonia. Este 20 de setembro é um dia que trago no peito. Iniciei com sete anos de idade a participar desses eventos. E, participando novamente desses eventos em 2021, me senti muito orgulhoso. Isso é manter acesa a chama da cultura, dos bons costumes. Que possamos ter em nosso município a sucessão de tudo o que é bem feito. Feliz 20 de setembro!” 

 

 

Prefeito Gustavo Terra:

  • “Revolução Farroupilha foi uma guerra que perdemos, fingimos que empatamos, e comemoramos como se tivéssemos ganho. O que conquistamos foi nosso orgulho e amor ao Rio Grande. E em nome desses sentimentos, temos que construir o futuro de nossa terra. Hoje, além da Semana Farroupilha, comemoramos a sobrevivência. Caso não tenhamos 70% da população vacinada, estimamos um novo pico (da covid-19) no final do ano. Vamos buscar a imunidade, vamos buscar a vacina! Que em setembro de 2022, podemos desfilar na Vaz Ferreira”. 

 

 

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.